Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
HOJE TEM MARMELADA? TEM SIM SENHOR!
Saulo Piva Romero

RA UMA VEZ DOIS PALHAÇOS QUE FAZIAM PARTE DA COMPANHIA CIRCENSE ETEROVIC. MINGAU E MAISENA ERA A PRINCIPAL ATRAÇÃO DO GRAN CIRCO ETEROVIC. ELES ERAM MUITO ENGRAÇADOS E QUANDO A CARAVANA DO CIRCO CHEGAVA A CIDADE QUE FOSSE OS PALHAÇOS MINGAU E MAISENA ESTAVAM LÁ EM CIMA DA CARROCERIA DO CAMINHÃO QUE FAZIA A APRESENTAÇÃO DAS ATRAÇÕES DO GRAN CIRCO ETEROVIC COM UM MEGAFONE NAS MÃOS FAZENDO CARETAS, CARAS E BOCAS MUITO ENGRAÇADAS E ANUNCIANDO UM POR UM DOS ARTISTAS E O QUE CADA UM FAZIA DURANTE O ESPETÁCULO. OS IRMÃOS MINGAU E MAISENA ERAM PALHAÇOS DESDE QUANDO ERAM CRIANÇAS. ELES FAZIAM O PÚBLICO DAR GARGALHADAS COM AS SUAS PALHAÇADAS NO PICADEIRO. MINGAU E MAISENA DAVAM CAMBALHOTAS E PIRUETAS E EM CERTOS MOMENTOS DO SHOW DE PALHAÇADAS, ELES ARRUMAVAM ALGUMA ENCRENCA E OS TAPAS NA CARA SAÍAM NATURALMENTE. SUAS CALÇAS ERAM BEM LARGAS E VIRA E MEXE, ELES DEIXAVAM CAIR MOSTRANDO SUA SAMBA- CANÇÃO DE BOLINHAS VERMELHAS E QUANDO LEVANTAVAM AS SUAS CALÇAS NOVAMENTE ELAS CAIAM. AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM NA PLATEIA RIAM A BEÇA NESSE MOMENTO. AFINAL, A GRANDE MAIORIA VAI AO CIRCO PARA VER O SHOW DOS PALHAÇOS. MINGAU E MAISENA ENTRAVAM NO PICADEIRO MUITO BEM MAQUIADO E VESTINDO ROUPAS MUTICOLORIDAS E COM A TRADICIONAL GRAVATINHA BORBOLETA. MINGUA E MAISENA CARREGAVAM NAS MÃOS UM PIRULITO NO FORMATO DE CORAÇÃO E UM CHAPÉU AZUL COM UMA MARGARIDA NA CABEÇA. EM ALGUNS MOMENTOS DO ESPETÁCULO, MINGAU E MAISENA ENTRAVAM NO PICADEIRO DIRIGINDO UM CARRO QUE VIRA E MEXE ACABAVA SEMPRE EXPLODINDO O MOTOR E O CARRO DESMONTAVA E A DUPLA DE PALHAÇOS FICANDO COM OS CABELOS EM PÉ E CHAMUSCADOS PELO FOGARÉU QUE SAÍA DO MOTOR NA HORA DA EXPLOSÃO. AS CRIANÇAS E ATÉ OS ADULTOS RIAM DE PERDER O FÔLEGO. .MINGAU E MAISENA SEMPRE NOS SEUS CONVIDAVAM ALGUÉM DA PLATEIA PARA PARTICIPAR DE UM NÚMERO COM ELES. OS PALAÇOS TIRAVAM UMA MOEDA DO BOLSO E FAZIAM COM QUE ELA APARECESSE DENTRO DO OUVIDO DO PARTICIPANTE ESCOLHIDO PARA MAIS GARGALHADAS DAS PESSOAS QUE ESTAVAM NA PLATEIA. EM DETERMINADO MOMENTO, MINGAU E MAISENA APERTAVAM SEUS NARIZES VERMELHOS E ELES FAZIAM SONS IGUAIS A UMA BUZINA E EM SEGUIDA, A DUPLA DE PALAÇOS DO GRAN CIRCO ETEROVIC PERGUNTAVA AO PÚBLICO.

- HOJE TEM MARMELADA? E DAVAM UMA ENGRAÇADA E DIVERTIDA CAMBALHOTA.

E O PÚBLICO COM ENTUSIASMO RESPONDIA EM ALTO E BOM SOM.

- TEM SIM, SENHOR!

DEPOIS DA RESPOSTA DO PÚBLICO, ELES DAVAM OUTRAS CAMBALHOTAS SEGUIDAS POR UMAS PIRUETAS.

E VOLTAM A PERGUNTAR NOVAMENTE AO PÚBLICO FAZENDO AS CARAS E BOCAS MAIS ESTRANHAS E ENGRAÇADAS QUE SE POSSA IMAGINAR.

- É O PALHACO, O QUE ELE É?

E O PÚBLICO DANDO GARGALHADAS RESPONDIA.

- É LADRÃO DE MULHER!

E MINGAU E MAISENA NOVAMENTE FALAVAM APROVEITANDO A DEIXA DA PLATEIA.

- CUIDADO! LADRÃO QUE ROUBA MULHER ACABA VIRANDO UM JACARÉ!

E NOVAMENTE OUVIA-SE GARGALHADAS NA PLATÉIA.

MINGAU E MAISENA COM SUAS PALHAÇADAS FAZIA O PÚBLICO ESQUECER OS PROBLEMAS DO DIA A DIA E ENCANTAVA AS CRIANÇAS COM SUAS ROUPAS DESENGONÇADAS, SEMPRE COM AS CALÇAS LARGAS CAINDO, SAPATOS DE NADADOR E CARAS PINTADAS. SUAS CABELEIRAS ESTRANHAS E SEUS NARIZES É PARECENDO UMA BOLA VERMELHA.

E ELES INCANSAVELMENTE CONTINUAVAM A DAR PIRUETAS POR TODOS OS LADOS; CAINDO, LEVANTANDO, PULANDO, SOBINDO, DESCENDO, ANIMANDO OS ESPECTADORES COM SUAS ARTES E PIADAS ENGRAÇADÍSSIMAS. AFINAL, OS PALHAÇOS MINGAU E MAISENA REPRESENTAVAM PARA AS CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES, A ALEGRIA, POIS, ESTAVAM SEMPRE SORRINDO. SUAS BOCAS CHEGAVAM BEM PERTO DAS ORELHAS E MUITAS E MUITAS VEZES DAVAM AQUELA GOSTOSA GARGALHADA LEVANDO AO PÚBLICO UM POUCO MAIS DE ESPERANÇA MESMO EM DIAS EM QUE SEUS CORAÇÕES ESTAVAM ENTRISTECIDOS, POIS, O TRABALHO DE MINGAU E MAISENA ERA LEVAR A ALEGRIA E DIMINUIR O SOFRIMENTO PELOS QUAIS, A MAIORIA DAS PESSOAS PASSAM NA VIDA. MINGAU E MAISENA, OS IRMÃOS PALHAÇOS SEMPRE CARREGAVAM A MISSÃO DE NÃO DEIXAR A MAGIA E O ENCANTO DO CIRCO SER ESQUECIDA PARA SEMPRE HOJE EM DIA. AFINAL, RESPEITÁVEL PÚBLICO, O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR.

MINGAU E MAISENA SAUDANDO A PLATEIA E ENCERRANDO O SHOW DE PALHAÇADAS SAíRAM DO PICADEIRO CANTANDO ALEGREMENTE.

‘’ VAI, VAI, VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA
TEM CHARANGA TOCANDO A NOITE INTEIRA
VEM, VEM, VEM VER O CIRCO DE VERDADE
TEM, TEM, TEM PICADEIRO E QUALIDADE”

“VAI, VAI, VAI TERMINAR A BRINCADEIRA
QUE A CHARANGA TOCOU A NOITE INTEIRA
MORRE O CIRCO, RENASCE NA LEMBRANÇA
FOI-SE EMBORA E EU AINDA ERA CRIANÇA”.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52865


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55026 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54908 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54804 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54706 Visitas

Páginas: Próxima Última