Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CURUPIRA E CAIPORA – OS GUARDIÕES DAS FLORESTAS
Saulo Piva Romero

NA MISTERIOSA FLORESTA AMAZÔNICA VIVIA UM CASAL DE ANÕES QUE QUERIAM MUITO TER FILHOS. MAS AINDA NÃO HAVIAM CONSEGUIDO TER ESSE PRESENTE DIVINO. JOCA E JOSEFINA MEDIAM 1 METRO E 20 CENTÍMETROS DE ALTURA. ELE ERA LENHADOR, ENQUANTO QUE A ESPOSA CUIDAVA DA PEQUENINA CASINHA EM QUE MORAVAM. O CASAL DE ANÃOZINHOS ERA MUITO FELIZ E ASSIM OS ANOS FORAM PASSANDO ATÉ QUE UM DIA JOSEFINA TEVE A BENÇÃO DE DAR A LUZ E VEIO AO MUNDO UM MENINO QUE LOGO RECEBEU O NOME DE CURUPIRA. MAS PARA A SURPRESA DE JOSEFIRA, CURUPIRA HAVIA NASCIDO COM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS. MAS, ISSO NÃO AFETOU O AMROR DE JOSEFINA PELO PEQUENO CURUPIRA QUE FORA ESSE DETALHE. CRESCEU UM ANÃO FORTE E ÁGIL QUE TINHA CABELOS RUIVOS. AVIDA DO CASAL ERA TÃO ABENÇOADA QUE NO ANO SEGUINTE, JOSEFINA DEU A LUZ NOVAMENTE, MAS DESSA VEZ NASCEU UMA MENINA QUE RECEBEU O NOME DE CAIPORA QUE A EXEMPLO DO IRMÃO CURUPIRA TAMBÉM NASCEU COM OS PEZINHOS VIRADOS PARA TRÁS. CAIPORA ERA MUITO AGIL E TINHA CABELOS NEGROS COMO OS DA MÃE, POIS, CURUPIRA TINHA PUXADO AO PAI QUE TAMBÉM ERA RUIVO.
O TEMPO PASSOU E OS MENINOS CRESCERAM. CURUPIRA JÁ ESTAVA COM DEZ ANOS E CAIPORA COM nove ANOS. E COMO TODAS AS CRIANÇAS GOSTAVAM DE FAZER TRAVESSURAS. MAS SUAS VITÍMAS PREFERIDAS PARA AS TAIS TRAVESSURAM ERA OS CAÇADORES DE ANIMAIS QUE TIRAVAM A VIDA DELES PARA VENDER SUAS PELES. ENTÃO, CURUPIRA E CAIPORA POR FAZEREM TRAVESSURAS ESPANTANDO TODOS OS CAÇADORES QUE PRETENDIAM FAZER ALGUM MAL AOS ANIMAIS DAS FLORESTAS ACABARAM TRANSFORMANDO-SE NOS GUARDIÕES DE TODAS AS FLORESTAS BRASILEIRAS.
CERTO DIA, SEU PAI DEU-LHES DE PRESENTE UM JAVALI QUE SOLTAVA FOGO PELAS NARINAS. E DESSE DIA EM DIANTE CURUPIRA E CAIPORA COMEÇARAM A ANDAR MONTADOS EM SEUS JAVALIS. ELES ERAM CRIANÇAS DE BOM CORAÇÃO. ELES SÓ FICAVAM ZANGADOS QUANDO VIAM OS CAÇADORES JUDIANDO DOS ANIMAIS OU QUEIMANDO AS FLORESTAS. ENTÃO, O CURUPIRA E A CAIPORA SE DIVERTIAM MUITO FAZENDO COM QUE OS DESTRUIDORES DAS FLORESTAS SE PERDESSEM NAS MATAS NÃO CONSEGUINDO MAIS SAIR DELAS. ELES SE APROVEITAVAM DO FATO DE TEREM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS E FAZIAM OS CAÇADORES SEGUIREM OS SEUS RASTROS INDO PARA O LADO CONTRÁRIO CONFUNDINDO-OS AINDA MAIS. ALÉM DISSO, ELES EMITIAM SONS E ASSOVIOS AGUDOS COMO SE FOSSEM LOBOS ASSUSTANDO OS CAÇADORES DE PELE QUE NÃO SABIAM MAIS PARA QUE DIREÇÃO CORRER. ELES TAMBEM APRONTAVAM INÚMERAS E DIVERTIDAS TRAVESSURAS COM ESSES HOMENS QUE SE ATREVIAM A ENTRAR NAS FLORESTAS PARA DESTRUÍ-LAS, POIS, OS DOIS PEQUENINOS, CURUPIRA E CAIPORA MONTAVAM EM SEUS JAVALIS E ALCANÇAVAM RAPIDAMENTE OS INTRUSOS E OS JAVALIS COM O FOGO DE SUAS NARINAS CHAMUSCAVAM OS GIGANTES DA CIDADE COMO ERAM CHAMADOS OS TAIS VILÕES DAS FLORESTAS. MAS, UMA AÇÃO PROSOVOCA UMA REAÇÃO. OS CAÇADORES JÁ ESTAVAM FURIOSOS COM AS TRAVESSURAS PRATICADAS PELO CURUPIRA E PELA CAIPORA. ENTÃO, PREPARARAM UMA ARMADILHA CAPTURAREM OS DOIS TRAVESSOS. ENQUANTO, ELES CAMINHAVAM FELIZES E DISTRAÍDOS CAÍRAM NUM BURACO. ENTÃO, OS CAÇADORES QUE ESTAVAM ESCONDIDOS SAÍRAM DO ESCONDERIJO E DISSERAM:
- FINALMENTE CONSEGUIMOS CAPTURAR VOCÊS!
MAS, CURUPIRA E CAIPORA ERAM MUITO ESPERTO E LOGO INVENTARAM UMA HISTÓRIA E OS CAÇADORES ACREDITARAM NOS MENINOS ACOSTUMADOS A PREGAR PEÇAS NESSES HOMENS.
- NÓS FICAMOS SABENDO QUE UM DOS HOMENS DE SEU GRUPO SE FERIU GRAVEMENTE E ESTÁ PARTINDO PARA O CÉU.
- SIM, EU SEI! ELE NÃO TEM MAIS SALVAÇÃO!
E A DUPLA CHEIA DE IMAGINAÇÃO DISSE AO CAÇADOR:
- NÓS SABEMOS COMO SALVAR A VIDA DELE SE VOCÊ NOS LIBERTAR.
E O INOCENTE CAÇADOR DISSE:
ESTÁ BEM. O TRATO ESTÁ FEITO.
E ASSIM, CURUPIRA E CAIPORA FORAM LIBERTOS.
E CONTARAM A SEGUINTE HISTÓRIA AOS CAÇADORES:
- SABE LÁ NA DIREÇÃO NORTE DA FLORESTA MORA O GÊNIO DAS MATAS. PROCUREM POR ELE, POIS OUTRO DIA ELE RESSUSCITOU UM ÍNDIO QUE HAVIA MORRIDO. EU NÃO SEI O NOME DELE, MAS, VOCÊS SABERÃO QUEM ELE É RAPIDAMENTE PORQUE ELE TEM DENTES VERDES COMO ESMERALDA.
E LÁ FORAM OS CAÇADORES ATRÁS DO TAL GÊNIO DAS MATAS. MAS SÓ QUE O CUPIRA E A CAIPORA CHEGARAM ANTES DOS CAÇADORES DE PELE. E CONTARAM AO GÊNIO TODAS AS MALDADES QUE ESSES INTRUSOS ESTAVAM FAZENDO CONTRA OS ANIMAIS. ENTÃO, O GÊNO FICOU FURIOSO E ASSIM QUANDO OS CAÇADORES CHEGARAM PARA PEDIR QUE O GÊNIO DESSE VIDA AO CAÇADOR QUE HAVIA MORRIDO NO CAMINHO.
- O GÊNIO SE FAZENDO DE DESENTENDIDO DISSE:
- CLARO! DAREI A VIDA A ESTE POBRE HOMEM
E BALANÇANDO SEU NARIZ PARA O LADO DIREITO E DEPOIS PARA O ESQUERDO ACABOU TRANFORMANDO OS TRÊS CAÇADORES QUE ESTAVAM ALI ESPERANDO UM MILAGRE EM TRÊS MACAQUINHOS ENGRAÇADINHOS.
E DISSE AOS CAÇADORES QUE AGORA ERAM TRÊS MACAQUINHOS:
- VOCÊS CAÍRAM NOVAMENTE NA CONVERSA DO CURUPIRA E DA CAIPORA EM MAIS UMA DE SUAS TRAVESSURAS DIVERTIDAS, POIS, O ÚNICO QUE PODE RESSUSCITAR ALGUÉM É O CRIADOR DO CÉU, DA TERRA, DOS RIOS E DAS FLORESTAS.
- E EU NEM SOU GÊNO... EU SOU UM VELHO PAJÉ, AMIGO DESSA DUPLA TRAVESSA DE PÉS VIRADOS PRA TRÁS, CURUPIRA E CAIPORA, OS GUARDIÕES DAS FLORESTAS BRASILEIRAS.
E ENQUANTO, OS TRÊS MACAQUINHOS GUINCHAVAM PRA LÁ E PRA CÁ COÇANDO AS SUAS CABEÇAS E BATENDO NO PEITO, O CURUPIRA E A CAIPORA MONTARAM NOS SEUS JAVALIS GARGALHANDO E CANTANDO ALEGREMENTE UMA VELHA CANÇÃO.
- ENGANAMOS OS BOBOS
NAS CASCAS DOS OVOS
QUEM, CAIU, CAIU
E NENHUM ANIMALZINHO MAIS SE FERIU!






Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52896


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55021 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54696 Visitas

Páginas: Próxima Última