Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MIGUEL COM A BOLA NO PÉ E NO CORAÇÃO – UM CONTO DE FUTEBOL
Saulo Piva Romero

A SINTONIA DO PEQUENO MIGUEL E A BOLA ROLOU QUANDO SEU PAI O MATRICULOU NA ESCOLINHA DO SHOWCIETY FUTEBOL NO PEQUENO BAIRRO DO JARDIM SUARÃO NA CIDADE DE ITANHAÉM. DESDE ENTÃO MIGUELITO TROCOU OS CARRINHOS PELA GORDUCHINHA. ELE JOGA BOLA PRATICAMENTE TODOS OS DIAS NO QUINTAL DA CADA DA SUA AVÓ NINA. E NA MAIOR PARTE DO TEMPO JOGA SOZINHO, MAS, FAZ A PRÓPRIA NARRAÇÃO E COMENTÁRIOS DESSE JOGO IMAGINÁRIO DE SUA CABECINHA REPLETA DE IMAGINAÇÃO. MIGUELITO POSSUI UM CHUTE PODEROSO QUE NA MAIORIA DAS VEZES EXPLODE NA CABEÇA DE SEU TIO – AVÔ.   O MENINO NUNCA ESCONDEU DE NINGUÉM SUA PAIXÃO PELO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, CLUBE DE CORAÇÃO DE SEU PAI, MAS, COMO TODO BOM DIPLOMATA PARA AGRADAR TAMBÉM SEU AVÔ FOFINHO QUE TORCE PELO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA PEDIU DE PRESENTE AO SEU TIO- AVÔ RABUGENTO UM UNIFORME DO CRUZEIRO E OUTRO DO CORINTHIANS ASSIM AGRADARIA A GREGOS E TROIANOS. COMO TODO MENINO QUE GOSTA DE FUTEBOL, ELE TEM COMO HERÓIS NO MUNDO DO FUTEBOL DOIS JOGADORES O GOLEIRO FÁBIO E O ATACANTE LIONEL MESSI, TANTO QUE PEDIU AO PAI UMA CHUTEIRA IGUAL AO CRAQUE DO BARCELONA. É DIFÍCIL MESMO FAZER COM QUE O MENININO LARQUE SUA COMPANHEIRA INSEPARÁVEL ATÉ QUANDO TEM QUE FAZER AS SUAS LIÇÕES DE CASA OU ATÉ PARAR DE JOGAR NAS HORAS DAS REFEIÇÕES. QUANDO ELE COMEÇOU A TREINAR NO TIME DO SHOWCIETY LOGO DESENVOLVEU SUAS HABILIDADES COM A BOLA NO PÉ. MIGUELITO E SEUS AMIGOS JOGAM JUNTOS LÁ TODOS OS DIAS E FAZEM DOS TREINOS UMA GRANDE BRINCADEIRA. MAS, COM MUITA DISCIPLINA E RESPEITO. QUANDO ESTÁ EM CASA ESTÁ QUASE SEMPRE COM A BOLA NO PÉ OU DE DEBAIXO DO BRAÇO. O PEQUENO MIGUEL É SURPREENDENTE E ESPERTO AO MESMO TEMPO, SENDO CAPAZ DE DAR NÓ EM PINGO D’ÁGUA, COMO DIZIA SEU BISAVÔ MATERNO. ELE JÁ TEM NOÇÃO DE COMO O FUTEBOL PODE SER DOCE OU AMARGO AO MESMO TEMPO.
CERTA VEZ O TÉCNICO DO SHOWCIETY MARCOU UM JOGO CONTRA O TIME INFANTIL DO CORINTHIANS. O JOGO FOI REALIZADO NO CAMPO DA ESCOLINHA CHUTE INICIAL LÁ EM SANTOS. O PEQUENO MIGUEL IRIA JOGAR O SEU PRIMEIRO JOGO DE FUTEBOL EM SUA VIDA. ELE ESTAVA RADIANTE E AO MESMO TEMPO ANSIOSO. ENFIM, O GRANDE DIA DA ESTRÉIA OFICIAL DO PEQUENO MIGUEL HAVIA CHEGADO. E LÁ NA TORCIDA ESTAVAM SEU PAI, SUA MÃE E O SEU TIO- AVÔ. SÓ MESMO MIGUELITO PARA FAZER SEU TIO- AVÔ UM CORINTHIANO FANÁTICO TORCER CONTRA SEU TIME DO CORAÇÃO.
- ALÔ AMIGOS DA RÁDIO ANCHIETA DE ITANHAÉM!
- AQUI QUEM FALA É ALMEIDA JÚNIOR DIRETO DO CAMPINHO CHUTE INICIAL! ESTAMOS AQUI PARA TRANSMITIR ESSE JOGAÇO DE BOLA ENTRE AS EQUIPES DO CORINTHIANS VERSUS SHOWCIETY FUTEBOL DE ITANHAÉM, O TIMÃO COM SEU UNIFORME DE CAMISA BRANCA E CALÇÃO PRETO E MEIAS BRANCAS E O TIME SENSAÇÃO DE ITANHAÉM COM SEU UNIFORME DE CAMISA VERDE E CALÇÃO PRETO E MEIAS VERDES.
RÁDIO ANCHIETA INFORMA AS ESCALAÇÕES NUM OFERECIMENTO DA BARBEARIA TRÊS IRMÃOS.
FALA AI, NOSSO GRANDE COMENTARISTA OLEGÁRIO DE ASSIS!
O TIMÃO VAI COM OS SEGUINTES JOGADORES.
O GOLEIRO PEDRINHO, LUIZINHO, SERAFIM, MANUEL, FABRÍCIO, JUAN, PAULO HENRIQUE, BARATA, CABEÇÃO E BATATA.
O SHOW CIETY VAI COM ANDRÉ, MARCOS, ENZO, FERRUGEM, ARTHUR, PEDRO JORGE, FELIPE AMARAL, MAGRÃO, GOIABA, GIRAFA E MIGUEL.
- MUITO BEM, SENHORAS E SENHORES OUVINTES DA RÁDIO ANCHIETA, A RÁDIO QUE FALA PARA O LITORIAL, SUSSURRA PARA A CIDADE E COCHICHA PARA O INTERIOR.
- AQUI NO CAMPINHO, TUDO PRONTO PARA O INÍCIO DESSE JOGAÇO DE FUTEBOL.
- VAI DAR O PONTAPÉ INICIAL O TIME VISITANTE SHOWCIETY.
-E APITA O ÁRBITRO. BOLA ROLANDO NO GRAMADO!
- HAJA CORAÇÃO!
- ENZO TOCA PARA FERRUGEM QUE AVANÇA EM DIREÇÃO AO CAMPO ADVERSÁRIO. PASSA POR UM, DOIS, TRÊS... NINGUÉM CONSEGUE PARAR ESSE MENINO QUE PARECE TER ASAS NO PÉ, INCRIÍVEL ELE É DANADINHO, BATATA VAI PRA CIMA DELE COMO UM TRATOR E É FALTA PERIGOSA PARA O SHOWCIETY FUTEBOL BATER. MIGUEL PELA A BOLA E AJEITA A GORDUCHINHA COM MUITO CARINHO. TOMA DISTÂNCIA E BATE NA BOLA COM FORÇA E A BOLA CAPRICHOSAMENTE BATE NA TRAVE.
- O QUE É ISSO! PELAS BARBAS DO PROFETA! POR UM TRIZ A BOLA NÃO ENTROU NO NINHO DA CORUJA! UMA COBRANÇA PERFEITA DO PEQUENO MIGUEL QUE FEZ A TORCIDA SE AGITAR NAS ARQUIBANCADAS DO ESTÁDIO.
- E LÁ VEM O TIMÃO COM A BOLA DOMINADA, LUIZINHO TOCA RAPIDAMENTE PARA BATATA QUE PASSA DA LATERAL PARA O MEIO DE CAMPO. A PRESSÃO DO TIMÃO NESSE MOMENTO DA PARTIDA É MUITO FORTE, UM VERDADEIRO SUFOCO PARA A ZAGA DA EQUIPE DO SHOWCIETY, BATATA PASSA PELO ZAGUEIRO E VÊ CABEÇÃO LIVRE DE MARCAÇÃO DENTRO DA ÁREA E FEZ UM CRUZAMENTO PERFEITO E CABEÇÃO COMPLETA DE CABEÇA PARA O FUNDO DO GOL ESTUFANDO A REDE ADVERSÁRIA PARA DELÍRIO DA FIEL!
- É GOOOOL DO CORINTHIANS, BOLA PRO FUNDO DO GOL! CABEÇÃO CAMISA NÚMERO 9!
- O QUE SÓ VOCÊ VIU OLEGÁRIO DE ASSIS?
- MEU CARO ALMEIDA JÚNIOR, ISSO NÃO FOI UMA CABEÇADA NA BOLA E SIM UM MISSÍL ARREMESSADO CONTRA O GOLEIRO ANDRÉ.
-QUANDO APITA O ÁRBITRO, FINAL DO PRIMEIRO TEMPO.
O PRIMEIRO TEMPO HAVIA SIDO UM VERDADEIRO MASSACRE DO TIMÃO SOBRE O TIME CAPITANIADO PELO PEQUENO MIGUEL. MAS NO INTERVALO DO JOGO, O TREINADOR REORGANIZOU A EQUIPE E COM PALAVRAS INCENTIVADORAS MEXEU COM A CABEÇA DE SEUS JOGADORES.
TANTO QUE MIGUEL E SEUS AMIGOS ENTRARAM EM CAMPO PARA O SEGUNDO TEMPO COM OUTRO ESPÍRITO QUE PARECIA QUE FORAM LIGADOS NO ‘’DUZENTOS E VINTE’’.
- APITA O ÁRBITRO! COMEÇA O SEGUNDO TEMPO! BOLA ROLANDO!
-MIGUEL TOCA NA BOLA E VÊ ENZO ENTRANDO ENTRE DOIS ZAGUEIROS.
DO TIMÃO E FAZ UM LANÇAMENTO NA DIREÇÃO DE ENZO, MAS, NO MEIO DA TRAJETÓRIA A BOLA SOBE.
- LÁ VAI BALÃO SUBINDO E DESCENDO, RIPA NA CHULIPA E PIMBA NA GORDUCHINHA, A BOLA CAI E SOBRA PORA O MENINO ENZO QUE SAI EM DISPARADA EM DIREÇÃO AO GOL DO TIMÃO, TOCANDO DE MANSINHO NA SAÍDA DO GOLEIRO EMPATANDO O JOGO.
- É FOGO! É GOOOL DO SHOWCIETY! QUE BELEZA DE GOL! A BOLA FOI MORRER DE MANSINHO NO FUNDO. FOI, FOI DELE! ENZO, O CRAQUE DA CAMISA 10.
E O JOGAÇO TEIMAVA EM FICAR NO EMPATE, PORÉM, O CAPITÃO MIGUELITO ESTAVA EM CAMPO E COM ELE EM CAMPO A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE.
- QUARENTA MINUTOS, TORCIDA BRASILEIRA, CREPÚSCULO DE JOGO E LÁ VAI O TIME DO SHOWCIETY PRA CIMA DO TIMÃO, BOLA PRA LÁ E PRA CÁ! ENZO DOMINA A BOLA, A ZAGA DO TIMÃO ATORDOADA REBATE MAL A BOLA CHUTADA POR ENZO, MAS, A BOLA INSISTE EM FICAR RONDANDO A ÁREA DO TIMÃO E OS ZAQUEIROS DO TIMÃO NERVOSOS A ESSA ALTURA DO JOGO TENTAM TIRAR A BOLA DA SUA ÁREA A TODO CUSTO, PORÉM A BOLA CAUSA GRANDE CONFUSÃO DENTRO DA ÁREA E PROPORCIONA UM BATE E REBATE ESPETACULAR E NUM CHUTE VIOLENTO DE GIRAFA A BOLA RODA VÁRIAS VEZES SOBRE A LINHA DO GOL E TIRA DAQUI E TIRA DAL, PORÉM, A BOLA CARINHOSAMENTE SOBRA PARA O PEQUENO MIGUEL QUE COM O BICO DA CHUTEIRA EMPURA SUA INSEPÁRÁVEL AMIGA PARA O FUNDO DAS REDES.
- É GOOLL! FOI, FOI DELE, O CRAQUE DA CAMISA NÚMERO 11.
- O QUE SÓ VOCÊ VIU OLEGÁRIO DE ASSIS?
- EU VI UM GOL DE PURA RAÇA E DETERMINAÇÃO DO CAPITÃO MIGUELITO PARA A LOUCURA DO TREINADOR QUE INVADIU O CAMPO E PEGOU O PEQUENO MIGUELITO NO COLO
- SEGUE DAI AMIGÃO ALMEIDA JÚNIOR!
- DE VIRADA É MAIS GOSTOSO!
- VAI BUSCAR QUE É SUA, GOLEIRO, LÁ NO FUNDO DO GOL!
O TIMÃO VAI PARA O TUDO OU NADA! BATATA LANÇA A BOLA NA ÁREA E CABEÇÃO SOFRE FALTA BEM PERTO DA META DO GOLEIRO ADVERSÁRIO.
- HAJA CORAÇÃO!
BATATA CORREU, BATEU... E É GOOOL! E FECCHAM-SE AS CORTINAS. APITA O ÁRBITRO. FINAL DE JOGO.
- AGORA MEUS OUVINTES, TUDO PODERÁ ACONTECER NAS COBRAÇAS DOS PENALTIS! É UM VERDADEIRO TESTE PARA QUEM É CARDÍACO.
E COMO FOI DIFÍCIL ESSA DISPUTA NOS PENALTIS... AS COBRAÇAS COMEÇARAM MUITO BEM PARA O TIME DO SHOWCIETY, MAS O FUTEBOL TEM SEUS CAPRICHOS E TEM AQUELA VELHO DITADO QUE O HEROI DO JOGO QUASE SEMPRE ACABA PERDENDO SUA COBRANÇA. E ESSE DITADO ENTROU EM CAMPO MAIS UMA VEZ NA COBRANÇA DO PEQUENO MIGUEL.
- E LÁ VAI O CAPITÃO MIGUEL, COLOCA A BOLA NA MARCA DA CAL COM TODO AMOR E CARINHO. ELE CORRE, MAS NO MOMENTO DO CHUTE, ESCORREGA E A BOLA SAI PELA LINHA DE FUNDO. NESSA HORA MIGUEL FICA PARADO TENTANDO ENTENDER O QUE HAVIA ACONTECIDO E TENTAVA SEGURAR ÁS LÁGRIMAS NOS OLHOS E MAIS UMA VEZ O SEU PROFESSOR E TÉCNICO ENTROU EM CAMPO E PASSOU A MÃO SOBRE A CABEÇA DO PEQUENO MIGUEL. MAS QUIS O DESTINO RECOMPENSAR TODO O ESFORÇO FEITO PELO NOSSO PEQUENO GRANDE HERÓI NO GOL DA VIRADA DA SUA EQUIPE, POIS, O TIME HAVIA VIRADO O JOGO QUE ATÉ ENTÃO ESTAVA PRATICAMENTE PERDIDO. E SUA EQUIPE SAGROU-SE VITORIOSA GANHANDO DO ENTROSADO TIME DO CORINTHIANS PELO PLACAR DE TRÊS A DOIS NAS COBRANÇAS DOS PENALTIS. NESSE JOGO, MIGUELITO SENTIU O LADO DOCE E O LADO AMARGO DESSE ESPORTE FASCINANTE E EMOCIONANTE AONDE DURANTE NOVENTA MINUTOS TUDO PODE ACONTECER. E APRENDEU MUITOS ENSINAMENTOS PRECIOSOS COMO DESISTIR JAMAIS, LUTAR ATÉ O FIM PELA VITÓRIA E QUANDO A DERROTA VIER SABER PERDER COM DIGNIDADE.
ESSA FOI A PRIMEIRA AVENTURA DO PEQUENO MIGUEL NO MUNDO DO FUTEBOL E COM CERTEZA MUITAS OUTRAS AVENTURAS VIRÃO PELA FRENTE. QUEM SABE UM DIA ESSE CONTO NARRADO PELO VELHO TIO-AVÔ CORUJA POSSA SAIR DO MUNDO DA IMAGINAÇÃO E SE TORNAR REALIDADE.
POIS, SONHAR NÃO CUSTA NADA, NÃO É MESMO MIGUELITO?


,




Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52907


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55026 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54908 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54800 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54705 Visitas

Páginas: Próxima Última