Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PORQUINHO TIMÓTEO
Saulo Piva Romero

HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS O SENHOR ANTONIO DE PARAIBUNA DECIDIU COMPRAR UM PORQUINHO PARA AUMENTAR SUA CRIAÇÃO DE BICHINHOS EM SUA FAZENDINHA QUE ERA CARINHOSAMENTE CHAMADA DE ESPERANÇA. E ESSE SIMPÁTICO PORQUINHO DESDE ENTÃO ENCHEU DE ALEGRIA TODO O AMBIENTE DA FAZENDA ESPERANÇA E OS CORAÇÕES DE TODOS QUE ALI VIVIAM. O SENHOR ANTONIO DEU A ESSE PORQUINHO O NOME DE TIMÓTEO. ELE ERA UM PORQUINHO ROSADO COM GORDAS BOCHECHAS E VIVIA APRONTANDO MUITAS PERALTICES POR TODA A FAZENDA. POR ISSO LIDERAVA TODOS OS BICHINHOS QUE VIVIAM NAQUELA FAZENDINHA. MAS COM O PASSAR DOS ANOS O SENHOR ANTONIO COMEÇOU A TER MUITAS DESPESAS COM A FAZENDA E NÃO CONSEGUIR COBRIR SUAS DÍVIDAS E COM ISSO FOI OBRIGADO INFELIZMENTE A VENDER SUA PRECIOSA FAZENDINHA ESPERANÇA. E FOI ASSIM QUE A VIDA DO SIMPÁTICO PORQUINHO TIMÓTEO MUDOU PARA DE UMA HORA PARA A OUTRA PORQUE O SENHOR ANTONIO VENDEU A FAZENDA PARA UM FAZENDEIRO CHAMADO HORÁCIO QUE ERA UM HOMEM MUITO MALVADO E SEM CORAÇÃO. O FAZENDEIRO HORÁCIO ESTAVA SEMPRE MAL- HUMORADO E COM CARA BEM CARRANCUDA. ELE SEMPRE DAVA UM JEITINHO DE CASTIGAR TODOS OS BICHINHOS DE SUA NOVA MORADIA E O NOSSO LUSTRE PORQUINHO TIMÓTEO ERA O MAIS PERSEGUIDO POR CAUSA DE APRONTAR SUAS PERALTICES E SE REBELAR CONTRA ÁS ORDENS DO MALVADO FAZENDEIRO.
ENTÃO TIMÓTEO RESOLVEU CONVOCAR TODOS OS SEUS COMPANHEIROS DA FAZENDA PARA TOMAREM PROVIDÊNCIAS CONTRA OS ABUSOS FAZENDEIRO CARRASCO.
- MEUS AMIGOS DE JORNADA ESTAMOS AQUI REUNIDOS PARA DISCUTIR AS AÇÕES QUE VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA CONTRA AS MALDADES DO VELHO HORÁCIO QUE NOS ÚLTIMOS MESES VEM NOS MALTRATANDO MUITO.
NESSE MOMENTO PEDE A PALAVRA O CACHORRO ALFREDO.
- AMIGO PODE FALAR SOMOS TODOS OUVIDOS DISSE TIMÓTEO AO VELHO CÃO.
- PESSOAL VAMOS ORGANIZAR UMA REBELIÃO NESSA FAZENDA PARA QUE A ALEGRIA VOLTE A REINAR NOS NOSSOS CORAÇÕES COMO ERA NOSSOS VELHOS TEMPOS EM QUE O SENHOR ANTONIO DIRIGIA ESSE FAZENDA.
- E QUAL SERIA O SEU PLANO ALFREDO? PERGUNTOU A ESTABANADA VAQUINHA SININHO.
- É MUITO SIMPLES O MEU PLANO DE REBELDIA QUERIDA SININHO. TODOS NÓS JUNTOS VAMOS COLOCAR ESSA FAZENDA DE CABEÇA PARA BAIXO.
- EXCELENTE IDEIA! GRITOU O PATINHO CACARECO
- EU TAMBÉM APOIO ESSA IDEIA ALFREDO! FALOU O GALO CORNÉLIOS.
O PORQUINHO TIMÓTEO COMO O LÍDER DE TODOS OS ANIMAIS DISSE:
- O PLANO DE ALFREDO FOI APROVADO POR TODOS OS ANIMAIS AQUI PRESENTES ENTÃO MÃOS Á OBRA MEUS CAROS AMIGOS!
E LÁ FORAM NOSSOS BRAVOS BICHINHOS LIDERADOS PELO BOCHECHUDO TIMÓTEO ATORMENTAR A VIDA DE HORÁCIO. AS GALINHAS COMBINARAM DE NÃO BOTAR MAIS OVOS PARA QUE O MALVADO FAZENDEIRO NÃO TIVESSE OS OVOS PARA VENDER NA FEIRA.
- É ISSO AI MENINAS! DISSE DONA POPÓ A GALINHA MAIS VELHA DO GALINHEIRO.
-SEM NOSSOS OVOS ESSE VELHO MALVADO NÃO TERÁ COMO SOBREVIVER.
JÁ A TURMA DOS CÃES LIDERADOS POR ALFREDO, O CÃO MAIS VELHO DO CANIL RESOLVERAM PARAR DE CAÇAR PARA QUE O VELHO HORÁCIO NÃO TIVESSE MAIS LÃS RETIRADAS DAS OVELHINHAS PARA VENDER NAS LOJAS DA CIDADE. E AS VAQUINHAS LIDERADAS PELA VAQUINHA SININHO PARAM COM A PRODUÇÃO DE LEITE PARA QUE O CARRANCUDO HOMEM NÃO TIVESSE LEITE SUFICIENTE PARA VENDER NOS MERCADOS DA CIDADE. E ASSIM A VIDA DAQUELA FAZENDA VIROU DE CABEÇA PARA BAIXO COM A GREVE DOS NOSSOS BICHINHOS GUERREIROS. HORÁCIO JÁ ESTAVA DE CABELO EM PÉ E VIVIA RESMUNGANDO COM DONA SERAFINA SUA ESPOSA.
- MULHER! EU JÁ NÃO SEI MAIS O QUE FAZER SE A PRODUÇÃO DESSA FAZENDA NÃO VOLTAR AO NORMAL.
- EU SEI MEU MARIDO. BASTA VOCÊ COMEÇAR A TRATAR BEM OS ANIMAIS COMO O ANTIGO DONO DESSA FAZENDA TRAVAVA.
- ORA SERAFINA! OU VOCÊ ME AJUDA OU ENTÃO NÃO ME ATRAPALHA!
E SAIU RESMUNGANDO DE CARA FECHADA E MAL- HUMORADO PARA A VARANDA E LÁ FICOU PENSATIVO. MAS COMO NEM TUDO SÃO FLORES EM TODAS AS HISTÓRIAS APARECE SEMPRE UM TRAIDOR NO MEIO DA BICHARADA. ESSE TRAIDOR ERA UM CAVALINHO MALHADO DE NOME PANGARÉ COM CRINAS BEM LONGAS E CONTOU AO SENHOR HORÁRIO TODO O PLANO DOS NOSSOS BRAVOS GUERREIROS COM DETALHES.
- OBRIGADO MEU CAVALINHO FIEL. ESSES BICHINHOS PREGUIÇOSOS NÃO PERDEM POR ESPERAR!
O CAVALINHO TRAIDOR SAIU TROTANDO E RELINCHANDO ESPERANDO OBTER ALGUMA VANTAGEM COM SUA TRAIÇÃO.
QUANDO A TRAIÇÃO DE PANGARÉ ACONTECEU JÁ HAVIA CHEGADO A ÉPOCA DO NATAL ENTÃO HORÁCIO TEVE UMA IDEIA BEM MÁ. ELE IRIA SACRIFICAR NOSSO SIMPÁTICO, BOCHECHUDO E GORDINHO TIMÓTEO, O PORQUINHO.
- JÁ ESTOU SENTINDO O SABOR DESSE PORQUINHO REBELDE BEM ASSADINHO E SUA PANÇA VIRANDO DELICIOSOS PEDACINHOS DE TORRESMO ESTRALANDO NA BOCA.
MAS COMO O MAL NUNCA VENCE O BEM UM COELHINHO BRANCO CHAMADO JOCA OUVIU TODA A CONVERSA ENTRE HORÁCIO E O CAVALINHO FALSO E INTERESSEIRO MAIS QUE DEPRESSA FOI AVISAR TIMÓTEO E SUA TURMA DA TRAIÇÃO DE PANGARÉ E OS REBELDES BICHINHOS FICARAM MAIS REVOLTADOS AINDA COM TUDO ISSO. MAS NEM DEU TEMPO PARA ELES CONTRA- ATACAREM, POIS, O MALVADO FAZENDEIRO NA VÉSPERA DO NATAL ENTROU NO CHIQUEIRO ONDE MORAVA TIMÓTEO E PUXANDO PELAS ORELHAS O LEVOU PARA SER ABATIDO PARA A TRISTEZA DE TODOS OS BICHINHOS. NISSO DONA POPÓ E ALFREDO FALARAM:
- CALMA PESSOAL! NEM TUDO ESTÁ PERDIDO... EU, ALFREDO, O CÃO PROMETO QUE COM A AJUDA DE TODOS OS BICHINHOS LIBERTAR O NOSSO AMADO PORQUINHO TIMÓTEO.
E COMO UM EXÉRCITO DE GUERREIROS MUNIDOS DE VASSOURAS NAS MÃOS FORAM PRA CIMA DO MALVADO HORÁCIO QUE JÁ TINHA AMARRADO O POBRE PORQUINHO PARA ABATÊ-LO.
GERANDO ASSIM UMA TREMENDO CONFUSÃO. OS CÃES COMEÇARAM A MORDER O BUMBUM DO MALVADO HORÁCIO SEM PARAR, AS CORAJOSAS GALINHAS BICANDO AS ORELHAS DELE E AS VAQUINHAS MUGINDO COMO LOUCAS EM SEUS OUVIDOS E PARA COMPLETAR O BOMBARDEIO EM CIMA DO VELHO VILÃO OS PICA-PAUS AMARELOS BICAVAM A SUA CABEÇA SEM DÓ MESMO ASSIM ELE AINDA TENTOU ABATER O POBRE E ASSUSTADO TIMÓTEO QUE GRUNHINDO MUITO CHORAVA EMITINDO EM TRISTE LAMENTO. - ÓINC! ÓINC! ÓINC! ÓINC!   
- ADEUS AMIGOS MINHA HORA DE PARTIR CHEGOU!                  
MAS NA HORA DE DAR O GOLPE FINAL EM TIMÓTEO HORÁCIO NÃO AGUENTA O ÚLTIMO ESFORÇO NA TENTATIVA DE ABATER NOSSO SIMPÁTICO E FOFINHO TIMÓTEO, CAMBALEANDO TOMBA NO CHÃO PARA A FELICIDADE GERAL DA BICHARADA QUE CARREGAM O QUERIDO PORQUINHO JOGANDO ELE PARA O ALTO E CANTANDO ALEGREMENTE UMA CONHECIDA CANÇÃO.
- O TIMÓTEO É UM BOM COMPANHEIRO NINGUÉM PODE NEGAR! O TIMÓTEO É UM BOM COMPANHEIRO NINGUÉM PODE NEGAR! O TIMÓTEO É UM BOM COMPANHEIRO NINGUÉM PODE NEGAR!








Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52954


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68974 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56716 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55047 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54962 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54844 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54841 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última