Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ASPECTOS DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
SEXUALIDADE
Ismael Monteiro

Resumo:
Fala sobre a sexualidade nos idosos.

ASPECTOS DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO



RESUMO: A sexualidade no idoso está intimamente relacionada à qualidade de vida, só podendo ser compreendida desde que se parta do principio de que esta compõe a totalidade do ser. O presente estudo tem como objetivo investigar como as pessoas da terceira idade vivenciam a sua sexualidade, abrangendo pessoas do sexo masculino e feminino que freqüentam o grupo de idosos do SESC. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, para a qual será utilizada como instrumento um roteiro com questões fechadas que serão aplicadas em cinco pessoas do sexo masculino e cinco do sexo feminino. O questionário será preenchido pela autora da pesquisa como forma de entrevista. A pesquisa foi realizada no centro de convivência de idosos do SESC no Município de Umuarama-Pr.
Palavras-chave: idoso, feminino, masculino, questões, sexualidade.


INTRODUÇÃO

     A sexualidade é um tema muito difícil de ser abordado, principalmente na terceira idade, com isso dificulta as adaptações, as superações de tabus, preconceitos e as dificuldades relacionadas ao processo do envelhecimento. Ressalta-se a importância de novos esclarecimentos nesta área, para que essas pessoas não sintam-se reprimidas em relação a sua sexualidade e desejos. A sociedade e o idoso precisam se interagir, ampliando seus horizontes e conceitos sobre a sexualidade e o processo do envelhecimento, pois com o aumento do número de idosos existe a necessidade de conhecer essa população aumenta cada dia mais.
     A presente pesquisa é relevante, tendo se em vista o acentuado crescimento da população idosa que, de acordo com o senso demográfico de 2000 do IBGE, a população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas, ou 8,6% da população brasileira, sendo que nos próximos 20 anos a população idosa poderá ultrapassar os 30 milhões o que deverá representar quase 13% da população.
     Em razão da carência de estudos sobre a realidade do idoso, no contexto que se refere a sexualidade na terceira idade, e devido a busca de melhorias na qualidade de vida a qual está entre os propósitos da humanidade.
     Segundo Risman (2005), a falta de informações sobre o processo de envelhecimento, assim como as mudanças na sexualidade na velhice,tem contribuído para manutenção de preconceitos e, consequentemente trouxeram muitas estagnações das atividades sexuais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     O envelhecimento é cada vez mais comum em nossos dias. Diversos fatores têm contribuído para que as pessoas vivam mais tempo, constituindo-se assim, um contingente populacional específico, cada vez mais numeroso, e com necessidades peculiares.
     Carvalho Filho (2005) afirma, O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo da vida humana, na qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que vão alterando progressivamente o organismo. O envelhecer é, pois um processo normal que caracteriza uma etapa da vida do homem, com realidade própria e diferenciada.
     Segundo Rodrigues (1996), o organismo de uma pessoa idosa caracteriza-se por alterações estruturais e funcionais, portanto as mudanças ocorridas nessa etapa da vida não devem ser vistas isoladamente. As alterações nos diversos órgãos e sistemas interrelacionam-se. Os aspectos biológicos e psicossociais se interagem não podendo separá-los.
     As mudanças ocasionadas pelo envelhecimento produzem perturbações no equilíbrio e requerem múltiplas exigências adaptativas, os indivíduos muitas vezes enfrentam dificuldades para preservar a identidade pessoal e a integridade de alguns papéis e funções, sobretudo aqueles relativos à sexualidade que a sociedade atentamente vigia. (VASCONCELOS et al, 2004).
     Quanto melhor tenha sido as adaptações quando jovem adulto, melhores serão as adaptações no processo do envelhecimento. Será difícil envelhecer tranqüilo a juventude foi marcada por perturbações emocionais e por frustrações.
     O ambiente onde se vive é extremamente importante no processo do envelhecimento, sendo assim, um ambiente pleno de carinho e atenção juntamente com uma serenidade afetiva, favoreciam o acomodamento do envelhecimento.
     Ainda há uma grande desvalorização e preconceito em relação a terceira idade, o idoso geralmente é atribuído pela sociedade como invalido e incapaz crônico.
     Segundo Ferreira & Caputo et al (2002), a sociedade determina e preestabelece papéis, funções e estatus, na qual a valorização de uma pessoa é atribuída a fatores relacionadas a capacidade intelectual e a condições de produtividade.
     O ser idoso deve estar ativo e adaptar-se com as novas limitações reais, continuando a perseguir finalidades, que dêem sentido a vida, não havendo a necessidade de tornar esse período razão de angústia.
     A sexualidade na terceira idade está intimamente relacionada a uma boa qualidade de vida. A sexualidade é um fator que ocorre naturalmente na vida do ser humano. Segundo Garcia & Galvão (2005), é um elemento básico da personalidade que determina no individuo um modo particular e individual de ser uma forma de expressão que se adquire e se aperfeiçoa durante a vida inteira.
     A sexualidade na terceira idade pode ser exercida das mais diversas maneiras, não só necessariamente ao ato físico do coito, mas sim, das mais diversas formas de carinhos. A opção de exercer a sexualidade sim ou não, só diz, respeito ao idoso, merecendo este ser, respeitado pela sua escolha.
     De acordo com Vasconcelos apud Catusso (2005), a sexualidade do idoso está relacionada, ao processo de intimidade que há entre ambos. Dificilmente a intimidade e o sexo acontecem aleatoriamente, uma completa o outro, fazendo com que a sexualidade faça parte da intimidade emocional e física do idoso.
     Segundo Monteiro (2002), intimidade implica confiança, acreditar no outro, entregar-se sem medo, seguir em frente sem arrepender-se sendo o que se é, e estar em contato com a realidade do parceiro, sem julgamentos.

A sexualidade é um importante componente da vida das pessoas mais idosas, ao longo da velhice, a sexualidade abrange mais do que ter a capacidade física para ter uma relação sexual. É um sentimento ou atratividade e desejabilidade uma relação ao sexo oposto e por parte deste. (...) (ROACH, 2003).

     De acordo com Azevedo apud Dantas (2001/2002), homens e mulheres, continuam a apreciar as relações sexuais durante o envelhecimento, estes devem se conscientizar das alterações que o processo do envelhecimento ocasiona, essas mudanças podem até a prejudicar a satisfação sexual, mas uma boa adaptação determinará o prazer sexual. O casal deve investir nas mais diversas formas de carinho como, um gesto, um toque, um olhar durante o transcurso do dia, aumentando cada vez mais a cumplicidade do casal.
     Ao nos referirmos com a sexualidade na terceira idade, nos defrontamos com uma série de preconceitos e tabus ainda existentes, a sexualidade nem sempre é tratada com abertura, a sociedade, muitas vezes, teme a idéia de que pessoas mais velhas possam ter vida sexual ativa, prevalecendo a idéia de que essas pessoas são seres assexuados influenciando de forma negativa a vida do idoso.
     O sexo na terceira idade não é culturalmente aceito pela sociedade, um ato de afeto e carinho entre dois idosos, como, um beijo, é capaz de provocar atitudes de reprovação e em alguns casos até poderá a vir a ser evitado, o idoso poderá vir a sofrer pressões e rejeições da sociedade e até mesmo da família.
     Segundo Lopes & Maia (1994), apesar de nossa sociedade não incluir o sexo da pessoa no processo do envelhecimento coma parte do cotidiano, nada envelhece mais do que a predisposição psicológica de sentir complexo de inferioridade.
     A auto-estima é fundamental na sexualidade do idoso, faz-se necessário manter sua vaidade fazendo com que se sinta atraente.
     Vasconcellos (2004), Com o processo do envelhecimento, muitas pessoas aproveitam essa etapa da vida como desculpa para se livrarem da obrigação de manterem uma vida sexual ativa, atribuindo o envelhecimento à incapacidade sexual, cortando de vez algo que antes já era indesejado.
     Segundo Catusso (2005), ao chegar à terceira idade, muitas vezes se constata alguns problemas físicos que dificultam ou impossibilitam a sexualidade. Homens e Mulheres buscam reverter o que o tempo lhes trouxe, através do excesso do uso de bebidas alcoólicas, fumo, comidas gordurosas, noites mal dormidas e etc.
     Segundo Máster e Johnson (1970) apud Vasconcelos (2004), muitos homens interpretam as mudanças fisiológicas como sendo sintomas de impotência, acuados com a auto-estima baixo, evitam ter relações, devido ao receio e ao medo de não conseguirem uma ereção, evitando assim, confrontos e frustrações.
     Entretanto, sexualidade do idoso não pode ser interpretada somente por aspectos negativos, pois há vários fatores positivos que favorecem o relacionamento sexual, como o maior número de horas livres, a ausência do risco de gravidez, e a maturidade do casal.
     De acordo com Lyra & Jesus (2007), são observados muitos problemas a nível de saúde pública, relacionado a falta de uma educação sexual adequada, onde esta foi rodeada de repressões constantes na fase de descobrimento da sexualidade:

A sexualidade saudável adquiriu papel relevante em nossa sociedade com o avanço da medicina educação e qualidade de vida. Tornou-se fundamental a pessoa manter ao longo de sua existência uma atividade sexual prazerosa e satisfatória, apesar das mudanças que o envelhecimento ocasiona (PAPALÉO NETTO apud LYRA & JESUS, 2007).

     Segundo Monteiro (2002), vivenciar a sexualidade na amplitude do prazer é uma questão de permanecer ativo e interessado no pulsar da vida. O idoso vivenciará a vida sexual de acordo com o que se permitiu na juventude, se a ela se entregou e usufruiu de forma saudável, saberá trilhar caminhos de satisfação na velhice. Portanto sexo e amor são desejos vitais que permanecem por toda a vida.

MATERIAL E MÉTODO

     O tipo de pesquisa utilizado, foi a descritiva com abordagem quali-quantitativa, abrangendo dez idosos cadastrados no programa da terceira idade do SESC, no município de Umuarama.
Os critérios utilizados para selecionar os participantes dessa pesquisa foram: Estar dentro da faixa etária de 60 a 75 anos e estarem dispostos a responder as questões que lhes forem perguntadas a respeito da sua sexualidade.
O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-estruturado com doze perguntas que versam sobre a relação do idoso com sua sexualidade. Os dados foram coletados durante os encontros realizados pelo SESC com os idosos, nas dependências da referida instituição.
Os dados foram analisados, discutidos e apresentados em tabelas para melhor compreensão sobre o assunto.
De acordo com os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, preconizados na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (1196), foram assegurados aos participantes informações sobre os objetivos, benefícios, privacidade, sigilo, o termo de consentimento livre e esclarecido e a
liberdade para desistir a qualquer momento da pesquisa.
Após a submissão e aprovação desse projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo seres humanos (CEPEH) foi iniciada a coleta de dados.

APRESENTAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA DE CAMPO

     A primeira pergunta enfocou o gênero dos entrevistados. Nesta questão, cinco entrevistados eram do sexo masculino e cinco do feminino.

     Na segunda pergunta foi questionada a idade dos entrevistados. Nesta questão, 3 mulheres têm 60 anos, 1 com 65 anos e 01 com 70. Quanto ao sexo masculino, cinco homens têm 60 anos, 1 com 70 e 1 com 60, conforme a tabela 1.

Tabela 1: Idade dos entrevistados
HOMENS
60 anos     1     14%
65 anos     3     72%
70 anos     1     14%
MULHERES
60 anos     3     60%
65 anos     1     20%
70 anos     1     20%

A terceira pergunta enfocou o estado civil dos entrevistados. Nesta questão, 2 mulheres eram separadas, 2 viúvas e 1 casada. Quanto aos homens, 1 era casado, 2 separados e 2 viúvos (tabela 2).

Tabela 2: Estado civil dos entrevistados
HOMENS
Casados     1     20%
Separados     2     40%
Viúvos     2     40%
MULHERES
Casadas     1     20%
Separadas     2     40%
Viúvas     2     40%

A pergunta 4 permitiu conhecer o grau de escolaridade dos entrevistados. Nesta questão, 4 homens tem o 1º grau completo e 1 é analfabeto. Quanto às mulheres, 1 tem curso superior completo, 2 1º grau e 2 são analfabetas (tabela 3).
Tabela 3: Escolaridadedos entrevistados
HOMENS
1º Grau completo     4     80%
Analfabeto     1     20%
MULHERES
Superior completo     1     20%
1º Grau     2     40%
Analfabetas     2     40%

A questão 5 teve o seguinte enunciado: “falar sobre sexo é muito difícil para você?” Nesta questão 3 mulheres responderam “sim” e duas “não”. 4 homens responderam “sim” e 1 “não” (tabela 4).

Tabela 4: Falar sobre sexo
HOMENS
Sim     4     80%
Não     1     20%
MULHERES
Sim     3     60%
Não     2     40%

     A pergunta 6 teve o seguinte teor: “você tem vida sexual ativa?” Os homens responderam assim: 2 as vezes, 2 sempre e 1, nunca (gráfico 9). As mulheres 2 nunca, 1 sempre e 2 as vezes (tabela 5).

Tabela 5: Vida sexual ativa
HOMENS
Ás vezes     2     40%
Sempre     2     40%
Nunca     1     20%
MULHERES
Às vezes     2     40%
Sempre     1     20%
Nunca     2     40%

     A pergunta sete teve o seguinte enunciado: “Qual é o seu grau de satisfação em relação à sua vida sexual?” 3 homens responderam que estão satisfeitos, 1 insatisfeito e 1 muito insatisfeito. 3 mulheres estão satisfeitas, 1 muito insatisfeita e 1 insatisfeita (tabela 6).


Tabela 6: Satisfação em relação à vida sexual
HOMENS
Satisfeito     3     60%
Insatisfeito     1     20%
Muito insatisfeito     1     20%
MULHERES
Satisfeita     3     60%
Insatisfeita     1     20%
Muito insatisfeita     1     20%
     
Sobre a importância do sexo (pergunta 8) de uma pessoa na terceira idade. 3 homens responderam sempre, 1 nunca e 1 às vezes. 3 mulheres responderam nunca, 1 sempre e 1 às vezes (tabela 7).

Tabela 7: Importância do sexo
HOMENS
Sempre     3     60%
Nunca     1     20%
Às vezes     1     20%
          
Nunca     3     60%
Sempre     1     20%
Às vezes     1     20%

     A pergunta 9 teve o seguinte enunciado: “Você se considera uma pessoa bonita e vaidosa?”. 4 homens responderam sempre e 1 nunca. 4 mulheres responderam sempre e 1 nunca (tabela 8).

Tabela 8: Vaidade
      HOMENS
Sempre     4     80%
Nunca     1     20%
MULHERES
Sempre     4     80%
Nunca     1     20%

     A pergunta 10 teve o seguinte teor: “Você costuma expressar-se sexualmente por gestos de carinho, como: um toque, carícias, abraços e beijos?” 3 homens responderam sim e 2, não. 2 mulheres responderam sim e 3 não (tabela 9).

Tabela 9: Carinho
HOMENS
Sim     3     60%
Não     2     40%
          
Sim     2     40%
Não     3     60%

     A pergunta 11 teve o seguinte enunciado: “Você acredita que um casal pode viver sem sexo e ser feliz?” 4 homens responderam sim e 1 não. 5 mulheres responderam sim (tabela 10).

Tabela 10: Viver sem sexo e ser feliz
HOMENS
Sim     4     80%
Não     1     20%
          
Sim     5     100%

     A pergunta 12 teve o seguinte teor: “O que você considera que mais atrapalha a atividade sexual na terceira idade?” As respostas constam na tabela 11.

Tabela 11: Atrapalha a vida sexual
HOMENS
Idade     3     60%
Doenças     2     40%
MULHERES
Idade      4     80%
Beleza     1     20%


DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

     A pesquisa mostrou que a maioria dos homens entrevistados, têm 65 anos e a maioria das mulheres têm 60 anos. O estado civil dos entrevistados têm semelhança, mas o grau de escolaridade deixou claro que as mulheres têm ao mesmo tempo 1º grau e analfabetas e a maioria dos homens tem somente o 1º grau completo.
     Falar sobre sexo segundo a maioria dos homens é reprobatório, embora entre as mulheres haja menor preconceito. Azevedo apud Dantas (2001/2002) esclarece que esta atitude ocorre porque a nossa sociedade ainda é machista, cheia de preconceitos e deixa muito pouco espaço para as pessoas se livrarem de idéias tradicionalistas, longe da realidade atual.
     Observou-se que existe uma certa homogeneidade entre a vida sexual ativa dos homens e mulheres, deixando claro que eles tem relativamente boa saúde e disposição para isso. Certamente, a constatação de que a satisfação em relação à vida sexual é igual para ambos os sexos, pois a maioria comprovou que estão satisfeitos com o sexo. Vasconcelos (2004) explica que esta é uma situação praticamente normal e muitas pessoas permanecem ativas até a idade avançada e sem perder o interesse pelo sexo, pois raramente o equipamento sexual se deteriora no envelhecimento normal.
     Outrossim, um dado curioso nesta pesquisa de campo foi que a maioria dos homens acha sempre importante o sexo, mas as mulheres nunca acham importante, deixando claro a contradição. Ou seja, os homens se mostraram mais ativos do que as mulheres.
     Quanto à vaidade, tanto as mulheres como os homens tiveram a mesma opinião, isto é, a maioria ainda quer ser vaidosa e não perdeu o estímulo para isso.
     A maioria dos homens entrevistados ainda acha importante o carinho nas relações, o que para admiração é pouco enfocado nas mulheres. Na consulta a Lopes & Maia (1994) percebeu que a auto-estima é fundamental na sexualidade do idoso, e por isso, faz-se necessário manter a sua vaidade.
     A totalidade das mulheres assim como a quase-totalidade dos homens acha que se pode viver feliz sem sexo. Certamente, esta posição mostra que não é só o sexo que torna as pessoas felizes, mas o relacionamento, a solidariedade, o amor e a reciprocidade.
     O que mais atrapalha a vida sexual dos idosos, para a maioria das mulheres é a idade, mas para os homens são a idade e a doença. Verifica-se que ainda existe preconceitos de idade entre os entrevistados. Ora, se os teóricos confirmam que a vida sexual pode ser saudável até a idade avançada, não se justifica dizer que este fator é um atrapalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

     Diante do exposto, pode-se dizer que a vida sexual do idoso pode ser muito satisfatória se houver informações de que algumas mudanças podem acontecer, pois cada faixa etária tem as suas peculiaridades. Embora o idoso tenha suas limitações, a sexualidade não pode ser esquecida e levada a um segundo plano em sua existência, pois como dizem os teóricos, tanto o homem e a mulher considerados normais, tem prazeres sexuais (se bem que diminuídos) até a idade avançada.
     Uma das possibilidades que precisam ser exploradas pelo idoso é o fato de que nesta idade, ele precisa descobrir o quão importante é o carinho, a amizade, a solidariedade entre o casal, coisa que entre os entrevistados foi dada relativa relevância.
     Em resposta ao objetivo desta pesquisa, que foi o de verificar como as pessoas de terceira idade vivenciam a sua sexualidade, constatou-se que o universo pesquisado tem uma conduta bastante normal e relativamente semelhante ao que dizem os teóricos.
     Em outras palavras percebeu-se que aqueles idosos são ainda capazes de amar e de querer ter momentos de prazer sexual, embora algumas mulheres pesquisadas não achem isso tão importante.

REFERÊNCIAS

CARVALHO FILHO, T. E. Fisiologia do envelhecimento. In. PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia. São Paulo: Atheneu, 1996, p. 60.

CATUSSO, M. C. Rompendo o silêncio: Desvelando a sexualidade em idosos.       Rev. Virtual Textos & Contextos, n. 4, dez. 2005. Disponível em: <www.pucrs.br/textos/anteriores/ano4/marilu.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2007.


DANTAS, J. M. R.; SILVA, E. M.; LOURES, M. C. Lazer e sexualidade no envelhecer humano. Ago.2001/jun.2002. Disponível em: <www.redadultosmayores.com.ar/buscador/files/familo14.pdf>. Acesso em: 17 fev.2007.

FERREIRA, M. E. C. O que representa “Ser idoso nos dias atuais?” . Rev. Mineira de Educação.Viçosa. v. 10, n. 2, 2002, p. 26-36.

GARCIA, S. M. S.; GALVÃO, G. T. M. Aspectos da sexualidade entre portadores de hipertensão arterial. Rev. Nursing. São Paulo. v.101, n.9, Out. 2006, p.1045-1049.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Censo demográfico 2000. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm >. Acesso em: 21 mar. 2007.

LOPES, G. Sexualidade e envelhecimento: envelhecendo com sexo. São Paulo: Saraiva, 131p, 1994.

LYRA, D. G. P.; JESUS, M. C. P. Compreendendo a vivência da sexualidade do idoso. Rev. Nursing. São Paulo. v.104, n.9, jan. 2007, p. 23-30.

MINISTERIO DA SAUDE. Resolução Conselho Nacional de Saúde 196/96. Disponível em:
< http://conselho.saude.gov.br/docs/Resolucoes/Reso196.doc >. Acesso em:
12 mar. 2007.

MONTEIRO, D. M. R. Afetividade,intimidade e sexualidade no envelhecimento. In: FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerotonlogia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002, p. 945.

RISMAN, A. Sexualidade e terceira idade: uma visão histórico-cultural. Textos Envelhecimento, v 8, n1, 15p, Jan.2005. Disponível em: <www.unati..uerj.br/tse/scielo.phd?script=sci_arttext&pid=s1517-59282005000100006&ing=pt&nrm-iso.76k>. Acesso em: 28 fev.2007.

ROACH, S. S. Introdução a enfermagem gerontologica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 110, 2003.

RODRIGUES, R. A. P. Como cuidar dos idosos. Campinas: Papirus, 1996, p.14.

VASCONCELLOS, D. et al. A sexualidade no processo do envelhecimento: novas perspectivas-comparação transcultural. Estudos de psicologia. v.9, n.3, p. 413-419. Disponível em:<www.scielo.br/pdf/epsic/v9n3/a03v9n3.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2007.




Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52898


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54931 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última