Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sobre a Vida Cristã – Parte 5
Calvino

CAPÍTULO II

Por João Calvino

Um Resumo da Vida Cristã – A Autonegação

Quão difícil é realizar o dever de buscar o bem do nosso próximo! A menos que você deixe de fora todos os pensamentos de si mesmo e cesse de pertencer a si mesmo, você nunca conseguirá isto. Como você pode exibir essas obras de amor que Paulo descreve a menos que renuncie a si mesmo, e torne-se inteiramente dedicado aos outros?: "O amor (diz ele, 1 Cor 13.4...) é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus próprios interesses, não se irrita facilmente etc. Se fosse isto a única coisa requerida de nós - não procurar o nosso próprio interesse - a nossa natureza não teria o menor poder de realização: ela tanto nos inclina a amar somente a nós mesmos, que ela não irá facilmente nos permitir que descuidadamente passemos por nós mesmos e nossos próprios interesses para que possamos cuidar dos interesses dos outros, ou melhor, espontaneamente produzir nossos próprios direitos e resigná-los para um outro. Mas a Escritura, para nos conduzir a isso, nos lembra, que tudo o que obtemos do Senhor é concedido sob a condição de empregá-lo para o bem comum da Igreja, e que, portanto, o uso legítimo de todos os nossos dons é uma comunicação gentil e liberal deles para os outros. Não pode haver uma regra mais segura, nem uma exortação mais forte para o cumprimento da mesma, do que quando somos ensinados que todos os dons que possuímos são depósitos divinos que nos foram confiados com o propósito de serem distribuídos para o bem do nosso próximo. Mas a Escritura afirma ainda mais quando se compara esses dons para os diferentes membros do corpo (1 Coríntios 12.12). Nenhum membro tem sua função para si, ou para aplicá-la para seu próprio uso privado, mas transfere-a para os seus membros companheiros; nem deriva qualquer outra vantagem disto do que a que isto recebe em comum com todo o corpo. Assim, seja o quer for que o homem piedoso possa fazer, ele é obrigado a fazer por seus irmãos, não consultar o seu próprio interesse em qualquer outra forma que não para se esforçar sinceramente para a edificação comum da Igreja. Que isto, então, seja o nosso método de mostrar boa vontade e bondade, considerando que, em relação a tudo o que Deus nos concedeu, e para que possamos ajudar o nosso próximo, nós somos seus mordomos, e somos obrigados a dar conta da nossa mordomia; além disso, que o único modo correto de administração é que isto é regulado pelo amor. Desta forma, não devemos apenas unir o estudo da vantagem do nosso próximo com relação ao que é nosso, mas fazer o último se subordinar ao primeiro. E para que não deixássemos de perceber que esta é a lei para administrar devidamente todos os dons que recebemos de Deus, ele aplicou à lei antiga as expressões mais minuciosas de sua própria bondade. Ele ordenou que os primeiros frutos deveriam ser oferecidos a ele como uma atestação pelo povo que era uma impiedade colher qualquer vantagem de bens que não fossem previamente consagrados a ele (Êxodo 22.29; 23.19). Mas se os dons de Deus não são santificados para nós até que temos com a nossa própria mão os dedicado ao Doador, será um abuso grosseiro quem não dá sinais de tal dedicação. É em vão afirmar que você não pode enriquecer o Senhor com suas ofertas. Embora, como diz o salmista: "Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.”,mas você pode estendê-lo "Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer." (Sl 16.2,3), e, portanto, uma comparação é retirada entre oblações sagradas e esmolas que agora correspondem às ofertas sob a lei.

Traduzido e adaptado por Silvio Dutra.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Comentário dos livros do Velho Testamento:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Comentário do Novo Testamento:
http://livrono.blogspot.com.br/

Mensagens:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/

Escatologia (tempo do fim):
http://aguardandovj.blogspot.com.br/


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52835


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Amor Fraternal Calvino
Artigos A Bíblia é a Palavra de Deus Calvino
Artigos Chamados para a Santificação Calvino
Artigos Crescendo no Amor Mútuo Calvino
Artigos Orando Muito Dia e Noite Calvino
Artigos O Sentido da Vida Calvino
Artigos Testemunho da Fé e do Amor Calvino
Artigos Ordenados para Vencer as Tribulações Calvino
Artigos O Cuidado Pastoral de Paulo Calvino
Artigos A Preocupação de Paulo com as Igrejas Calvino

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 215.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55791 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54945 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54818 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54725 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última