Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Adolescência e "Envelhecência"
Lúcia Edwiges Narbot Ermetice

Resumo:
Dois tempos distantes na vida, mas que se tocam por alguns pontos em comum...

ADOLESCÊNCIA E “ENVELHECÊNCIA”

Tudo bem, a palavra “envelhecência” não existe. Mas o som de senectude é muito diferente do de adolescência, o contraponto não ia ficar sonoro nem bonito. Já senescência, termo usado em Medicina, iria exigir pesquisa em dicionário e daria muito trabalho a um possível (embora raro) leitor, a quem, por respeito, quis poupar. Mas a ele desde já peço perdão pelo desajeitado e um tanto esdrúxulo neologismo. Prometo usar aspas na aludida palavra.
Feitas as devidas ressalvas, vamos ao que interessa.
As minhas conjecturas de sexagenária caminhando perigosamente e a passos largos para a “envelhecência”, me levaram a refletir sobre estas duas fases, aparentemente tão diversas, da existência do ser humano.
A distância de uma vida as separa, e é esta vida mesma a primeira diferença. Enquanto um tem-na toda à sua frente, o outro a leva à retaguarda. Um vive das esperanças e ilusões do futuro. O outro se apóia na realidade e nas recordações do passado, já agora vestido de dourado pela memória traiçoeira e fantasiosa.
Para um o tempo desliza lento, e a demora para atingir seus objetivos parece grande demais; para o outro o tempo corre numa velocidade inclemente, sem perdão.
O adolescente tem medo do ridículo e necessita da aprovação do grupo para sentir-se adequado. O “envelhecente” já perdeu o medo do ridículo e não precisa mais da aprovação de ninguém. Mesmo porque, muitos dos de sua tribo já se foram e não podem mais reprová-lo nem avalizá-lo.
Se o adolescente quer barulho, movimento, mudanças, o “envelhecente” deseja silêncio, sossego, rotina.
Ambos sonham, porque “envelhecente’ ainda sonha, graças a Deus. A diferença é que os sonhos do adolescente estão todos por realizar e, entre os sonhos do ”envelhecente”, se alguns se realizaram, outros, por impossíveis, foram descartados como roupa velha e só deixaram saudade.
Entretanto, apesar de tantas diferenças, algumas semelhanças os unem.
Na realidade, adolescentes e “envelhecentes” se encontram num limbo.
Um, entre a infância e a vida adulta. Já perdeu o privilégio de fazer as bobagens típicas da criança e ainda não adquiriu o direito de fazer as bobagens do adulto. Precisa provar a todo o instante que já tem juízo, que pensa por si e pode decidir o que deseja.
O “envelhecente” situa-se entre a vida adulta e a velhice propriamente dita, ou a caduquice, segundo alguns. Às vezes já voltou realmente a ser criança, outras é tratado como tal. Precisa provar a todo o instante que ainda tem juízo, que pensa por si e pode decidir o que deseja.
São, pois, adolescência e “envelhecência”, extremos que se tocam tendo de permeio a vida que não cessa de fluir.


Biografia:
Médica, nascida em 11/12/1944, poeta nas horas vagas, quando a inspiração permitir.
Número de vezes que este texto foi lido: 65694


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Rugas Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Poesias À Minha Mãe Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Crônicas Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Poesias Quebrei-me Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Poesias Natal Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Crônicas Falando de Rugas Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Poesias Chuva Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Poesias Partida Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Crônicas Reminiscências Lúcia Edwiges Narbot Ermetice
Poesias Oferenda Inútil Lúcia Edwiges Narbot Ermetice

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 24.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 67998 Visitas
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 67485 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 67084 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 66919 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66895 Visitas
O LIVRO DE JASPER 3 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66855 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 66765 Visitas
A múmia indígena - J. Athayde Paula 66683 Visitas
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66445 Visitas
O alvo - Pedro Vieira Souza Santos 66442 Visitas

Páginas: Próxima Última