Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Torneio de Candidatos(as) do Xadrez 2024 - Final
Vander Roberto

Terminou neste Domingo, 21/04/2024, os Torneios de Candidatos e Candidatas que apontaram o(a) desafiante ao título mundial de Xadrez. No masculino o indiano Gukesh D venceu e no feminino a jogadora chinesa Zhongyi Tan. Enfrentarão respectivamente Ding Liren (China) e Jun Wenjun (China).

O indiano fez 9 pontos em 14 possíveis assim como a chinesa. O torneio foi disputado no Canadá. Gukesh D torna-se o mais novo vencedor do Torneio de Candidatos da história. O mundial de Xadrez masculino será disputado em 14 partidas pensadas e quem liderar o placar fica com o título. Havendo empates haverão tie-break. O mesmo regulamento poderá valer para o feminino. O local e datas ainda não foram definidos em nenhuma modalidade.

Fica claro o domínio da China nos últimos anos com crescimento da Índia. Na modalidade feminina, a China deve reinar até 2026 pois desafiante e a atual campeã são chinesas. Já o chinês Ding Liren poderá ter sua coroa ameaçada contra Gukesh, escola indiana que cresceu nos últimos anos levando três bons jogadores ao Torneio de Candidatos.

Fica claro que o Xadrez mudou de continente saindo da Europa e indo para a Ásia nos últimos anos. A força russa entrou em queda e a Europa parou na produção de grandes jogadores e jogadoras capazes de destronarem os(as) campeões(ãs). O último europeu campeão do mundo foi Magnus Carlsen que recusou jogar o Candidatos (havia abandonado o título mundial). No feminino a última campeã europeia foi Mariya Muzychuk entre 2015/2016. Após isto só a China dominou a modalidade.

Só para curiosidade o Brasil não tem obtido vagas ao Torneio de Candidatas tamanha a distância em nível entre os principais jogadores do mundo nas duas modalidades. Podemos dizer que estamos anos-luz de distância. O Brasil teve em 1979 o 3º melhor jogador do mundo, Mequinho. Hoje não conseguimos nem colocar jogadores(as) entre as 100 primeiras posições do rating da FIDE.

É preciso lembrar que o Mundial nas duas categorias são realizados a cada dois anos e nem sempre foi assim. Há algumas décadas, o título ficava por 4 anos em posse do campeão ou campeã e no passado mais distante, o título muitas vezes nem era colocado em jogo especialmente no masculino dependendo da vontade de campeão em colocá-lo em disputa ou por um boa grana para que o evento ocorresse. Os mundiais devem ocorrer no início de 2025.       

Parabéns ao campeão e à campeã dos dois torneios. Boa sorte nos mundiais.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 75


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O desatre no RS em Maio/2024 Vander Roberto
Artigos 87 anos da morte de Noel Rosa Vander Roberto
Artigos RH ruins e etaristas Vander Roberto
Artigos Definida a final da A4 em 2024 Vander Roberto
Artigos Votuporanguense vence a A3 2024 Vander Roberto
Artigos Começou o Paulista Sub-23 2024 Vander Roberto
Artigos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant Vander Roberto
Artigos Torneio de Candidatos(as) do Xadrez 2024 - Final Vander Roberto
Artigos Grêmio Prudente sobe para A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos Centenário do Juventus da Mooca Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 128.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55110 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54941 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54889 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54813 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54804 Visitas

Páginas: Próxima Última