Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Do homem palito a Annie
DIRCEU DETROZ

Confesso que não li tantos livros assim do Stephen King. Foram dois ou três. Então jamais serei um expert para falar das semelhanças e influências dele nos livros da escritora inglesa C. J. Tudor. Nas entrevistas ela diz que além de devorar os livros de King também lia Agatha Christie. Confesso que de mim por Tudor foi sedução desde a primeira página. A partir do quarto parágrafo conto o motivo.

Lançados pela Editora Intrínseca, “O Homem de Giz”, um dos livros mais vendidos no Brasil em 2018, e “O que Aconteceu com Annie” têm algo em comum. Partindo de um crime, o personagem narra a estória viajando no tempo entre o passado e o presente. Uma tentativa de acertar contas com acontecimentos mal resolvidos.

Em “O Homem de Giz”, um dos temas abordados é religião e aborto. Aquilo que pregamos nas rodinhas e redes sociais raramente fazem parte dos princípios que seguimos no dia a dia das nossas vidas. Já em “O que Aconteceu com Annie”, os fantasmas do sobrenatural chegam para se divertir um pouco. Espero e torço para que Tudor não fique conhecida como a “Stephen King de saias”.

Quarto parágrafo. Como prometi vou contar de que forma C. J. Tudor me seduziu. Não foram as tramas que ela criou. Diria que Tudor é uma especialista em tirar a fina casca que enfeita todos os humanos. É fascinante observar como seríamos sem casca. Se fôssemos corajosos para nos descascar, nos reconheceríamos em muitos personagens dos livros. Isto não é recomendável no mundo real. Que leiam os livros sim.

Seus cenários são sempre sombrios. Dias frios e cinzentos. Fácil para quem mora na Inglaterra. Casas antigas. Parques de diversão abandonados. Minas desativadas de carvão. Escolas soturnas. Cidades pequenas esquecidas e paradas no tempo. Isto até é bem real. Eu moro numa assim.

Descascados, nenhum personagem de Tudor conhece a felicidade. São todos esquisitos e desajustados. Professores e alunos. Os que praticam bullying. Os que sofrem bullying. Alguns adultos são consumidos pelas doenças. Outros pelas bebidas. Todos escondem segredos. Fazendo uma comparação com o bumbum, o livro usa outra palavra, Tudor diz que todos têm segredos. Alguns são mais sujos que outros.

Os personagens de Tudor parecem sempre perdidos. É possível ver uma nuvem negra sobre suas cabeças. É possível ouvir o barulho da corrente arrastando uma bola de ferro quando seus pés caminham. A depressão está nas digitais, nos genes e no DNA. O amor é um completo desconhecido por todos. Um sentimento indesejado

Ler “O Homem de Giz” e “O que Aconteceu com Annie”, é um antídoto contra nos deixarmos ser descascados facilmente. Quando permitimos que nos descasquem, a pergunta sobre Annie poderá se referir a mim ou a você. Só que será real e fatal.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52888


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55020 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54695 Visitas

Páginas: Próxima Última