Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LIBRA E SUAS INCÓGNITAS
DIRCEU DETROZ

Com vergonha, e mais vermelha do que a estrela que simboliza o partido, a presidente Dilma vai privatizar o nosso petróleo. Nos dois governos de Lula, a palavra privatização era sinônima de abominação Rendeu alguns milhões de votos. Agora é o futuro. Finalmente o Partido dos Trabalhadores acordou. Antes tarde do que nunca.

Outra das coisas que a presidente Dilma não sonharia em ter de fazer é chamar o exército para proteger o leilão. Será que o governo passou a duvidar da capacidade das nossas polícias?

Proteger de quem? Exatamente de uma massa retrógrada, que ajudou tanto nas eleições de Lula, como na eleição Dilma Rousseff. Massa crente de que somos uma ilha de prosperidade. Que podemos tudo, e não precisamos de ninguém. Que não despertou para o mundo globalizado. Que ainda se espanta com a espionagem. Ou pior. Não é nada disso. Estão lá porque virou moda protestar. Aparecer na TV.

Neste momento, o Campo de Libra na Bacia de Santos, traz mais incógnitas do que certezas. Mostra uma incapacidade da Petrobras, e a necessidade dos chineses por combustíveis. Em qualquer país de primeiro mundo, o Pré-sal, seria visto como riquezas futuras garantidas. Infelizmente no Brasil, nada é garantido nem no dia de amanhã. Do futuro então...

Desde que eu me sentei nos bancos escolares há meio século, venho escutando a mesma ladainha. O Brasil é um país em desenvolvimento. Mais incrível ainda, é descobrir que não conseguimos sair do lugar esse tempo todo. Qualquer espirro que o mundo dá, somos contaminados. Pegamos resfriado.

Na era da degradação ambiental e da procura por energia limpa, estaremos sentados sobre petróleo pelas próximas três décadas. Em sociedade com os maiores poluidores.

Alguns afirmam que o Pré-sal será a nossa porta de entrada no primeiro mundo. Um mundo que depois de tantas crises financeiras deixou de ser tão atraente como no passado. Mesmo assim, ainda corremos o risco de olhar muito para a casa do vizinho, e esquecer-se de consertar a nossa.

Estima-se que nos próximos trinta anos, 270 bilhões das riquezas do Pré-sal serão investidos na educação e saúde dos brasileiros. É bastante dinheiro. Porém, se a lógica e a matemática da corrupção não mudarem até lá, a equação será muito diferente. Hoje, para cada dez reais aplicados, quatro reais são desviados. Façam as contas!

Devemos ser otimistas com o futuro. No Brasil, nem sempre é fácil. Ainda mais, quando vemos o crime organizado se instalando no país como um poder paralelo. Ou quando imaginamos que os mascarados de hoje, serão os políticos de amanhã.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 1021 até 1024 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Sem Distinção de Pessoas - Silvio Dutra 52819 Visitas
UM FACHO DE LUZ QUE MODIFICA A PAISAGEM - Alexsandre Soares de Lima 52819 Visitas
ACONCHEGO - Alexsandre Soares de Lima 52819 Visitas
POR EU SER FELIZ - Alexsandre Soares de Lima 52819 Visitas
FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA MÃE, MULHER DE DEUS - Alexsandre Soares de Lima 52819 Visitas
O CORAÇÃO TRAUMATIZADO - Alexsandre Soares de Lima 52819 Visitas
DO INSTANTE À ETERNIDADE - Alexsandre Soares de Lima 52819 Visitas
MUITOS DIZEM QUE SOU HOMEM DE SORTE - Alexsandre Soares de Lima 52819 Visitas
CONSTERNAÇÃO - FRANCISCO MEDEIROS QUARTA 52819 Visitas
Eu Quero Ser - anônimo 52819 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última