Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O dia que eu quis ser puta
Eduarda Lima

Eu, no auge dos meus 8 anos, já era uma criança impregnada do machismo que a sociedade e a família tratam de enfiar guela abaixo logo que a gente nasce. Era aquela menina meiga, tímida e educada, que todas as pessoas elogiavam pelo comportamento exemplar. Comportamento esse somente esperado de meninas, lógico. Até que, um dia, entrou uma menina nova na minha sala, e a coitada logo foi taxada por todos, incluindo eu, de “puta” (não, naquela época nem ela nem ninguém ainda sequer beijava na boca). Essa menina, que vou chamar de J., era extrovertida, alegre, expansiva, segura, audaciosa, vivia rodeada de gente. Ou seja, tudo que eu queria ser e nem sabia que podia. Então, um dia, simplesmente decidi que iria ser puta também. Automaticamente, me vesti da cabeça aos pés de toda auto estima, audácia, alegria e sociabilidade que eu pude, me sentindo a menina mais linda e legal do mundo, tentando chegar o mais perto possível do que J. era.
Lembro do dia em que quis ser puta como um dos mais libertadores da minha infância. Lá, na terceira série, eu já tinha descoberto que, na nossa cultura machista e misógina, ser considerada puta significava ser tudo o que não querem que a gente seja: livres, donas de si, empoderadas. Se eu posso dar um conselho a todas as meninas e mulheres esse conselho certamente é, sejam como a J.! Sejam putas, sejam rebeldes, sejam tudo aquilo que te dizem para não ser.


Biografia:
Eduarda Lima, 22 anos. Estudante de Letras na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Escreve crônicas, poemas e diários desde a infância.
Número de vezes que este texto foi lido: 52832


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O "mito" e a banalidade do mal Eduarda Lima
Crônicas Viado é um animal Eduarda Lima
Crônicas O dia que eu quis ser puta Eduarda Lima
Crônicas Sobre nariz e sexualidade: uma crônica LGBT Eduarda Lima


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54051 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54017 Visitas
Desabafo - 54010 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53976 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53959 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53949 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53932 Visitas
A menina e o desenho - 53901 Visitas
sei quem sou? - 53868 Visitas
MENINA - 53863 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última