Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Novos líderes, novas lideranças
A oportunidade de aprendizado no novo conceito
Jadiel Guerra

Resumo:
Ser líder não é ser o (a) chefe, ou tomar decisões, ou comandar, ou ter autoridade, ou ser responsável por uma equipe ou tarefa. É muito mais interessante e mais importante que essas velhas atribuições.

O termo liderança ou líder são constantemente discutidos e comentados no interior das organizações, porque é sem dúvida um tema muito importante no processo corporativo de gestão de pessoas. Existe a liderança no setor, no quesito qualidade, na quantidade, sustentabilidade, indústria, comunidade, no setor social e político. Normalmente quando se fala em líderes, refere-se a pessoas em posição de tomada de decisão, em cargos de chefia ou responsáveis por equipes. Chamamos a sua atenção, no entanto para um outro tipo de liderança que não necessariamente é o chefe. Trata-se daquele funcionário que tem uma influência muito positiva sobre os colegas e que faz as coisas positivas acontecerem no seu trabalho. Em outras palavras é como se diz no popular, um líder nato. Só existem líderes natos ? Não é possível desenvolver ? Dizem que os chefes que permitem ou que facilitam a ação destes líderes na busca de objetivos comuns de melhorias são os melhores ou os verdadeiros líderes. Isto é verdade porque todos nós temos de alguma forma alguns atributos de liderança que nos permite exercer as nossas atividades com competência e facilidade sem a necessidade de comandar pessoas, exercer autoridade ou obrigá-las a fazer por conta do vínculo do emprego. Esta capacidade deve ser explorada porque com toda certeza ao desenvolver a boa forma de relacionamento com a equipe, há uma imposição natural da liderança pelo respeito e admiração. Nunca será pelo medo ou ameaça. Os bons líderes convencem os colegas para a ação, demonstram espírito de equipe e oferecem sugestões ao trabalho. Eles são respeitados por esta capacidade e quando há respeito há cumplicidade e quando há cumplicidade há união e força conjunta. A equipe é campeã porque o líder ajuda a torná-la vencedora. É neste conceito que existe uma excelente oportunidade de aprendizado e de desenvolvimento profissional tanto no lado pessoal quanto da equipe. Primeiramente porque ninguém consegue aprender ou fazer nada sozinho, estamos sempre precisando da equipe para acontecer ou passar a informação e em segundo lugar, a humildade de procurar servir e aprender com os outros é uma virtude de crescimento do conhecimento e da competência. Estas coisas são ensinadas e experimentadas no ambiente de trabalho por isso o melhor local para desenvolver o espírito de líder é exatamente junto a sua equipe. Pense nisso.


Biografia:
Coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente na Central Globo de Produção - TV GLOBO - RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 52893


Outros títulos do mesmo autor

Corporativo Novos líderes, novas lideranças Jadiel Guerra
Corporativo O Empreendedor Jadiel Guerra


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 Entre meias e gravatas - Rafael da Silva Claro 1 Visitas

Páginas: Primeira Anterior