Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ENSINO DA EMPATIA NO ÂMBITO ESCOLAR
A EMPATIA COMO HABILIDADE SOCIOEMOCIONAL
MARIÉLI SILVA MIRANDA

O Ensino da Empatia no Âmbito Escolar

Mariéli Silva Miranda


Estamos vivendo em pleno século XXI, onde nosso cotidiano é marcado por constantes transformações e inovações tecnológicas que têm influenciado direta ou indiretamente na formação do sujeito e sua atuação na sociedade. No entanto, esta vida moderna vêm revolucionando muitos dos nossos hábitos e dando lugar à construção de novos conceitos e formas de sobrevivência.
Desta forma, não se pode negar que a tecnologia ocasionou um grande avanço para a humanidade, pois possibilitou uma vida tanto mais prática e segura. Por outro lado, quando esta é usada de forma inadequada pode se tornar uma grande ameaça para as futuras gerações.
Nos dias atuais, o acesso à informação inicia desde a mais tenra idade e perdura ao longo da vida, constituindo a infância em uma fase marcada pela ansiedade, estresse, irritação, pensamento acelerado, isolamento, desinteresse, dentre outros. Tudo isto está refletindo no ambiente familiar, social e escolar, pois as crianças estão perdendo o encantamento e a prática dos valores que são essenciais à nossa existência.
Estamos diante de gerações cada vez mais agitadas e egocêntricas que, na maioria das vezes, não conseguem entender seus próprios anseios e aflições e sequer os dos outros, ocasionando assim muitos atritos e estranhamentos. Nos âmbitos escolares, é comum percebermos estudantes desmotivados em suas aprendizagens, com baixos rendimentos e dificuldades de integração na coletividade.
Estes, quando contrariados reagem de forma negativa e por vezes agressiva, tornando a convivência conflituosa e maçante. Neste contexto, cabe a nós educadores a complexa tarefa de buscar inovações para reinventarmos nossa prática educativa, de modo a engajar este público que têm se tornando muito exigente e desafiador.
É aí que destaco a importância do ensino da empatia nos espaços educativos, uma vez que ela pressupõe o desenvolvimento da percepção da condição ou estado de outra pessoa, através da apropriação de seus sentimentos e anseios para melhor compreende – la. Para tal, faz – se necessário idealizarmos nas mesmas circunstâncias em que outro se encontra, pois só assim passaremos a entender suas ações e reações.
Tal capacidade pode ser desenvolvida de forma prazerosa e divertida, através dos jogos e brincadeiras que compõem o ensino lúdico. Esta proposta de ensino possibilita um aprendizado muito dinâmico e eficaz, permitindo os educandos expressarem - se naturalmente em situações que se assemelham ao seu cotidiano e, posteriormente, estruturando suas capacidades mentais para apropriar – se dos conhecimentos sistemáticos e aplica – los na realidade.
No entanto, é de suma importância que a empatia seja ensinada ao longo da existência humana e não somente em etapas específicas de escolaridade, dado que, ao incentivarmos um indivíduo a perceber o outro, possibilitaremos – lhe a construção de uma visão profunda sobre o mundo que o cerca e a consciência de suas capacidades para transformá -lo.
A cada situação cotidiana podemos ir aprimorando nossas habilidades socioemocionais e formando sujeitos críticos, reflexivos e compreensivos na sua individualidade como também na totalidade. Portanto, que possamos não só ensinar como também aprender que a evoluímos na medida em que nos compreendermos como seres sensíveis que necessitamos uns dos outros para nossa existência ter sentido.







Este texto é administrado por: Marieli silva Miranda
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O ENSINO DA EMPATIA NO ÂMBITO ESCOLAR MARIÉLI SILVA MIRANDA


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54766 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última