Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As dificuldades para o aumento da doação de órgãos no Brasil
Flora Fernweh

De acordo com Hipócrates, considerado o pai da medicina, antes de curar um ser humano, é fundamental questioná-lo sobre sua disposição em renunciar aquilo que o fez adoecer. De modo análogo, antes da decisão de tornar-se um doador de órgãos, faz-se imprescindível a informação acerca da questão, a realização de exames e o diálogo com familiares, pois tornar-se fornecedor de órgãos é uma atividade que exige responsabilidade, entretanto em muitos casos, não é atendida com a devida seriedade e com as medidas autorizadas.
     Apesar do estereótipo da ilegalidade que permeia os desafios e impedimentos relacionados à doação de órgãos em solo brasileiro, os impasses desse fenômeno abrangem outras esferas, como a econômica, a científica e a familiar. Segundo dados de uma pesquisa divulgada em 2018 pelo Ministério da Saúde, o número absoluto de doadores cresceu nos últimos anos, contudo, a infraestrutura e as medidas de segurança não acompanham essa evolução. A facilidade de acesso proporcionada pelo comércio virtual, a possibilidade de lucro rápido e a lei da oferta e procura são alguns dos fatores que explicam a ascensão de um mercado de órgãos cuja preocupação com a saúde e com a ética é em geral pouco difundida, em detrimento de uma atividade fraterna e voluntária de doação.
     É nítida a procura incessante por órgãos, essa realidade pode ser observada principalmente nas camadas menos abastadas da população brasileira que dependem de órgãos para ter sua saúde restabelecida, porém não dispõem de recursos para arcar com os elevados custos de uma córnea, por exemplo. A doação de órgãos é ainda uma promoção de sáude que se concentra nos grandes centros urbanos, a falta de equipamentos, financiamento e até mesmo de disposição por parte de instâncias governamentais são obstáculos que impedem a reversão desse quadro. Além disso, pode-se citar o preconceito inerente à doação, que é fruto da desinformação e da falta de incentivo através de projetos de conscientização.
     Diante de tantas barreiras existentes na busca pelo maior alcance da doação de órgãos no Brasil, é essencial que o Ministério da Saúde aliado a instituições de pesquisa como a Fiocruz e aos órgãos regionais responsáveis pelo atendimento à população, busquem alternativas que desmistifiquem a doação de órgãos, promovendo uma acessibilidade eficaz por parte de todos os setores populacionais por meio da adequação de hospitais e postos de saúde ao exercício da doação, com o intuito de atrair um contingente mais expressivo de doadores, cientes de que fazem a diferença, garantindo a segurança e sua integridade.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52843


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Lágrimas em minha janela Flora Fernweh
Contos Homens da Noite Flora Fernweh
Poesias Rio de Janeiro Flora Fernweh
Poesias Me procuro Flora Fernweh
Poesias Definição de amor Flora Fernweh
Resenhas O barco das crianças - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Arte como terapia - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas O profeta, de Khalil Gibran - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas As coisas que você só vê quando desacelera- impressões Flora Fernweh
Resenhas O império e os novos bárbaros - impressões pessoais Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54455 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54244 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54147 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54129 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54048 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53942 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última