Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Importância da Lateralidade
Nas aulas de Educação Física
Aline DalLago

Resumo:
A Educação Física escolar é de suma importância para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo, social e integral dos alunos. Desperta o interesse em envolver-se com atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos.
A Educação Física na fase pré escolar auxilia a criança na aquisição e aperfeiçoamento das suas habilidades motoras, contribuindo assim, para um melhor domínio de seu corpo em diferentes posturas (estáticos e dinâmicos) e a locomoção (andar, correr, saltar), auxiliando com base para o desenvolvimento das habilidades globais e finas, contribuindo para o melhoramento da sua coordenação e de seus movimentos no futuro. (Caetano et al. 2005).

A Educação Física escolar é de suma importância para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo, social e integral dos alunos. Desperta o interesse em envolver-se com atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos.
Segundo Le Boulch (2001, p.63): “É de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso na escola.
Ferreira (2007) aponta a importância da Educação Física como um instrumento facilitador da aprendizagem em suas diversas dimensões, sendo elas cognitivas, afetivas, sociais e motoras.
Nota-se que a psicomotricidade é uma das ferramentas utilizadas nas aulas de Educação Física, pois, ela auxilia a desenvolver e proporcionar o conhecimento das crianças através do movimento pelas atividades motoras sendo elas de formas lúdicas, atraentes e dinâmicas. Dentre as diversas áreas que a psicomotricidade trabalha no seu desenvolvimento, temos a lateralidade que ajuda no deslocamento, na orientação na direção de direita e esquerda, dentre outras habilidades.
Conforme Rosa Neto (2002, p.24): “A lateralidade está em função de um predomínio que outorga a um dos dois hemisférios a iniciativa da organização do ato motor.”
Ou seja, a preferência da utilização de uma das partes do corpo como mão, olho, ouvido e pernas sejam elas esquerda ou direta. Os aspetos da lateralidade tem sua extrema influência no desenvolvimento de aprendizagem do aluno.
A lateralidade é definida naturalmente durante o crescimento, podendo ser determinada através de fatores sociais como a escola (ALVES, 2007)
A lateralidade pode ser classificada em quatro tipos, de acordo com Rosa Neto (2013, p.865).
- Lateralidade Cruzada:quando a criança tem uma discordância na utilização de uma dessas partes por exemplo: escreve com a mão direita e chuta com o pé esquerdo.
- Lateralidade Indefinida: não está definido o domínio do lado esquerdo ou direito.
- Lateralidade Sinistro Completo: a criança tem total domínio do lado esquerdo do corpo.
Lateralidade Destro Completo: escreve com a mão direita e chuta com a perna esquerda.
A partir dos três anos de idade já está clara essa preferência lateral, pois o controle postural e dos movimentos superiores estão estabelecidos. A criança estabelece sua lateralização entre os 6 e 7 anos, prevalecendo um dos lados do corpo que está ligado a fatores múltiplos e combinado. (CORBETTA, 1999; PAZIN et al, 2006).
     A Educação Física na fase pré escolar auxilia a criança na aquisição e aperfeiçoamento das suas habilidades motoras, contribuindo assim, para um melhor domínio de seu corpo em diferentes posturas (estáticos e dinâmicos) e a locomoção (andar, correr, saltar), auxiliando com base para o desenvolvimento das habilidades globais e finas, contribuindo para o melhoramento da sua coordenação e de seus movimentos no futuro. (Caetano et al. 2005).
O professor de Educação Física tem como um dos instrumentos de trabalho o movimento humano, cabendo então a ele trabalhar com mais ênfase a lateralidade, de acordo com o estágio que seus alunos irão estão.


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 53090


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Importância da Lateralidade Aline DalLago
Artigos O papel do gestor frente à comunidade Aline DalLago


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55026 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54908 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54802 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54705 Visitas

Páginas: Próxima Última