Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Matemática na Ponta do Pé
Expressões Algébricas com Numeração de Calçados
Patricia da Cruz de Lima Sales

Resumo:
Este projeto, destinado a estudantes do 8º e 9º ano, tem como objetivo tornar a álgebra mais significativa ao mostrar sua aplicação no cotidiano, especialmente por meio da numeração de calçados em contextos de comércio e produção.

Muitos estudantes demonstram dificuldade em compreender a utilidade da álgebra, especialmente no que diz respeito às expressões algébricas, por considerá-las abstratas e desconectadas da realidade. Segundo Moura (2004), essa dificuldade pode ser superada quando os conteúdos são apresentados em contextos significativos e próximos ao cotidiano dos alunos. Nesse sentido, este projeto propõe explorar as expressões algébricas por meio de uma temática familiar: a numeração de calçados.
A escolha do tema se justifica por sua presença em situações práticas como comércio, produção, consumo e conversão de medidas internacionais. A proposta é tornar a matemática mais acessível e atrativa, conforme defendido por Dante (2016), transformando o aprendizado em uma experiência prática e contextualizada. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também reforça a importância de trabalhar a matemática em contextos reais, a fim de desenvolver competências como o raciocínio lógico e a resolução de problemas (BRASIL, 2018).
A proposta tem como principais objetivos:
Utilizar expressões algébricas para resolver problemas envolvendo a numeração de calçados;
Compreender como a matemática está presente em situações comerciais e de conversão de medidas;
Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas do cotidiano;
Compreender e construir expressões algébricas simples;
Aplicar a álgebra em contextos reais, como comércio e produção de calçados;
Relacionar diferentes sistemas de numeração de calçados (Brasil, Estados Unidos e Europa).
A proposta pedagógica parte da simulação de uma situação-problema envolvendo uma fábrica de calçados que precisa organizar sua produção com base na demanda por diferentes numerações e atender pedidos internacionais. A atividade proporciona uma integração entre a álgebra e o cotidiano, alinhando-se às diretrizes da BNCC (BRASIL, 2018) e às propostas de investigação matemática de Ponte, Brocardo e Oliveira (2003).
As atividades seguem a proposta de resolução de problemas contextualizados, promovendo a aplicação prática dos conceitos matemáticos.
A proposta será desenvolvida de forma colaborativa, com atividades em grupo, promovendo a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. As etapas incluem:
Medição do pé dos colegas para estimar o número do calçado;
Divisão dos alunos em grupos;
Criação de uma loja fictícia de calçados;
Escolha de três tamanhos distintos (ex: 35, 38 e 40);
Construção de expressões algébricas representando o custo de produção ou venda;
Conversão das numerações para outros sistemas (americano ou europeu);
Apresentação dos resultados em cartazes, slides ou vídeos.
Espera-se que, ao final dessa proposta, os alunos:
Desenvolvam uma compreensão mais sólida sobre expressões algébricas;
Percebam a utilidade prática da matemática em contextos reais;
Sintam-se mais motivados a aprender por meio de abordagens significativas;
Aprimorem a criatividade, a colaboração e a capacidade de comunicação matemática.



Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 107


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Entre Gritos e Lágrimas Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Trabalho em Equipe e Aplicações da Matemática Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Sala de Leitura: Um Espaço de Descoberta e Prazer Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Matemática na Ponta do Pé Patricia da Cruz de Lima Sales
Artigos Cores em Movimento Patricia da Cruz de Lima Sales


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63347 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63317 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63166 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63111 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63104 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63081 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63004 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62982 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62875 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62871 Visitas

Páginas: Próxima Última