Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Proposta de emenda à Constituição (PEC)
Isadora Welzel

O art. 60 da Constituição Federal inicialmente dispõe sobre as prerrogativas para a elaboração de emendas à Constituição, sendo que a Lei Maior é clara no sentido de que não se pode aprovar emendas em situações excpecionais, como em estado de sítio, de defesa ou de intervenção federal. A proposta, contudo, é passível de deliberação nas casas legislativas, ficando vedada expressamente apenas a aprovação de emenda enquanto durar o período de exceção.

É uma questão doutrinariamente discutida, e utilizando-se da abordagem do constitucionalista Pedro Lenza em seu Curso de Direito Constitucional Esquematizado, aliado a outros entendimentos, observa-se que ao decretar situação de excepcionalidade, o Presidente da República deve justificar as suas razões em um parecer remetido ao Legislativo, ou no caso de sítio, o Legislativo autoriza que o chefe do Executiva possa decretá-lo. Identifica-se igualmente por entendimento jurisprudencial que a deliberação não é suspensa, e enquanto ela ocorre, realiza-se um controle político e constitucionalidade pela Câmara e pelo Senado, sendo matéria de sua atribuição.

Pensemos na seguinte situação: após decretação de intervenção federal, o presidente da República decide suspendê-la por um curto período a fim de que o plenário do Senado pudesse deliberar sobre determinada PEC. Neste ínterim, pode-se dizer que a proposta de emenda atende aos critérios de constitucionalidade? Entendendo-se por uma interpretação literal da CF/1988, é possível assumir a tese de estaria adequada ao texto da Lei, ainda que devam ser considerados outros aspectos adjacentes ao debate entre a deliberação, a aprovação e as suas respectivas distinções na dinâmica entre os poderes. Por outro lado, seria flagrantemente inconstitucional a sua aprovação em um estado excepcional, o qual, por sua natureza, apresentam singularidades que recaem no debate sobre a constitucionalidade das emendas, sendo em todo o caso, permitida a discussão e as votações, por força das competências políticas e da abertura às divergências quanto à confecção da espécie legislativa.

Disciplina: Direito Constitucional II


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61668


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Análise do filme: O Nome da Rosa Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: O Estado e Seus Inimigos Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: Fundamentos do Direito Isadora Welzel
Resenhas Resenha: Mitologias Jurídicas da Modernidade Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: Direito Penal na Grécia Antiga Isadora Welzel
Artigos Positivismo jurídico: Hans Kelsen e Norberto Bobbio Isadora Welzel
Artigos Ciência do direito positivo e ciência do direito justo Isadora Welzel
Artigos O Direito conforme os pensadores contratualistas Isadora Welzel
Artigos A elaboração das leis e a liberdade em Kant Isadora Welzel
Artigos Diferenças entre Locke e Rousseau Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 161 até 170 de um total de 172.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
John Lennon no céu com diamantes - Nelson Marzullo Tangerini 62099 Visitas
TRIBUTO AO SENTIMENTO MAIS ENCANTADOR DE TODOS: - HEDILBERTO FERREIRA DE ABREU 62099 Visitas
REPRESSÃO E ESCAPISMO - Tércio Sthal 62098 Visitas
Lágrimas em minha janela - Flora Fernweh 62098 Visitas
AMOR - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62098 Visitas
SADAM HUSSEIN foi condenado, BUSH agora é um Herói... - OLHOS VIGILANTES 62098 Visitas
A Chegada - José Ernesto Kappel 62098 Visitas
Confuso, Muito Confuso - José Ernesto Kappel 62098 Visitas
“GESTALT”, CONTO DE HILDA HILST: - Flávio Henrique Menezes da Silva 62097 Visitas
O Último Horizonte - Giulio Romeo 62096 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última