Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A poética feminina
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Antologia poética de escritoras brasileiras e estrangeiras.

Ao estudar na UNEB em Alagoinhas, conheci muitos escritores e escritoras talentosas. Uma delas é a poetisa Janaína Silva, minha colega de curso. Ela havia sido uma das 102 autoras selecionadas no Prêmio Internacional Mulheres das Letras, promovido pela Litere-se. Jovem editora carioca com um belo trabalho sendo realizado na produção e divulgação de escritoras no país.
O livro foi financiado pelo Catarse em 2020. A campanha Tudo ou Nada estava orçada em R$ 7.900, mas teve 222 apoiadores. No fim, arrecadou R$ 11.521, com recompensas de metas estendidas. A minha recompensa selecionada foi uma edição em capa dura. Esses números impressionam e revelam a demanda crescente por uma literatura mais representativa e que traga novos discursos em relação as mulheres.
Devido a pandemia de COVID-19, o livro demorou a sair um pouco mais, mas aguardei pacientemente. Quem estava ansiosa mesmo era a Janaína Silva, nem discordo, também estaria. Quando o livro chegou as minhas mãos, fiquei contente com o projeto gráfico: mais de 100 poetisas, de seis países diferentes, em mais de 270 páginas de papel offwhite. A capa foi ilustrativa da representatividade e pluralidade feminina.
Como toda coletânea, os poemas e prosas poéticas aqui escritas agradaram em diversos níveis. Considerei os poemas melhores que as prosas poéticas, principalmente aqueles de versos livres e soltos. Houve até mesmo a presença de algumas crônicas e microcontos, a esses últimos, ficaram muito deslocados na obra. Seria melhor deixar apenas os poemas nas suas diversas formas e métricas.
Como dito antes, há uma multiplicidade de mulheres aqui! De variadas idades, identidade sexuais, classes social e ideologias políticas. Essa é a graça das coletâneas, reunir o que de universal a humanidade oferece: a diversidade. Alguns desses poemas me fizeram repensar muitas questões em relação as mulheres. Foi um mergulho no universo feminino, prazeroso e intenso.
Recomendo o livro por vários motivos, mas definiria um: mulheres falando com sua própria voz. Um coro de diversos timbres e entonações. Demonstraram força, sensibilidade e uma capacidade de mexer com a percepção do leitor de modo criativo. Superou minhas expectativas. Será um pecado não dividir essa experiência de leitura com os que me acompanham. Sinceramente, não sei onde os leitores e leitoras podem adquirir, mas se tiverem oportunidade de ler, não a perca.


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 61799


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Uma mão sempre arruma uma boa luva Caliel Alves dos Santos
Resenhas Bem-vindo ao Mundo Fantástico Caliel Alves dos Santos
Resenhas Literatura eletrizante! Caliel Alves dos Santos
Resenhas Eternas aventuras de meninos Caliel Alves dos Santos
Resenhas A nova onda cyberpunk Caliel Alves dos Santos
Resenhas Costurando as lembranças de uma vida Caliel Alves dos Santos
Resenhas Um pequeno livro de grandes coisas Caliel Alves dos Santos
Resenhas O olho que tudo vê Caliel Alves dos Santos
Resenhas A gênese do caos Caliel Alves dos Santos
Artigos Monstro verde à espreita Caliel Alves dos Santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 71 até 80 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
O Formigueiro Humano - O Tombo - Luiz Moreira 62258 Visitas
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62255 Visitas
Desabafo - 62254 Visitas
Decadência - Marcos Loures 62251 Visitas
As três verdades - Paulo R Rezende 62251 Visitas
SEM TÍTULO - Essondro Juniel 62248 Visitas
Ataraxia e a utilização no cotidiano - Giulio Romeo 62242 Visitas
Volta e meia - Sergio Ricardo Costa 62241 Visitas
A ultima letra - Kelen Cristine N Pinto 62240 Visitas
Vivo com.. - 62239 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última