Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CONVERSA DE FUTEBOL
Jonas B. Vasconcelos

CONVERSA DE FUTEBOL
Cap. 1
O Maracanã, se chama estádio Mário Filho - em homenagem ao jornalista, e escritor Mário Leite Rodrigues Filho, irmão do célebre Nelson Rodrigues.
O livro 'O NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO' Mário Filho nos relata a trajetória desse esporte que virou paixão e fenômeno nacional. É o futebol o esporte com maior número de adeptos e visibilidade no mundo.
Ele checou ao Brasil 6 anos após a abolição da escravatura. É possível se imaginar as diferenças existentes entre as classes sociais naquele tempo. A distância que separava as elites das camadas mais pobres e o desequilíbrio que envolvia o Brasil da 1.ª república.
Uma república liberal onde se entendia que o estado não tinha que se envolver em questões sociais e principalmente se fosse com negro regresso da escravidão. Um século de escravidão e sem nenhum interesse do estado em inserir o negro na sociedade. Reprime a sua cultura e marginaliza a prática da capoeira, da religião afro brasileira e do samba. Exime se de prover o ensino público a esses negros, estabelecendo uma verdadeira exclusão social. Esse é o cenário da chegada do futebol no País. Nesse contesto iniciamos os primeiros passos do futebol no Brasil com Oscar Cox no Rio de Janeiro, e Charles Miller, em São Paulo. Começa o futebol das elites.
A história do nosso futebol tem o protagonismo de jovens estudantes de boas famílias que vão estudar na Europa e retornam com a novidade de um esporte europeu, com eles trazem a bola e as regras para sua prática.' The Football Association' como se chamava.
*** ***                      *** ***
Autor Jonas Vasconcelos
0 comentário
Escreva um comentário…
Jonas Vasconcelos


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 65759


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas ÁGUA E FOGO.. Jonas B. Vasconcelos
Contos UMA ESCADA INFINITA....... Jonas B. Vasconcelos
Crônicas ORGULHO Jonas B. Vasconcelos
Crônicas O Canteiro Jonas B. Vasconcelos
Crônicas OUÇO DEUS. Jonas B. Vasconcelos
Contos HISTÓRIA DE SUPERAÇAO._Final Jonas B. Vasconcelos
Contos História de Superação Jonas B. Vasconcelos
Contos O Asilo. Jonas B. Vasconcelos
Contos História de Superação Jonas B. Vasconcelos
Crônicas Haverá Falsos Cristos e Falsos Profetas. Jonas B. Vasconcelos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 57.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66472 Visitas
Abestado - Roberto Machado Godinho 66467 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66441 Visitas
Faça alguém feliz - 66410 Visitas
Talvez - Mayra Alcione Musa Fonseca 66388 Visitas
Óh, Senhor! - katialimma 66356 Visitas
INCLUSÃO DA LIBRAS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Michela Aparecida Biltge 66342 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 66334 Visitas
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 66314 Visitas
Esporte Clube - Helio Valim 66304 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última