Login
Editora
|
|
Texto selecionado
Brota a vida para quem semeia vida |
arletesalante@gmail.com |
Resumo: vida brota e se renova a cada dia. Busque enxergar em si os próprios caminhos para autorrealização. |
Quando brotam as ideias, brotam os projetos.
Uma imagem de início, um flash, uma intuição que pulsa e toma forma dentro de si. Assim nascem as realizações, com breves imagens internas e, como as plantas, as ideias precisam ser regadas, cuidadas, cultivadas, mas sem obsessão! Dão trabalho, solicitam empenho e dedicação para chegar à completude. Seguem o processo natural do tempo e do amadurecimento das fases.
Assim também são as pessoas ao seguir o próprio projeto existencial, ao conseguir, antes de tudo, a máxima fidelidade a si mesmas, pagando o preço de abrir mão do que é cômodo para conquistar e realizar seus sonhos. O comodismo é um limitador das realizações.
Realizar-se ou não é uma escolha de cada um. No entanto, para quem quer mais da vida é uma obrigação, porque o projeto que a existência proporciona tem um tempo finito no plano terreno. Cumprir bem a existência é lapidar os dons recebidos e torná-los serviço a quem precisa ou deseja deles se beneficiar. É saber que é necessário servir ao próximo, servir aos outros a partir do que se tem de melhor. É a oportunidade em ser útil à vida e, assim, fazer valer esta passagem.
O filósofo Parmênides afirmava: “O Ser é, o não ser não é”.
Então, somos pelo que realizamos na medida da nossa essência a nós mesmos, pela força da vida intrínseca a cada um.
Não realizar a existência é deixar passar a oportunidade única e exclusiva de ser. Ou nos tornamos o que somos ou não existimos nem para nós mesmos, simples assim!
É preciso ter a percepção das possibilidades, saber ler a cada momento os caminhos cultivados que levam aos frutos. Não basta a obstinação que cega, mas a clareza dos melhores caminhos, do conhecimento necessário e das pessoas.
A vida brota e se renova a cada dia. Busque enxergar em si os próprios caminhos para autorrealização. O que brota em você favorece aos outros. Seus projetos são únicos e exclusivos e prestam serviço às pessoas.
Atenção às frustrações, raivas, crises de mal humor e crítica aos outros. Busque se conhecer, busque saber o que é sagrado e verdadeiro para você, o que te faz alegre, vencedor, o que te põe em paz com a vida, onde é verdadeiramente útil. Busque o que brota de você e responsabilize-se com a sua vida, amanhã é resultado de hoje!
Parabéns a tod@s que encaram ser quem realmente são e por isso contribuem para uma sociedade melhor! Feliz 2021!
Assista o vídeo do artigo no Canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=B3G9F2Ep0G8&t=9s
Psicóloga Arlete Salante
CRP 07/22612
www.arletesalantepsicologia.com.br
arletesalante@gmail.com
|
Biografia: Vivo o poder transformador da Psicologia na vida das pessoas promovendo o desenvolvimento humano. Fui viver em Brasília (DF), em 2001, e lá fiquei por 14 anos, deixando de ser apenas gaúcha para me tornar brasileira. No contato diário com pessoas de todos os estados, além de muitos estrangeiros, alarguei minha cultura, ampliei e enriqueci minha visão de Brasil, de mundo, de sociedade, de Psicologia, de economia, da política, e do funcionamento dos meios de comunicação de massa.
Fui consultora da FGV (RJ) atuando com profissionais de diversos órgãos do Governo Federal e, com o olhar da Psicologia, enxerguei o Brasil por dentro, além das aparências e cargos. Aprendi muito, me capacitei como profissional na experiência prática de longas jornadas de trabalho, sempre embasada por estudo contínuo, especializações e cursos.
Abri meu Consultório de Psicologia que se tornou a Espaço Clínico, uma clínica de Psicologia com equipe de psicólogas especializadas em atendimento clínico. Assim, tive minha experiência de gestora, dividindo meu tempo entre psicoterapia, eventos da clínica, liderar a equipe e administrar o meu negócio que, por sucesso, foi vendido.
Era hora de mudar e, em 2010, fui trabalhar na Câmara dos Deputados para o desenvolvimento humano por meio de projetos nacionais relevantes aos brasileiros, como o Marco Legal da Primeira Infância e a política sobre drogas. Trabalhei com líderes políticos e aprendi na prática a psicologia da liderança em ação.
Em 2014, retornei ao RS, transferi parte das minhas atribuições, intensifiquei novamente minha atuação como Psicoterapeuta e Consultora. Tornei-me docente de graduação e de pós-graduação. Assino uma coluna semanal no jornal local, chamada de Psicologia na Prática, que mantive por dois anos. Hoje, sou coautora em três livros de publicação nacional.
Ministro palestras e cursos, atuo em consultoria empresarial, grupos de mulheres e sou doutoranda em Psicologia. Pesquiso a subjetividade feminina a partir da Psicanálise de Gênero, recentemente desenvolvida na Argentina, o que permite novos e libertadores olhares para a condição psicológica das mulheres. Você encontra mais sobre meu trabalho e publicações no site: www.arletesalantepsicologia.com.br
|
Número de vezes que este texto foi lido: 61648 |
Outros títulos do mesmo autor
Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.
|
|
|
Textos mais lidos
|