Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TOCO E TOTÓ
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE OS CAMPOS DE PLANTAÇÕES DE FRUTAS DA FAZENDA BARRO VERMELHO COMEÇARAM A SER ATACADOS POR UM TUCANO DE OLHOS AZUIS COM PUPILAS NEGRAS.  ELE TAMBÉM TINHA UM BICO COMPRIDO AMARELO E PRETO E SEU PESCOÇO ERA BRANCO.
TOCO ERA O SEU NOME. ELE NÃO ERA MUITO BOM DE VOO, MAS EM COMPENSAÇÃO ERA MUITO ESPERTO, POIS, PULAVA DE GALHO EM GALHO CRUZANDO O AR APENAS QUANDO PRECISAVA MUDAR DE ÁRVORE.
TOCO ERA ALUCINADO POR FRUTAS. ELE FAZIA QUALQUER COISA PARA CONSEGUIR COLHER UMA DELICIOSA FRUTA NAS PLANTAÇÕES DA FAZENDA BARRO VERMELHO QUE DAVAM PARA SER AVISTADAS LÁ DO ALTO DO SEU NINHO ONDE ELE VIVIA.
DESDE QUE TOCO DESCOBRIU AS PLANTAÇÕES DE FRUTAS, ELE COMEÇOU A SOBREVOAR DIARIAMENTE O LUGAR PARA NO MOMENTO CERTO POUSAR TRANQUILAMENTE E COLHER UMA GRANDE VARIEDADE DE FRUTAS.
MAS, O ESPERTO TUCANO SABIA QUE A SUA MISSÃO DE COLHER ESSAS DELICIOSAS FRUTAS NÃO SERIA TÃO FÁCIL COMO APARENTAVA QUE PUDESSE SER.
TUDO PORQUE NA FAZENDA BARRO VERMELHO TINHA UM CÃO GUIA QUE FICAVA DIA E NOITE VIGIANDO OS CAMPOS DE PLANTAÇÕES DE FRUTAS DOS INTRUSOS QUE SE ATREVIAM A COLHER MUITAS FRUTAS QUE FORAM PLANTAS ALI.
TOCO SABIA DOS RISCOS QUE CORRIA AO TENTAR ATACAR AS PLANTAÇÕES DE FRUTAS DA FAZENDA BARRO VERMELHO, POIS, TOTÓ, SÓ TINHA CARA DE BONZINHO, MAS, QUANDO ALGUÉM SE ATREVIA A COLOCAR AS GARRAS EM CIMA DAS FRUTAS, O PEQUENO TOTÓ SE AGIGANTAVA E VIRAVA UMA FERA.
ENTÃO, TOCO FOI SE APROXIMANDO DAS PLANTAÇÕES DE FRUTAS BEM DE MANSINHO PARA TENTAR DESVIAR A ATENÇÃO DE TOTÓ QUE FICAVA ATENTO A QUALQUER QUE DENUNCIASSE A VISITA DE INTRUSOS NAQUELA ÁREA FRUTÍFERA.
TOCO TENTAVA UM FAZER POUCO SILENCIOSO, MAS, ISSO ERA IMPOSSÍVEL, POIS, TOCO NÃO ERA UM EXCELENTE PILOTO E SEMPRE QUE ATERRISSAVA BATIA A BARRIGA COM UMA FORÇA EXAGERADA FAZENDO COM QUE OS OUVIDOS AFINADÍSSIMOS DE TOTÓ IMEDIATAMENTE O IDENTIFICASSE E ASSIM COMEÇAVA UM CORRE- CORRE ALUCINADO, POIS, O TOTÓ CORRIA ATRÁS DE TOCO COM SANGUE NOS OLHOS DECIDIDO A CAPTURAR O INTRUSO DE BICÃO AMARELO E PRETO.
- SE EU PEGAR VOCÊ, NÃO SOBRARÁ PENA SOBRE PENA, POIS, EU VOU LHE DEPENAR TODINHO, SEU BICUDO INTROMETIDO. É MELHOR QUE SUMA DAQUI ENQUANTO É TEMPO, PORQUE SE EU TE PEGAR, ALÉM DE DEIXAR VOCÊ DEPENADO, VOU ENTORTAR ESSE SEU BICÃO E AINDA VOU DAR UM NÓ PARA QUE NUNCA MAIS MEXA NO QUE NÃO LHE PERTENCE.
ENTÃO, SUMA DAQUI DE UMA VEZ POR TODAS, SEU BICUDO LARÁPIO!
E ASSIM TOCO VOLTAVA PARA O SEU NINHO NO TOPO DE UMA VELHA ÁRVORE, TODO AMASSADO E DOLORIDO DEVIDO AS MORDIDAS DE TOTÓ NA SUA CAUDA.
TOCO. APESAR DE FICAR COM O SEU CORPINHO DOLORIDO DA SURRA QUE LEVOU DE TOTÓ NÃO DESISTIA DE TENTAR PROVAR AQUELAS DELICIOSAS FRUTAS.
ASSIM, TOCO NÃO SE IMPORTAVA COM AS AMEAÇAS DO CÃO GUIA E APROVEITANDO QUE DEPOIS DO ALMOÇO ELE DAVA O SEU MERECIDO COCHILO PARA REPOR AS ENERGIAS, O TUCANO ATERRISSAVA DIANTE DA VASTA PLANTAÇÃO DE FRUTAS, MAS, O TUCANO NÃO IMAGINAVA QUE O CÃO COCHILAVA COM UM OLHO FECHADO E O OUTRO ABERTO.
ENTÃO COMEÇAVA O CORRE-CORRE NOVAMENTE E COMO SEMPRE ACONTECIA, O TUCANO SAÍA DA FAZENDA BARRO VERMELHO E ACABAVA FERIDO E HUMILHADO.
   TOCO E TOTÓ SEMPRE VIVIA BRIGANDO, POIS, O TUCANO QUERIA SABOREAR AS FRUTAS DAS PLANTAÇÕES DA FAZENDA BARRO VERMELHO E O CÃO QUERIA PROTEGER AS PLANTAÇÕES DOS ATAQUES PROMOVIDOS PELO TUCANO GULOSO.
TOTÓ SEMPRE LEVAVA A MELHOR SOBRE TOCO, MAS, O JOGO COMEÇOU A MUDAR, QUANDO, O PRIMO DE TOCO FOI LHE VISITAR E VIU O ESTADO DE SAÚDE LASTIMÁVEL EM QUE TOCO SE ENCONTRAVA.
ENTÃO, DEPOIS DE OUVIR AS QUEIXAS DE TOCO CONTRA TOTÓ, O PRIMO DE TOCO, UM ARAÇARI-DE-PESCOÇO-VERMELHO, TEVE UMA IDEIA BRILHANTE PARA QUE O PRIMO LEVASSE A MELHOR CONTRA O CÃO QUE VIGIAVA A FAZENDA COM OLHOS DE LINCE.
ENTÃO, TOCO DISSE:
- OBRIGADO MEU PRIMO! COMO EU NÃO PENSEI NISSO ANTES! AGORA AQUELE CÃO VAI SER SE ARREPENDER DE TER ME SURRADO NESSES ANOS EM QUE EU TENTEI SEM SUCESSO COLHER ALGUMAS FRUTAS DAQUELA PLANTAÇÃO PARA QUE EU PUDESSE SENTIR O SEU DOCE SABOR.
E ASSIM TOCO IMEDIATAMENTE LEVANTOU VOO E PARTIU PARA A FAZENDA BARRO VERMELHO NA COMPANHIA DO O ARAÇARI-DE-PESCOÇO-VERMELHO E POUSOU FAZENDO A BARULHEIRA DE SEMPRE, MAS SÓ QUE DESTA VEZ, A ATENÇÃO DE TOTÓ FOI ATRAPALHADA PELA PRESENÇA DO O ARAÇARI-DE-PESCOÇO-VERMELHO QUE LOGO COLOCOU A FOCINHEIRA NO FOCINHO DE TOTÓ, QUE NADA MAIS PÔDE FAZER PARA ESPANTAR O TUCANO QUE AO LADO DO SEU PRIMO SE EMPATURROU DE TANTO COMER FRUTAS NAQUELA PLANTAÇÃO.
MAS, TOTÓ TAMBÉM NÃO SE DEU POR VENCIDO E QUANDO TOCO VOLTOU A PLANTAÇÃO NO DIA SEGUINTE SEM TER A COMPANHIA DO ARAÇARI-DE-PESCOÇO-VERMELHO, TOTÓ ESTAVA COM MUITO MAIS SANGUE NOS OLHOS DO QUE DE COSTUME. E TOCO CHEGOU MUITO CONTENTE E CHEIO DE CONFIANÇA, POIS, ESTAVA TODO ORGULHOSO, POR TER DADO UMA LIÇÃO EM TOTÓ E TER SABOREADO VÁRIAS FRUTAS SEM QUE O CÃO O INCOMODASSE COM AS SUAS MORDIDAS FEROZES.
ENTÃO, FURIOSO TOTÓ PEGOU TOCO PELO BICO E O PUXOU COM MUITA FORÇA FAZENDO COM QUE O TUCANO PARASSE DE RESPIRAR.
QUANDO O CÃO ESTAVA PRESTES A SUFOCAR O TUCANO, ELE ESCUTA UMA VOZ GRITAR:
- PARE TOTÓ! VOCÊ NÃO PODE MATAR O TUCANO!
E TOTÓ RESPONDE:
- MAS, ELE ESTÁ TENTANDO ROUBAR AS SUAS FRUTAS JÁ FAZEM MUITOS DIAS.
E O FAZENDEIRO O REPRENDE:
NÃO, MEU CARO TOTÓ! CADA VEZ QUE ESSE TUCANO COME ALGUMAS FRUTAS DA MINHA PLANTAÇÃO, ELE SÓ ESTÁ FAZENDO ISSO PARA SACIAR A FOME DELE ASSIM COMO VOCÊ QUE REVIRA AS LATAS DE LIXO A PROCURA DE CARNES E DE UM APETITOSO OSSO PARA SACIAR A SUA FOME TAMBÉM.
ENTÃO, DEPOIS QUE O FAZENDEIRO REANIMOU O TOCO, TOTÓ ARREPENDIDO DO MAL QUE HAVIA FEITO AO TUCANO, LHE PEDIU O PERDÃO DAS OFENDAS CONTRA ELE.
TOCO TAMBÉM ARREPENDIDO DO QUE HAVIA FEITO AO CÃO COM A AJUDA DO PRIMO TAMBÉM PEDE PERDÃO A ELE, POIS, HAVIA PRENDIDO O FOCINHO DE TOTÓ NUMA FOCINHEIRA.
ENTÃO, O FAZENDEIRO DISSE:
- AGORA DEEM UM ABRAÇO E APERTEM AS MÃOS, OU MELHOR, AS ASAS OU AS PATAS.
E ASSIM FOI FEITO UM OFERECEU UMA ASA, O OUTRO UMA PATA SELANDO A PAZ ENTRE OS DOIS.
DEPOIS DE ALGUNS DIAS DE CONVIVÊNCIA NA FAZENDA BARRO VERMELHO, TOCO E TOTÓ SE TORNARAM AMIGOS INSEPARÁVEIS
TOCO SOBREVOAVA LIVREMENTE AS PLANTAÇÕES FRUTÍFERAS DA FAZENDA BARRO VERMELHO PODENDO POUSAR TRANQUILAMENTE SAIR DALI COM UMA DELI CIOSA FRUTA PENDURADA NO SEU BICÃO AMARELO E PRETO E TOTÓ PODIA COCHILAR TRANQUILAMENTE.
QUANDO TOCO ESTAVA SOBREVOANDO A PLANTAÇÃO DE FRUTAS, ELE OLHAVA NA DIREÇÃO DE TOTÓ E DAVA UMA PISCADA DE OLHOS PARA ELE E TOTÓ SORRIA LATINDO RETRIBUINDO O CARINHO DE TOCO PARA COM ELE.
 
 
 
 
 
 
                                                                                                          


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 412


Outros títulos do mesmo autor

Contos A ESTRELA DE DAVI Saulo Piva Romero
Contos O CARRINHO DE ROLIMÃ Saulo Piva Romero
Poesias O RATINHO VIOLINISTA Saulo Piva Romero
Contos O JACARÉ BANGÃO E O COBRADOR DE IMPOSTOS Saulo Piva Romero
Contos O MICO DO REI Saulo Piva Romero
Contos A SALSICHA FUGITIVA Saulo Piva Romero
Contos TOCO E TOTÓ Saulo Piva Romero
Contos A CABANA NO DESERTO Saulo Piva Romero
Contos FLORA, O FOGO E A CHUVA Saulo Piva Romero
Contos OS PINCÉIS DA HELENICE Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 244.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 69423 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55898 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 47628 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 44619 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 44279 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43904 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 42893 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 41794 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41532 Visitas
viramundo vai a frança - 41399 Visitas

Páginas: Próxima Última