Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A vez do ciclone
DIRCEU DETROZ

Mesmo assustado com algo que nunca tinha visto antes, quando o vendaval atingiu Rio Negrinho - SC na tarde de quarta-feira primeiro de julho, pensei ser um fenômeno isolado. Os telefones celulares e a internet deixarem de funcionar poderia ter por causa falta de energia elétrica. Quem ainda tinha telefone convencional recorreu a ele. Quem deixou de ter, possivelmente se lembrou dele. Agora pensarei duas vezes antes de me desfazer do meu.

Foi só na manhã de quinta-feira, com a internet voltando a funcionar que a tragédia ficou evidente. Praticamente toda a Região Sul foi castigada pelo mesmo evento climático. Acredito que como o furacão Catarina em 2004, e sem se esquecer do raio quebrando o recorde de duração no planeta, assistimos outro fenômeno sem precedentes na região, apesar de ser comum ciclones se formarem.

Logo o choque dos registros fotográficos da destruição nas redes sociais chamou a atenção da grande mídia nacional. Estações climáticas mediram ventos de 70 a 120 km/h. Árvores foram arrancadas do chão pela raiz. Telhados pareciam folhas de papel voando em todas as direções. Sem precedentes também, foram os estragos na rede de energia elétrica. Dez foram as vidas humanas levadas pelo ciclone.

A nomenclatura “ciclone bomba” foi incluída ao nosso vocabulário. Reportagens da BBC News, jornal O Globo e revista Veja, ajudam entender como um evento com essa capacidade de destruição se formou tão rápido. Veloz, atravessou toda a Região Sul de Oeste para Leste praticamente numa tarde.

O nome ciclone vem do efeito de centrifugação criado pelos ventos e a rotação da Terra. Sua formação acontece quando o ar frio do continente se choca com o ar quente vindo do oceano. Ocorre então uma queda na pressão atmosférica. que é o peso na coluna de ar sobre a terra. Na Argentina e no Paraguai, onde o ciclone se formou as temperaturas estavam elevadas. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as temperaturas estavam baixas. Isso potencializou o evento.

Um especialista ouvido disse que um “ciclone bomba”, não tem ligação direta com as mudanças climáticas. Outro especialista mudou tudo. Disse que o aumento da temperatura dos oceanos fará com que fenômenos altamente destrutivos sejam cada vez mais frequentes. Oceanos mais quentes geram mais energia e ventos mais fortes. Os oceanos estão se aquecendo devido as mudanças climáticas causadas pelos humanos. Não devemos pensar no “ciclone bomba” como um acontecimento isolado.

Como sempre gosto de dizer, aqui no planeta Terra os intrusos somos nós com o nosso também alto poder destrutivo. O planeta sempre está nos enviando suas mensagens de alerta. Como elas não nos chegam por SMS nem por redes sociais não temos a capacidade de interpretá-las. Um dia, e se aprendermos poderá ser tarde demais.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 65767


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O que você precisa para ser feliz? - Rejane Boeira 68617 Visitas
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 68512 Visitas
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 67986 Visitas
O crime é hereditário - Roberto Queiroz 67928 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 67742 Visitas
O LIVRO DE JASPER 3 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67603 Visitas
“O CARNAVAL TAMBÉM PASSA” - Sílvia Araújo Motta 67589 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 67459 Visitas
Faça alguém feliz - 67450 Visitas
O LIVRO DE JASPER 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67265 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última