Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A BUSCA PELO CORPO PERFEITO
Flora Fernweh

Conforme o filósofo e romancista Johann Wolfgang von Goethe, a beleza está na simplicidade calma e serena. De modo análogo, Platão, um dos pensadores da Antiguidade Clássica, definiu a beleza como o brilho da verdade para além do sensível, onde tudo é organizado, perfeito, belo e absoluto. Nitidamente, a idealização do belo adequou-se às nuances de cada período que compôs a história em âmbito socio-cultural, o que demonstra a não-estagnação dos padrões que permeiam épocas.
     O que condiciona os indivíduos no mundo contemporâneo a viverem sob o fenômeno chamado "Ditadura da magreza"? A resposta está na influência da cultura de massa, na inserção dos ideais de beleza em linguagens populares e no poder aristocrático do segmento que a dita, marcado pelo desprezo à beleza subjetiva e intrínseca de nosso ser. Dados relacionados ao crescimento do número de processos de rejuvenescimento evidenciam um relativo descaso com a saúde, visto que a estética tornou-se prioridade para muitos, e retratam o impacto do culto à imagem em um meio em que predomina a busca incessante por um ideal utópico e objetificado, típico de um mundo de mais preços que valores.
     O consumismo aliado ao modelo econômico capitalista, centralizou o capital multibiliónario da beleza em uma indústria sustentada exclusivamente pelos padrões estéticos, que engloba setores de cosméticos, medicamentos e cirurgias, e visa o lucro acima de tudo, até mesmo do bem-estar físico e psicológico.
     Aceitar-se pode não ser uma tarefa simples, e é especialmente sobre as mulheres que as pressões vindas de todos os lados incidem. Teóricos afirmam que este é um modo de rebaixar a mulher, contê-la diante das conquistas que vem alcançando e principalmente, detê-la como elemento de significância histórica. Entretanto, é perceptível um advento de conscientização promovido sobretudo por influenciadores digitais, que aos poucos vêm ganhando mais voz e visibilidade, e reduzindo paradigmas. O caminho até a total superação dos arquétipos é repleto de desafios associados ao restabelecimento de valores e conta com a maturidade conjunta para que o pensamento "a beleza é passageira, mas o caráter é duradouro" seja o único padrão que resista.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61641


Outros títulos do mesmo autor

Poesias REVOADA Flora Fernweh
Crônicas SAUDADES DE MIM Flora Fernweh
Crônicas DIA DE DOMINGO Flora Fernweh
Contos SÓTÃO TÃO SÓ Flora Fernweh
Poesias BREU Flora Fernweh
Crônicas AMOR E DOR: ESTA RIMA NÃO FUI EU QUEM CRIEI Flora Fernweh
Poesias NORDESTE D'AMOUR Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 441 até 447 de um total de 447.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A menina que sonhava ser professora - maria moreira do nascimento 28 Visitas
Brincadeiras folclóricas - Jaid Antonio Ribeiro Waishaupt 21 Visitas
A tecnologia na inclusão e seus desafios - Eliane dos Reis de Morais 13 Visitas
🌿 Saudade do Jardim 🌱 - Pedro Trajano de Araujo 7 Visitas
Heróis de Fumaça - Pedro Trajano de Araujo 4 Visitas
A Bagagem - Pedro Trajano de Araujo 3 Visitas
Entre as Horas, Silêncio - Pedro Trajano de Araujo 2 Visitas

Páginas: Primeira Anterior