Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sinais terráqueos
DIRCEU DETROZ

É possível que os humanos primitivos sentiram os sintomas da depressão pela primeira vez, quando os lampejos do protótipo da inteligência iluminaram suas consciências. Olharam ao redor e não entenderam nada daquilo que viam. Realmente deve ter sido muito assustador. Ainda assusta.

Foi de lá que vieram as perguntas que ainda hoje fazemos. Para explicar o que a inteligência possibilitou aos humanos exigiu uma boa desculpa. Sentir-se superior sempre exige uma boa desculpa. Foi então que uma alma ou um espírito passaram a habitar o corpo. Uma desculpa perfeita ainda nos dias de hoje.

O misticismo e a fé foram criados quando os humanos estavam nos primeiros dias do jardim de infância da inteligência. Diante do assustador nasceram as divindades criadoras. A desculpa perfeita novamente. Criação divina e superioridade formam a dupla mais perigosa que conhecemos. A História nos conta fatos horríveis feitos pelos humanos em nome das duas.

Por sorte, a inteligência não foi completamente aniquilada pelo misticismo. Alguns outros lampejos criaram a ciência. A ciência também faz perguntas. Só que como cabulou as aulas místicas do jardim de infância ela não acredita, questiona. A ciência não procura divindades no Universo. Procura outras raças inteligentes.

A ciência quer uma resposta para a pergunta: Estamos sozinhos? Encontrar inteligência extraterrestre é uma das nossas maiores obsessões. A busca é feita através de ondas de rádio. Além do famoso sinal “Wow” recebido em 1977, ninguém ainda respondeu.

Se já é difícil pela imensidão ainda desconhecida do Universo, muitas outras variáveis devem ser postas na equação dessa procura. O paralelo pode ser com nós mesmo. Os bilhões de anos que se passaram até chegarmos ao estágio no qual nos encontramos.

Talvez, as ondas de rádio sejam a pré-história da comunicação universal. Raças inteligências podem ter deixado de usá-las. Ou, quem sabe até receberam um “Wow” nosso, mas sabendo dos perigos desenvolveram a camuflagem ou a invisibilidade.

Algumas vozes humanas têm essa opinião. No lugar da obsessão pela procura, deveríamos nos preocupar em permanecer camuflados e escondidos. Só que a nossa curiosidade desconhece os perigos. Podemos não gostar do que encontraremos. Se tivermos tempo para não gostar.

Sabemos o que aconteceu quando a “civilização” desembarcou nas Américas. As doenças contagiosas mataram mais do que as batalhas pelas riquezas locais. Nunca se deve descartar a hipótese de ocorrer o mesmo num encontro entre civilizações galácticas. Com um detalhe importante. As Américas da vez seria o planeta Terra.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52862


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54674 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54600 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54388 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54343 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54321 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54288 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54215 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54126 Visitas
Amores! - 54112 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última