Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os senhores das armas
DIRCEU DETROZ

Foi a partir das duas últimas décadas do século 20 que o mundo começou a ouvir falar da globalização. Ainda sem viés ideológico definido embora a política estivesse presente, a globalização visava a integração do conhecimento, da economia e da cultura. Alertava ainda, para as mudanças climáticas.

Hoje é sabido que a globalização desempenhou papel fundamental na “Perestroika” de Gorbachev. O que ninguém podia nem sonhar aconteceu. O império comunista russo desabou em poucos meses. O momento histórico da capitulação comunista exibido como troféu de guerra pelo Capitalismo foi a queda do “Muro de Berlim”.

Outro papel decisivo da globalização foi na formação da União Europeia. Uma Europa com moeda única e praticamente sem fronteiras. Se o medo do terrorismo não fez tudo desmoronar, o movimento migratório está mudando perigosamente o viés ideológico no continente.

Quando o terrorismo desferiu seu ataque mais espetacular dentro do território do maior império ocidental capitalista, a globalização foi olhada com desconfiança pela primeira vez. Não foi a globalização quem produziu o extremismo. Ele sempre existiu. Um mundo conectado criou maiores facilidades nas lavagens cerebrais. Vejam o Brasil.

Talvez, o último ato produzindo pela globalização comemorado, apoiado e financiado pelo Ocidente foi a Primavera Árabe”. As revoltas e revoluções que derrubaram alguns governos e ditadores árabes. Na Síria deu tudo errado. O ditador permanece no poder, o país está destruído e em guerra até hoje.

Enquanto acontecia em países não de Primeiro Mundo chamava a atenção, porém, não causava preocupações. Quando aconteceu na maior democracia do planeta, a luz de alerta acendeu. Um radical de direita foi eleito ali. Já se sabe que Donald Trump vem criando uma seita de seguidores. O mundo deve temer essa seita.

Um dos subprodutos que a globalização ajudou a criar, hoje serve combustível político. A crise migratória mundial é usada pela extrema direita e pelo populismo na escalada ao poder. É assim nos Estados Unidos. O perigo de todo o Ocidente seguir o modelo não é imediato, mas real. Na Europa a extrema direita está em ascensão como nunca antes.

Sabemos que o extremismo de direita abomina a ciência. Os estudos científicos são invenções de alguns idiotas, e as mudanças climáticas contos de fadas. Estranhamente prefere fingir acreditar nos contos dos livros religiosos. Às vezes, de joelhos.

Isto não é tudo. Instigado pelos senhores da guerra e das armas, Donald Trump tem a intenção de iniciar uma nova corrida armamentista no planeta. Putin, que ainda sonha reunificar pela força seu amado e glorioso império russo concorda com a corrida.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52846


Outros títulos do mesmo autor

Poesias VIAJANTE DIRCEU DETROZ
Poesias DIA DE SORTE DIRCEU DETROZ
Poesias MIRAGENS DIRCEU DETROZ
Artigos A ALMA, A SINGULARIDADE E O FUTURO DIRCEU DETROZ
Poesias UMBIGO DA LIZZ DIRCEU DETROZ
Artigos PRÓXIMA PARADA... NATAL DIRCEU DETROZ
Poesias MUNDOS DIRCEU DETROZ
Artigos MOCINHOS E VILÕES DIRCEU DETROZ
Poesias BAILARINA DIRCEU DETROZ
Artigos FABRICANDO HERÓIS DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 981 até 990 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
D.Pedro II, Imperador do Brasil - Marco Antonio Cruz Filho 53063 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 53063 Visitas
Refletir - Ivone Boechat 53062 Visitas
O marco da contracultura - Roberto Queiroz 53062 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 53062 Visitas
Membros de Cristo - Charles Haddon Spurgeon 53062 Visitas
Naruto e a pedagogia do oprimido - Caliel Alves dos Santos 53062 Visitas
Descobrindo a Mulher - José Ernesto Kappel 53062 Visitas
BUSH - sigmar montemor 53062 Visitas
Clave Minguante - Flávio René Kothe 53062 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última