Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os humanos e a humanidade
DIRCEU DETROZ

Atendendo a um pedido da UNESCO com relação ao projeto transdisciplinar “Educar para um futuro viável”, em 1999 o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin escreveu “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.

Já li várias obras nas quais os autores chamam a atenção para a necessidade de a raça humana despertar para um conceito único de humanidade. Edgar Morin faz o mesmo com uma diferença fundamental. A todo momento sua obra revela que além do conhecimento, este conceito deve estar presente na educação das futuras gerações.

Como pessoas individuais pouco somos instigados a perceber que pertencemos a uma humanidade. Jamais cometeria o pecado de blasfemar contra a educação. Então trocarei educar por induzir. Naquilo que somos induzidos a acreditar, nos afasta para mais longe deste conceito. Coletivamente não é diferente.

Na semana passada, a mídia mundial desviou seus holofotes para a reunião do G20. Os governantes das nações mais ricas e poderosas do planeta estavam lá. Para disfarçar, se misturavam com alguns coadjuvantes. Acredito quem nem em pensamento o conceito de humanidade passou por ali. Cada um estava defendendo seus próprios interesses.

Para que um conceito de humanidade possa florescer no planeta, poder e ideologias tais como conhecemos atualmente e as tragédias que provocam precisam ser enterradas sem nenhum luto. Seria imprescindível o alvorecer de uma nova ordem mundial. Como enterrar, se a raça humana se apoderou do planeta coroando este sistema.

As religiões e crenças tais como conhecemos atualmente incluindo seus livros sagrados, precisam ser enterradas e rasgados sem nenhum luto. Nenhuma delas prega o conceito de humanidade. Nenhum deles traz escrito algum conceito de humanidade. Como enterrar, se a raça humana foi induzida a acreditar nas crenças dos livros.

Na ficção já vi o espírito de humanidade aflorar diante de uma catástrofe planetária iminente. De que adiantaria esse espírito aflorar quando já não houver mais alternativas para à extinção da raça humana. Lembrando que a conta-gotas estamos fabricando uma futura catástrofe planetária para as futuras gerações enfrentarem. E não é ficção.

Edgar Morin diz que transformar a raça humana em verdadeira humanidade deve ser o objetivo global e fundamental na educação das futuras gerações. Que toda educação além do progresso, deveria aspirar também à sobrevida da humanidade.

Mas, então nos vemos diante de um dilema. Como ensinar conceito de humanidade para as futuras gerações, se não temos a mínima noção de como fundamentar tal conceito. A contagem regressiva não para. Creio já estarmos no estágio da sobrevida. Podemos enfrentar o nosso fim sem que um conceito de humanidade floresça no planeta.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52859


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54739 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54662 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54588 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54447 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54391 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54378 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54337 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54282 Visitas
Amores! - 54269 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54222 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última