Certos setores da empresa apresentam muitos problemas, às vezes recorrentes, verdadeiros gargalos. Nem sempre se enquadram em uma justificativa técnica, parecendo haver até uma conspiração contra e, dessa forma, preocupando gestores por não encontrarem uma solução eficaz a curto prazo.
Faz parte do aprendizado das organizações que tudo é sistêmico. Tudo é consequência de tudo, que gera outro fato com consequência futura, ou seja, o que se colhe hoje foi plantado ontem, que se replantado hoje será colhido amanhã. A partir deste entendimento, é perceptível que tudo está entrelaçado e existe um “meio” comum a tudo isto. O ambiente empresarial contém todos os elementos desta história, é o palco onde tudo acontece. Fica claro, a partir desta conclusão, que este “meio” ligante é influenciado e influencia em todas estas correlações, podendo alterar os resultados futuros.
Muitas vezes o gestor decide pela solução mais fácil, mais familiar, com resposta imediata, normalmente uma solução não sistêmica. A provável cura pode se tornar pior do que a doença e o esforço para reverter a nova situação poderá ser maior.
Um problema crônico leva um determinado tempo para se formar. Igualmente, as ações corretivas também precisam de certo tempo para fazerem efeito. As ações com resultados a médio e longo prazo são mais constantes e tendem a formatar o padrão de energia do negócio, tornando-o mais estável, com efeitos mais direcionados.
A Reprogramação Quântica do Ambiente Básico é uma técnica que executa esta tarefa, interferindo no “meio” empresarial de forma sutil e constante, com o propósito de alinhar o fluxo sistêmico de energia do negócio, harmonizando interesses e tornando o ambiente agradável e propício para o bem de todos.
Isnar Amaral
Gestor Ambiental
Especialista em Qualidade do Ambiente
www.ambientebasico.com.br
|