Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ATRÁS DA NOITE
Tânia Du Bois



     Ferreira Gullar pergunta, “o que está por detrás da noite?” De fato, é uma questão complexa, que pode se tornar simples se refletirmos com o coração, porque com certeza procuramos a luz na noite. Buscamos a luz para aceitar a espera, como demonstra Pedro Du Bois, “A luz / o esperado encontro com a visão //... avistado / iluminado / no instante exato / em que a razão / cede ao impulso...”
     Entre a luz e a alucinação colhemos a ausência do mistério nos desvãos das portas. Nessa ausência esquecemos as estrelas que brilham sobre o mar e nos levam a aflorar o silêncio da Lua, na procura pela luz. Alice Farias retrata, “sou parte / sou todo... // Não estou pronta / Procuro na luz / Me acho na sombra”.
     Por detrás da noite cintila a Lua mostrando a sua beleza ao se envolver com o vento que ao deslizar reflete o amor; como em Carmen Presotto, “... Nua de carne / com lágrimas impuras / brinco com as estrelas / anoiteço...”
     À noite o canto é a subsistência do grito crescente sobre o olhar obscuro em imagens possuídas de sentimentos, como revela Clauder Arcanjo, “fez-se mais escuro – Era noite? Antes desprezado, um raio de sol pôs para fora seu olho santo, sendo saudado pelas aleluias dos corações nevados. Enfim, uma luz”.
     Conhecemos o que há por detrás da noite? Seriam disfarces de nós mesmos, ou a entrega por sabermos: alucinação? Por detrás da noite revelamos o que não fomos e nem somos. Ainda, alterarmos a verdade nos tons de luz ou em sua falta, pois,não há glória nos esperando, mas, o coração das pessoas no ouvir o grito em cores brilhantes e marcar a distância entre a espera pela luz e as palavras. Carmen Presotto reflete, “... corpos fantasmas / partidos tempos / em preto e branco / saem e gritam / na manhã...”
     Esperamos que, por detrás da noite, a alucinação garanta a permanência na Lua que se apresenta precária e desamparada nos anúncios luminosos do poema, da música e do amor, porque a expectativa é de que a noite disfarça os brilhos e torna todos iguais – daí a expressão de que “todos os gatos são pardos”. Todos somos acrobatas na própria existência e propícios a sermos consumidos pelas luzes do cotidiano, na convivência e na palavra. Clauder Arcanjo descreve, “... Como dormir não conseguiria, e esquecer não mais queria, chamou a Noite, fazendo um triplo – solitário amor: ele, a Noite e a Melancolia”.
     A “amante” por atrás da noite faz e desfaz espaços onde há engano no brilho dos cristais incendiando nossas vidas. Para Ferreira Gullar, “O brilho é vil; / aprenderás a mastigar o teu coração, tu mesma”.
     Parto da premissa que podemos ampliar o significado da noite para lidarmos com a espera, como desafio que nos remete ao conceito do “diferente” no dar sentido ao que desejamos encontrar e conquistar para alimentar o pensamento. Nas palavras de Clauder Arcanjo, “A noite suspirava, dolorosa, por entre as fímbrias da madrugada. E a cidade a sonhar com o milagre de outra vida...”.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61703


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PARCEIRA DO TEMPO Tânia Du Bois
Artigos EM PASSOS PESSOAIS Tânia Du Bois
Artigos AUTÓGRAFOS Tânia Du Bois
Artigos SEDUZIR A PRÓPRIA MORTE Tânia Du Bois
Artigos Papel & Imaginação Tânia Du Bois
Artigos A CASA Tânia Du Bois
Artigos BATE bate CORAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos LIVROS E LOMBADAS Tânia Du Bois
Artigos MAL de AMOR Tânia Du Bois
Artigos NA LINHA DO TEMPO: Solha & Mulheres Notáveis Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63335 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 63329 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 63320 Visitas
BOM DIA - SALETI HARTMANN 63243 Visitas
Entrevista com Retroavengers - Caliel Alves dos Santos 63225 Visitas
Ter - Anderson C. D. de Oliveira 63222 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 63190 Visitas
Idéais - valmir viana 63164 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 63163 Visitas
Árvore - valmir viana 63152 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última