Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tenório, o homem da capa branca
Ivone Boechat

Artigo publicado no dia 12 de maio de 1987- Folha da Cidade-Caxias

Não teremos, de agora em diante, a força física do grande homem público, pai e avô, Tenório Cavalcante. Ele veio como um cometa e o brilho intenso de sua presença marcante ofuscou
os olhares daqueles que ainda não se acostumaram a olhar para cima. Por esta razão nem todos entenderam o comportamento resplandecente de sua genialidade.
Jamais passará desapercebido aos olhares do passado, do presente e do futuro, aquele que um dia enfrentou, como um gigante, o golias social. As quarenta e sete marcas de agressão que atingiram seu corpo não lhe feriram a alma. Muito mais respeitada do que temida essa vida de homem público escreveu uma das páginas mais interessantes da nossa história.
Tenório, o homem da capa preta não assustou os humildes, os fracos, os oprimidos. Ele veio como advogado dos pobres e o procurador das causas perdidas. Ele subiu aos palanques e falou como povo. Sofreu, porque se vestiu como as águias. Abriu as asas imensas da liberdade e se aninhou no coração das pessoas.
Tenório Cavalcante é uma espécie rara de político. Sua arma principal não falhou fogo- a justiça. As outras armas denunciadas pelos inimigos apenas compunham a fantasia preta que escondia o verso branco da paz.
Hoje, o coração da terra caxiense bate mais forte e seus filhos enxugam as lágrimas de saudade naquela capa que não é mais preta. Tenório redimiu-se dos seus pecados pelo sacrifício do Cordeiro e lavou suas vestes no sangue de Cristo. O homem da capa preta subiu ao céu de capa branca.

Ivone Boechat


Biografia:
Natural do Estado do Rio; Membro da Academis Munsial de Cultura e Literatura: Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes de Duque de Caxias-RJ; Autora de 16 livros, Consultora em Educação.
Número de vezes que este texto foi lido: 65757


Outros títulos do mesmo autor

Frases Frases Ivone Boechat
Artigos Você é educador? Ivone Boechat
Poesias Comunicação Virtual Ivone Boechat
Poesias Complexo Ivone Boechat
Crônicas Educadores no parque das controvérsias Ivone Boechat
Poesias Chá de flores Ivone Boechat
Poesias Brasil Ivone Boechat
Poesias O Brasil que eu sonho Ivone Boechat
Poesias Qual é o perfil do presidente de uma Nação? Ivone Boechat
Poesias Refletir Ivone Boechat

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 301.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O que você precisa para ser feliz? - Rejane Boeira 68646 Visitas
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 68559 Visitas
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 68160 Visitas
O crime é hereditário - Roberto Queiroz 67955 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 67847 Visitas
O LIVRO DE JASPER 3 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67635 Visitas
Faça alguém feliz - 67633 Visitas
“O CARNAVAL TAMBÉM PASSA” - Sílvia Araújo Motta 67612 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 67503 Visitas
O LIVRO DE JASPER 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 67291 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última