Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Esquife
Jacqueline Salgado

Parei por um momento o meu café e corri para o jardim. Eram oito horas da manhã, e eu ainda nem havia tirado o pijama. Foi a primeira cena verdadeiramente marcante que registrei na nova cidade: exatamente quatorze pessoas, todas negras, empurrando uma estrutura metálica com rodas de bicicleta que por sua vez sustentava um enorme caixão sem muitos ornamentos. À frente, um dos seguidores levava a coroa de flores, que assim como a caixa do defunto não era lá essas coisas. Ninguém aparentava tristeza ou desolamento, estavam todos voltados para a vida, absortos e confiantes na vida. Apenas uma velha senhora que se escorava num rapaz parecia andar com dificuldades, mas talvez fosse coisa da idade mesmo.Deduzi que pudesse ser a viúva. Sim, porque pelo tamanho do objeto de madeira imaginei que só poderia estar guardando o corpo de um homem, e pela feição dos que o levavam sua morte não foi tão inesperada, portanto, deveria ser mesmo um homem velho.
     Aos passos largos e apressados o enterro foi deixando minha rua. Os vizinhos e os sabiás quebraram o silêncio voltando à agitação feroz e sem finalidade que é a vida.
     Para minha surpresa, vim saber mais tarde que a matéria que passava era de fato de um senhor negro, alto de quase noventa anos conhecido por seu Manuel, que ao contrário do Bandeira, estava liberto para sempre da alma extinta.


Biografia:
(Viçosa/MG, 1975) Graduada em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2000), pós-graduada em História (2003). Jacqueline Lopes Salgado Soares, (Jacqueline Salgado) é escritora e artista plástica mineira conhecida pelos textos curtos e relatos autobiográficos, onde narra sua infância através de crônicas, contos e poemas. Autora dos livros infantis "A Menina, a Pedra e o Ribeirão" e "Presente de Aniversário", ambos pela editora UFV (Universidade Federal de Viçosa/2010)narram fatos reais de sua vida. Vive em Belo Horizonte, MG, desde agosto de 2008, onde matém uma biblioteca própria e coordena grupos de estudos litarários. Para contato visitem: www.agavetinha.blogspot.com
Número de vezes que este texto foi lido: 65764


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Tiros Jacqueline Salgado
Poesias Matutina Jacqueline Salgado
Poesias Pano de fundo Jacqueline Salgado
Poesias Perseguição Jacqueline Salgado
Sonetos Por um prosseguir apenas Jacqueline Salgado
Poesias Minas e eu Jacqueline Salgado
Poesias Gavetinha Jacqueline Salgado
Poesias Caleidoscópio Jacqueline Salgado
Poesias Libidinagem Jacqueline Salgado
Poesias Minha infância hoje Jacqueline Salgado

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Sangria desatada - Flora Fernweh 75953 Visitas
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 71265 Visitas
DOIS CORAÇÕES - orivaldo grandizoli 70953 Visitas
Carta Tardia - Fernando Rodrigues dos Santos 70607 Visitas
O SABICHÃO - Robério Pereira Barreto 70429 Visitas
Essa não é mais uma carta - Fernando Rodrigues dos Santos 69691 Visitas
RPG. - Kady Barker 69486 Visitas
A mulher grávida - Flora Fernweh 69392 Visitas
Perolado de Carmim - José Ernesto Kappel 69322 Visitas
Computador formatado, ano novo! - Vander Roberto 69298 Visitas

Páginas: Próxima Última