Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Oração e Prática
John Angell James

Título original: Prayer and practice


Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Não preciso provar que a oração, como um dever, é essencial para a conduta cristã; e, como privilégio, é igualmente indispensável ao gozo cristão. Todos os professantes consistentes da religião se entregam a este exercício devoto. Eles oram no quarto, no altar da família e na casa de Deus. Suas petições são copiosas, abrangentes e aparentemente sérias. Que profissões solenes eles fazem a Deus! Que desejos ardentes eles expressam! Quantas bênçãos eles buscam! Que resoluções fortes eles formam!
A julgar por nós mesmos pelas orações que derramamos em secreto, ou pelas declarações de outros que ouvimos quando nos reunimos de comum acordo para dar a conhecer a nossa comum súplica, podemos muito bem dizer: "Que tipo de pessoas devemos ser?" Se orarmos, como devemos viver? Que tipo de pessoas devemos ser - estará de acordo com o padrão de nossas orações? E não deveríamos, pelo menos em certa medida, alcançar este padrão? Não deve haver uma harmonia, uma consistência, uma proporção - entre nossa prática e nossas orações?
Existem muitas regras e padrões de nossa conduta, ou melhor, a única regra e padrão é apresentado em vários aspectos nas Escrituras. A lei moral, exigindo perfeito amor a Deus e ao homem; o caráter moral de Deus como revelado em sua Palavra; o exemplo do nosso Senhor Jesus Cristo; os princípios extraídos da Bíblia e implícitos em nossa profissão de religião são as muitas declarações do que devemos ser e fazer. Olhando para estes, como somos atingidos por nossas deficiências, e com que profunda humilhação devemos confessar e lamentá-las! Mas agora direi a você outra regra e padrão, e isso é - suas próprias orações. Você realmente age como você ora? Você entende a importância, e sente a obrigação de suas próprias petições? Você levanta de seus joelhos onde você pediu e bateu, para procurar? Você realmente quer, deseja e esforça-se para obter uma resposta para suas orações? Deus vê, e os homens veem, que você está realmente atento para fazer, e ser - o que você pede em oração?
Preciso apenas informar que os projetos e usos da oração são muitos, além de ser um meio de obter as bênçãos necessárias. Pretende-se honrar a Deus como a fonte do ser e da bem-aventurança; expressar nossa dependência dele; ser um consolo para nossas próprias mentes, e também ser um meio de melhoria pessoal. Nossas orações são para agir sobre nós mesmos; elas têm, ou deveriam ter, grande poder na formação do caráter e na regulação da conduta. Isso é muito esquecido. A influência moral e a piedosa obrigação da oração são deixadas fora de vista. É claro, portanto, que grande parte das orações são meras palavras - ou não entendemos, ou não consideramos, ou não queremos dizer o que dizemos. Esta é uma consideração solene; pois se é verdade, nós nos fazemos hipócritas diante de Deus, e o insultamos pelas ofertas de lábios fingidos. Podemos suportar o pensamento? É hora de considerar tal assunto - quero dizer, a obrigação moral de nossas próprias orações - e instituir uma comparação entre elas e nossa prática.
Vamos rever nossas orações sob duas divisões:
I. Orações que se relacionam com NÓS MESMOS. Eu só posso fazer uma seleção de assuntos, mas alguns serão suficientes. Como oramos fervorosamente pela salvação de nossas almas, como nosso único grande negócio na vida, acrescentando também uma súplica para que possamos considerá-la como tal. Bem, nós fazemos isso? Passamos da oração para a ação, e vivemos para a salvação, para o céu, e para a eternidade? Quão comum é para os professantes orarem pela vitória sobre o mundo pela fé; para serem libertados da concupiscência da carne, da concupiscência dos olhos e da soberba da vida; para serem habilitados para definir as suas afeições sobre as coisas de cima, e não sobre as coisas da terra; e estarem mortos para as coisas vistas e temporais, através da vida que está escondida com Cristo em Deus - e ainda assim eles estão tão obviamente ansiosos para acumular riquezas, para multiplicar as atrações da terra e para desfrutar de muitas luxuosas gratificações tanto quanto possível.
Nada é mais frequente do que as petições para crescer na graça - mas onde está o uso diligente dos meios de crescimento; onde o hábito do retiro constante e prolongado para a oração, meditação, autoexame e leitura das Escrituras? Não é como se esperassem que a boa semente do reino crescesse e prosperasse entre espinhos?
Eles oram pela mortificação de suas corrupções e por sua crucificação com Cristo; então é claro que eles deveriam ter o olho fixado em seu coração, para vigiar contra o menor ressurgimento do pecado; para reprimir o primeiro movimento, e esmagar um pensamento ou sentimento de iniquidade. Eles deveriam trabalhar como eles fariam, para erradicar uma erva daninha que está se espalhando em seu jardim, vigorosa e rapidamente; ou para resistir e curar uma doença crescente em seu corpo. Mas eles o fazem? Há todo aquele esforço para a mortificação - aquele choro, luta e trabalho incessante para a destruição do pecado - que suas orações nos levariam a esperar?
Eles fazem frequentemente uma oração pela consistência em sua profissão. Trata-se de uma petição que se instiga com toda a aparência de sinceridade e fervor, como se aquele que a proferisse, e todos os que se unissem a ela, estivessem mais ansiosos do que nunca para fazer a menor coisa, nem sequer dizer uma palavra, que faria com que os inimigos da religião provocassem seus professantes pela sua inconsistência. E ainda, talvez, o próprio indivíduo que a expressou, ou o ouvinte que se juntara em sua fervorosa oração pela graça de ser consistente, vai fazer, na manhã seguinte, alguma transação desonrosa nos negócios, e pode ser com alguns que estavam presentes na noite anterior vendo-o orar - causando assim um escândalo para o seu próximo.
A espiritualidade da mente é o tema de inúmeras orações de alguns que nunca dão um passo para promovê-la - mas, pelo contrário, que estão fazendo tudo o que podem para torná-los caridosamente carnais! Quantos repetem essa petição: "Não nos deixeis cair em tentação", que, em vez de se manterem cuidadosamente afastados de todos os estímulos ao pecado, se coloca no seu próprio caminho!
Quantas vezes eles repetem essa outra petição na oração de nosso Senhor: "Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". E, no entanto, quão pouco se sentem dispostos a perdoar aqueles que os ferem, e quão raramente eles, do coração, perdoam as transgressões de seus próximos! Devemos lembrar que uma pessoa de um temperamento ressentido e implacável fecha, pelo uso de tal oração, o ouvido de Deus contra seu clamor por misericórdia, e move o braço da Onipotência para sua destruição! Pois, se ele pede perdão, somente “como ele mesmo perdoa”, e ele, ao mesmo tempo, se vinga, em vez de perdoar a ofensa - o que é isso, senão pedir vingança para si mesmo, em vez de clemência?
Os professantes pedem para ter a mente de Cristo e imitar o exemplo de seu Senhor. Mas, onde está o empenho assíduo, o esforço de trabalhar, copiar esse alto modelo, em sua condescendência abnegada, sua humildade profunda, sua bela mansidão, sua indiferença aos confortos mundanos, sua misericórdia perdoadora, sua devoção a Deus?
Quantas vezes oramos para ser libertados dos maus temperamentos e dos sentimentos irascíveis; e contudo somos indulgentes em cada ligeira provocação, e não tomamos nenhuma dor para subjugá-las! Mas é desnecessário multiplicar as ilustrações da inconsistência entre nossas orações e nossa prática, em referência às nossas preocupações individuais como cristãos. Infelizmente! Quem não deve corar e se envergonhar de sua hipocrisia diante de Deus? Quem não deve lamentar em seu seio, por esta sua iniquidade, e dizer em profunda humilhação e contrição: "Deus, tenha misericórdia de mim, pecador?"
II. Orações que se relacionam com OUTROS. Oramos pela conversão de nossos filhos. Que petições fervorosas são expelidas para eles! Bem, e como essas orações são seguidas? Pela manutenção séria, regular e devotada da oração familiar? Por instrução clara, conselhos afetuosos, fiel aviso e, acima de tudo, uma exposição consistente das belezas da santidade em nós mesmos? Será que os nossos filhos veem em nós, e ouvem de nós, tudo o que pode recomendar a verdadeira religião, e que está calculado para ganhá-los à piedade? Ou, ao contrário, não colocam nossa conduta e nossas orações em contraste, e pensam, se não dizem, que é uma pena que seu pai não aja mais como ele ora?
Todos os membros consistentes de uma igreja cristã de qualquer denominação, oram pela sua prosperidade - mas basta dizer: "Paz esteja dentro de seus muros e prosperidade dentro de seus palácios." Para meus irmãos e companheiros, agora direi: “Paz esteja dentro de você?” Isto deve ser seguido com um esforço pacífico, judicioso e incansável para promover o bem da igreja. Mas é?
O ministro é o tema constante da súplica; sua saúde, conforto e utilidade, são os tópicos de orações aparentemente suplicantes. Parecia que todos eram seu ajudante, consolador e cooperador. Um estranho imaginaria que ele não tivesse ninguém ao seu redor, senão que estavam se preparando para promover sua felicidade; e sua utilidade. Que conduta deve ser comportar-se com tais orações! Que homens ativos esses homens de oração devem ser! Quão preocupados podiam ser encontrados, nunca afligindo seu coração pela maldade, nunca dificultando sua utilidade por negligência, muito menos recusando, qualquer coisa pela qual poderia ser promovida! E, no entanto, não é muito verdadeiro ser negado, que essas orações, em alguns casos, foram a cobertura da maior indiferença e até mesmo da mais ativa desonestidade?
Os professantes oram pelas abundâncias do amor fraternal e pela paz tranquila da igreja. Quão fervorosos são seus anseios expressados pela unidade do espírito e do vínculo da paz; e as suas súplicas para que nenhuma raiz de amargura possa brotar para angustiar os irmãos, porque por isso muitos seriam contaminados! Ora, tais orações os obrigam, naturalmente, a seguir as coisas que fazem a paz; abster-se de cada ação, de cada expressão, de cada olhar que a impediria ou perturbaria; e assim comportar-se a fim de unir os corações dos irmãos mais intimamente juntos. Orar por amor e nutrir inimizade; orar pela paz e promover a facção; orar pela união e encorajar a divisão - é uma grosseira hipocrisia. Todo aquele que ora pelo amor deve exemplificá-lo; e aquele que invoca o espírito de concórdia sobre uma comunidade, deve ser o primeiro a abrir seu coração para sua recepção.
Mas, quão poucos professantes parecem estar ligados por suas próprias orações neste particular. Pareceria, como se eles pensassem que suas petições de amor e paz foram projetadas para outros, mas não para si mesmos; como se, enquanto oravam para que outros fossem os amigos e promotores do amor, tinham uma licença para se entregarem à ira, à malícia e à falta de amor.
Já é tempo de que as diferentes seções da igreja universal começassem a pensar em suas orações, bem como em seus argumentos; e lembrar o quanto eles oram, e quão pouco eles fazem, para a paz; quanto eles invocam a descida do espírito celestial, e quanto eles fazem para afligir, e afastá-lo, por sua conduta não amorosa.
Mas, eu apresento agora outro exemplo de desacordo entre a oração e a prática; e isso é visto nas petições apresentadas para o avivamento da religião. Quem não costuma pedir isso; por um espírito de piedade mais fervorosa, brilhante, abnegada e consistente, espalhado sobre a igreja de Deus, e para conversões mais numerosas de pecadores impenitentes? Continuamente ouvimos esta petição subir dos lábios de nossos irmãos: "Senhor, reaviva a tua obra no meio de nós"; e poderia ser procurado para que fosse atendido com os correspondentes esforços para obter a bênção que assim buscamos. No entanto, muitos oram por avivamentos de piedade, e não tomam medidas para promovê-los. Eles começam com eles mesmos, e se esforçam para que sua própria religião possa ser reavivada? Será que eles se lembram de que a vivificação do todo consiste na vivificação das partes que o compõem, e que lhes é obrigatório procurar que ela comece com eles mesmos? E para obter a resposta de tais orações, eles também devem esforçar-se para a conversão dos outros. Um renascimento só pode ser esperado no caminho da atividade geral - não deve ser inteiramente deixado aos ministros - há algo para todos fazerem; e se deste modo, e neste caso, o fazer não for adicionado à oração, esta última tem muito de hipocrisia, ou de palavras sem sentido. Orar pela conversão das almas, e não fazer nada pelos esforços diretos para alcançá-lo, é chocante inconsistência.
Então, pensem, meus queridos amigos, que frequente e abundante oração há para o derramamento do Espírito sobre toda a carne, e a conversão do mundo para Cristo. Eu não quero dizer que ainda não oramos o suficiente, mas eu quero dizer, que oramos mais do que agimos. Nossas orações, eu sei, estão muito aquém de nossas obrigações, mas eu também sei que nossos esforços estão muito aquém de nossas petições. Está registrado em algum lugar que um ministro que estava coletando dinheiro para um objetivo público religioso em alguma cidade na América, ao pedir a um indivíduo para fazer uma coleta junto a alguns de seus vizinhos, recebeu dele o nome de um, com esta observação: "se você ouvisse aquele homem orar pela conversão do mundo, você imaginaria, por seu fervor e abundância, que estava pronto para dar toda a sua fortuna para realizar o objetivo de seu desejo."
O ministro convocou este professante inconsistente, apresentou seu caso diante dele, e depois de muita súplica, recebeu um ou dois dólares como seu apoio, uma quantia muito abaixo da importância da causa, ou seus meios e obrigações para apoiá-la. Sobre isso, o ministro lhe contou o que ele tinha ouvido sobre o fervor de suas orações e, depois de contrastá-las com a escassez de sua beneficência, expôs fielmente a grosseira inconsistência de sua conduta. Ele então, viu imediatamente a impropriedade de seu comportamento, confessou que isto nunca se lhe tinha ocorrido antes, e imediatamente ampliou consideravelmente sua liberalidade. Não é este um caso comum, exceto em seus resultados?
Não há sempre o mesmo contraste ainda a ser visto, nos homens generosos e abundantes na oração, e ao mesmo tempo avarentos e rancorosos em suas contribuições? Eles oram como se realmente desejassem que o mundo se convertesse, mas eles dão como se preferissem que ele permanecesse como está. Mas quem pode admirar que este seja o caso entre os leigos, se o exemplo é definido pelos pregadores da Palavra, e por aqueles que lideram as devoções da assembleia? O ministro ora, todo domingo, pela conversão do mundo; o que então, se ele é um homem rico ou se aproximando disso, o que deveria ser sua liberalidade? Suas orações são muito abundantes; assim deve ser sua liberalidade. Se a avareza é exibida no púlpito, quem pode se perguntar se deve encontrar seu caminho para o banco? Mas, se somos ministros ou leigos, somos colocados em obrigações solenes, isto é, se fôssemos consistentes com uma abundante beneficência por nossas próprias intercessões - para implorar a Deus para a salvação dos pagãos no exterior, ou para a conversão das almas em casa, como se fosse o objetivo mais próximo do nosso coração, e pelo qual estamos prontos a desistir de tudo o que somos e de tudo o que temos; e então depois de calcular, quão pouco nós podemos dar; então, aproveitar-nos de toda súplica, e cada desculpa plausível, para manter nosso dinheiro em nossos bolsos, é uma exposição odiosa de insinceridade repugnante. Pode ser que este assunto não tenha ocorrido até agora a alguns que lerão este tratado; mas agora não podem mais escapar à sua observação, e verão a necessidade, a partir de agora, de restringir suas orações, ou de ampliar suas contribuições.
Assim, meus queridos irmãos, vocês percebem que a sinceridade de um professante de religião é testada por suas orações; e deve ser assim, se essas orações devem ser consideradas algo mais do que meras formas sem sentido, ou as ofertas de lábios fingidos - pois Deus responde às nossas súplicas não por milagre, ou por interposições de sua providência, que não nos deixe nada a fazer senão ficar parados e ver a salvação de Deus, mas atraindo e abençoando nossa própria instrumentalidade. A oração não é um substituto para a ação humana, mas o elo de conexão entre nossas ações e a bênção de Deus. Se oramos pelo sucesso temporal, conforto ou saúde, devemos fazê-lo, e usarmos os meios necessários e adequados; se para perdão, devemos nos arrepender e crer; se para a santificação, devemos observar e resistir à tentação; e se para a conversão de outros, nós devemos usar os meios apropriados, isto é, nós devemos fazer o esforço direto e dar de nossos recursos para sustentar o trabalho missionário. É-nos ordenado procurar, assim como pedir, e em todos os casos em que qualquer coisa possa ser feita, e deva ser feita por nós, e negligenciar fazê-lo, e contentar-nos com petição a Deus, por mais numerosos ou fervorosos que sejam os nossos pedidos, não receberão dele nenhuma outra resposta do que a que ele deu a Josué, quando ele disse: "Levante-se, por que você está deitado em seu rosto desta forma?"
Orar é um compromisso muito solene, e não deve ser tão trivial; mas é terrivelmente ridicularizado, quando é tratado como se não nos impusesse nenhuma obrigação em relação aos objetos para os quais foi apresentada. Deus disse que será santificado em todos os que se aproximarem dele; mas isto é para santificá-lo, oferecer orações que não desejamos que sejam respondidas? É servi-lo com reverência e temor piedoso, e lembrando-se de que ele é um fogo consumidor - importuná-lo por um objeto, e a partir desse momento não se importa nada e nada fazer para obtê-lo? Quão indignado ele censurou os judeus por suas fingidas devoções, quando disse: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com seus lábios, mas seu coração está longe de mim!" "Assim o meu povo vem a vós em multidões, sentam-se diante de vós, e ouvem as vossas palavras, mas não lhes obedecem, ainda que expressem amor com a sua boca, os seus corações buscam ganhos injustos. Um cantor de canções de amor que tem uma bela voz e toca habilmente em um instrumento, eles ouvem suas palavras, mas não obedecem a elas.” (Ezequiel 33: 31-32).
Tenha, portanto, em constante e prática lembrança, que a oração é uma coisa solene e santa, o efeito da verdadeira piedade, e é destinada e projetada, quando corretamente realizada, para aumentar sua própria causa. Devemos ser melhores, não só através de nossas orações, como um meio de obter bênçãos de Deus, mas por causa de sua própria influência sobre nós mesmos. Mesmo neste ponto de vista não há fundamento para a pergunta de homens ímpios, "Que lucro teríamos se orarmos a ele?" É proveitosa, quando sincera, não só pelas vantagens externas que ela traz, mas pelo poder interno que exerce. Cada parte da oração tem uma tendência salutar. A oração melhora o caráter, assim como conforta o coração. A oração exerce uma influência contrária sobre o que tende a ferir a alma, e um efeito benéfico sobre tudo o que é calculado para fazer-nos bem.
A oração é adoração; e o que está adaptado para produzir uma profunda e habitual veneração a Deus, como a contemplação e o louvor de suas perfeições infinitamente gloriosas? A oração é confissão de pecado; e quando é que o pecado é mais apto a derreter o coração nos suaves arrependimentos da contrição divina do que quando cuidadosamente relatado Àquele contra quem tudo foi cometido, com um espírito de reverência e submetido pela majestade pura da presença Divina? A oração é uma súplica pelas bênçãos necessárias; e que sensação de dependência, que sensação de carência, que confiança em Deus para suprimentos, é esse exercício provável de produzir? A oração é intercessão pelos outros; e como ela nutre todos os sentimentos de bondade, piedade, benevolência e caridade universal! A oração é geralmente acompanhada de ações de graças pelas misericórdias recebidas, e sua respiração acende a centelha de gratidão, até que se acende em uma chama de amor puro e ardente. A oração resiste à influência do mundo, levanta a alma da região das coisas temporais e a coloca à vista e atração das coisas invisíveis e eternas. A oração dá eficiência a todos os outros meios de graça; e assim é continuamente, por sua própria tendência e poder, produtora de uma influência favorável sobre nosso caráter e conduta. Portanto, cuidado com a falta de sinceridade em nossas orações e em todos os outros assuntos.
Esta é uma acusação séria, e não deve ser feita precipitadamente, muito menos falsamente, Mas, não é demasiado verdadeiro para ser negado, e demasiado óbvio para ser escondido? Talvez nenhum de nós possamos estar suficientemente impressionados com a solene obrigação de ter cuidado no uso de nossas línguas, de pesar as nossas palavras antes de pronunciá-las, de modo a não falar nada que não queremos dizer com a própria importância do que será transmitido por elas ao ouvinte - e lembrá-los, depois de terem saído de nossos lábios, de modo a sentir o vínculo que impõem à nossa conduta e à nossa consciência. O discurso, ao lado da razão, é a mais alta glória e distinção do homem, e até a razão, sem fala, pode ser de pouco serviço - quão ansiosos, então, seremos, para nunca fazer de nossos poderes de fala o veículo do engano, hipocrisia, ou o meio de vão elogio. Ser insincero em nossa conversa com nossos semelhantes; pedir favores que não nos importamos em obter; solicitar um intercâmbio de ofícios que não cobiçamos; expressar elogios que não queremos dizer; reconhecer obrigações que não sentimos; ser pródigos em louvores que sabemos serem mal merecidos; parecer ansiosos por amizades que não queremos - é uma inconsistência lamentável e criminosa, que é muito comum entre os professantes de religião.
Mas, quanto mais culpado é todo esse bafo sem sentido quando dirigido ao Deus santo e que procura o coração! Daí a admoestação do apóstolo: "Todo homem seja demorado para falar", e a exortação ainda mais impressionante dos mais sábios dos homens: Guardai o vosso passo quando virdes à casa de Deus. Não ofereça o sacrifício como os tolos fazem, pois eles são ignorantes e fazem o mal. Não se apresse a falar, e não seja impulsivo para fazer um discurso perante Deus. Ou ainda: Deus está no céu e você está na terra, então deixe suas palavras serem poucas, pois os sonhos resultam de muito trabalho e a voz de um tolo de muitas palavras. Quando fizeres um voto a Deus, não te demores em cumpri-lo, porque Ele não se deleita com votos de tolos. Cumpre o que juraste. Que você não faça a promessa e não a cumpra. Não deixe sua boca trazer culpa sobre você, e não diga na presença do mensageiro que foi um erro. Por que Deus deveria se irar com suas palavras e destruir a obra de suas mãos? Porque muitos sonhos trazem futilidade, também muitas palavras, então, teme a Deus." (Eclesiastes 5: 1-7).
Entre as muitas confissões de nossos pecados e as súplicas por perdão e misericórdia, deveríamos estar continuamente diante do escabelo do trono da graça de Deus, com as seguintes palavras: "Senhor, perdoa o nosso mau uso da faculdade da linguagem, perdoa nossa linguagem sem sentido, insincera e enganosa em relação aos nossos semelhantes, mesmo quando não é nossa intenção real mentir, e especialmente perdoa nossas orações sem sentido e nossas devoções insinceras, que embora não sejam a prole da concepção hipócrita, são as efusões da ignorância, descuido e formalismo."
Portanto, queridos irmãos, não se limitem a orar, mas entreguem-se ao poder, direção e controle de suas próprias devoções. Nem, por qualquer coisa que eu disse, seja induzido a orar menos, mas faça-o ainda mais. Não abaixe o padrão de suas orações - mas eleve o padrão de sua prática. O que vocês têm a fazer é serem homens e mulheres de oração, e então deixar seu caráter ser moldado no molde de suas orações. Todos nós vemos as coisas com mais clareza, e as sentimos de modo mais impressionante, quando estamos prostrados diante do trono de Deus, e vamos perceber sua presença em toda parte e em todos os momentos; então seremos provavelmente as mesmas pessoas em ação, como somos em devoção, e glorificaremos nosso Pai no céu, não só pelo que lhe dizemos, mas também pelo que fazemos por ele.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Deveres Mútuos de Maridos e Esposas John Angell James
Artigos O Pendor do Espírito John Angell James
Artigos O Decoro do Amor John Angell James
Artigos Misericórdia Cristã Explicada e Aplicada John Angell James
Artigos A Religião Prática Deve Ser Vista em Tudo John Angell James
Artigos A Preeminência do Amor John Angell James
Artigos A Fé em Relação à Santificação John Angell James
Artigos A Crise John Angell James
Artigos Felicidade John Angell James
Artigos A Necessidade da Influência do Espírito Santo John Angell James

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 39.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55087 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54793 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54762 Visitas

Páginas: Próxima Última