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A Indispensável Necessidade de Amor
John Angell James

Título original: The indispensable necessity of christian love

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Uma distinção foi introduzida no assunto da religião verdadeira, que, embora não totalmente livre de objeção, é suficiente para responder ao propósito para o qual é empregada. Quero me referir à distinção entre o essencial e o não essencial. Seria uma tarefa difícil traçar a linha divisória pela qual estas classes são divididas; mas a verdade da ideia de "coisas essenciais e não essenciais" não pode ser questionada. Há algumas coisas, tanto na fé como na prática, que podemos negligenciar, e ainda não serem destituídas de verdadeira religião. Embora existam outras coisas na fé e na prática; cuja ausência necessariamente implica um coração não renovado. Entre os fundamentos da verdadeira piedade deve-se considerar a disposição que estamos considerando agora: o amor cristão.
O amor cristão não deve ser classificado com essas observâncias e pontos de vista, que, embora importantes, não são absolutamente essenciais para a salvação. Devemos possuir verdadeiro amor cristão, ou não somos cristãos agora, e não seremos admitidos no céu depois. O apóstolo expressou esta necessidade da maneira mais clara e mais forte. Ele colocou um caso hipotético do tipo mais impressionante, que eu vou agora ilustrar. "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine." (I Cor 13.1).
Pelas línguas dos homens e dos anjos, não devemos compreender os poderes da mais alta eloquência; mas o dom milagroso das línguas, acompanhado de uma capacidade de transmitir ideias de acordo com o método dos seres celestiais. Um homem poderia ser investido com esses dons estupendos, e empregá-los no serviço do evangelho; contudo, se seu coração não fosse um participante do amor cristão; ele não seria mais aceitável a Deus do que o tilintar dos instrumentos de bronze empregados no culto idólatra da Ísis egípcia, ou o barulho dos címbalos que acompanhavam as orgias da Cibele grega. A profissão de religião desse homem não é apenas inútil aos olhos de Deus, mas desagradável e repugnante! A comparação é notavelmente forte, na medida em que não se refere a sons melodiosos, como a flauta ou a harpa, e não às cordas harmoniosas de um concerto; mas à "dissonância severa" de instrumentos do caráter mais desarmonioso. E se, como é provável, a alusão ao clamor barulhento de músicos idólatras, a ideia é tão fortemente apresentada como é possível para a força da linguagem expressá-la.

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." (verso 2).

Paulo ainda alude a doações milagrosas. Profecia no uso bíblico do termo não se limita à previsão de eventos futuros, mas significa falar por inspiração de Deus; e seu exercício neste caso, refere-se ao poder de explicar sem premeditação ou erro; as partes típicas e preditivas da dispensação do Antigo Testamento, juntamente com os fatos e doutrinas da dispensação cristã.
"A fé que poderia remover montanhas", é uma alusão a uma expressão de nosso Senhor, que ocorre na história do evangelho: "Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.”
"Esta fé é de natureza distinta completamente daquela pela qual os homens são justificados e se tornam filhos de Deus. Foi chamada a "fé dos milagres", e parece ter consistido em uma persuasão firme do poder ou habilidade de Deus para fazer qualquer coisa milagrosa para o apoio do evangelho. Funcionava de duas maneiras; a primeira era a crença da pessoa que operava o milagre, que era o sujeito de um impulso divino, e chamado naquele tempo a realizar tal ato; e o outro era uma crença da parte da pessoa sobre quem um milagre estava prestes a ser realizado, que tal efeito seria realmente produzido. Agora, o apóstolo declarou que, embora um homem tivesse sido dotado de profecia, de modo a explicar os mistérios mais profundos da Escritura, e possuísse, além disso, a fé milagrosa pela qual as mudanças mais difíceis e surpreendentes teriam sido efetuadas; ele nada seria, e menos do que nada, sem amor.
"E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (Verso 3).
Esta representação da necessidade indispensável do amor cristão é mais marcante. Supõe-se possível que um homem possa distribuir toda a sua riqueza em atos de aparente beneficência; e, no entanto, afinal de contas, não tenha verdadeira religião! As ações derivam seu caráter moral dos motivos sob a influência dos quais são executadas. Portanto, muitas ações que são benéficas para o homem, ainda podem ser pecaminosas aos olhos de Deus, porque elas não são feitas por motivos corretos! A generosidade mais difusiva; se motivada pelo orgulho, pela vaidade ou pela justiça própria; não tem valor aos olhos do onisciente Jeová! Pelo contrário, é muito pecaminosa!
É evidente demais para ser questionado, que muitas das obras de caridade de que somos testemunhas, são feitas por quaisquer motivos, exceto os corretos. Nós vemos prontamente que multidões são pródigas em suas contribuições monetárias, que são ao mesmo tempo totalmente desprovidas de amor a Deus, e amor ao homem; e se destituídos dessas virtudes sagradas, eles são, no que respeita à religião real, menos do que nada , Embora eles devessem gastar cada centavo de sua propriedade em aliviar as necessidades dos pobres. Se a nossa generosiade, por maior que seja - seja a operação de uma simples consideração egoísta a nós mesmos, à nossa própria reputação, ou à nossa própria segurança, e não por puro amor, pode fazer bem a outros, mas não a nós mesmos!
"E se eu der o meu corpo para ser queimado", isto é, como se fosse um mártir da religião verdadeira, "e não tiver amor, nada disso me aproveitará". Se um caso como este já existiu, não o sabemos, mas não é impossível, nem improvável. Mas, se isso acontecesse, nem as torturas de uma morte agonizante, nem a coragem que as suportasse, nem o aparente zelo pela religião que conduziu a elas; seriam aceitos em vez do verdadeiro amor ao homem. Tal exemplo de autodevoção deve ter sido o resultado daquela autojustiça, que substitui seus próprios sofrimentos pelos de Cristo; ou daquele "amor à fama", que não possui escrúpulos em não procurá-lo mesmo nos incêndios do martírio! Em ambos os casos, não participa da natureza, nem recebe a recompensa, da verdadeira religião.
Ajudará a convencer-nos não só da necessidade do verdadeiro amor cristão, mas da importância desse temperamento mental; se colocarmos em uma estreita faixa as inúmeras e diversas representações do mesmo, que se encontram no Novo Testamento.

1. O amor é o objeto do divino decreto na predestinação. "Porque ele nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos.” Ele nos predestinou para sermos adotados como seus filhos por Jesus Cristo, de acordo com seu prazer e sua vontade.

2. O verdadeiro amor cristão é o fim e o propósito da lei moral. "O fim do mandamento é o amor." "Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de toda a tua mente. Este é o primeiro e grande mandamento e o segundo é semelhante a ele: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas ". "O amor é o cumprimento da lei".
3. O verdadeiro amor cristão é a evidência da regeneração. "O amor é de Deus, e todo aquele que ama, é nascido de Deus".
4. O verdadeiro amor cristão é a operação e o efeito necessários da fé salvadora. "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nada aproveita nem a incircuncisão, mas a fé que opera pelo amor".
5. O verdadeiro amor cristão é a graça pela qual a edificação pessoal e mútua é promovida. "O conhecimento incha, mas o amor edifica." "Faz aumentar o corpo para a edificação de si mesmo em amor."
6. O verdadeiro amor cristão é a prova de uma habitação mútua entre Deus e seu povo. "Se nós nos amarmos uns aos outros, Deus habita em nós, e seu amor é aperfeiçoado em nós." Sabemos que habitamos nele, e ele em nós, porque nos deu do seu Espírito.” “O amor que Deus tem para conosco, Deus é amor, e quem habita em amor habita em Deus e Deus nele ".
7. O verdadeiro amor cristão é declarado o maior de todas as virtudes cristãs. "O maior destes é o amor!"
8. O verdadeiro amor cristão é representado como a perfeição da verdadeira religião. "Acima de todas estas coisas revesti-vos de amor; que é o vínculo da perfeição."
Que elogios são estes! Que provas notáveis ​​da suprema importância do amor cristão! Quem não foi culpado de alguma negligência dele? Quem não chamou sua atenção demais para isso? Quem pode ler estas passagens da Sagrada Escritura e não se sentir convencido de que não só a humanidade em geral, mas também os professantes da religião espiritual, tenham confundido demais a natureza da verdadeira piedade? Quais são as visões claras e ortodoxas; o que são sentimentos fortes; qual é a nossa fé; qual é o nosso prazer; o que é a nossa liberdade da grossa imoralidade; sem este espírito de puro e universal amor cristão?

Não se pode determinar se, em uma instância, repetimos outra vez, já existiu de um indivíduo cujas circunstâncias responderam à suposição do apóstolo; a declaração certamente nos sugere uma ideia mais alarmante da nossa responsabilidade em relação ao autoengano em referência à nossa religião pessoal. A ilusão sobre a natureza da verdadeira piedade prevalece numa extensão verdadeiramente terrível! Milhões estão errados quanto à condição real de suas almas, e pensam que estão viajando para a felicidade celestial; quando na realidade eles estão viajando para a perdição! Oh terrível erro! Oh ilusão fatal! Que terrível decepção os aguarda! Que horror, angústia e desespero tomarão a eterna posse de suas almas, naquele momento de verdade, quando, em vez de despertarem do sono da morte entre as glórias da cidade celestial; elevarão os olhos em tormento! Nenhuma caneta pode descrever a angústia esmagadora de tal decepção! A imaginação se encolhe com espanto e horror. Da contemplação de seu próprio esboço fraco da cena insuportável!
Ser guiado pelo "poder do delírio", a ponto de cometer um erro de consequência para nossos interesses temporais; ter prejudicado a nossa saúde, a nossa reputação ou a nossa propriedade; é suficientemente doloroso, especialmente quando não há perspectiva, ou apenas uma fraca, de reparar o dano. No entanto, neste caso, a verdadeira religião abre um bálsamo para o espírito ferido, e a eternidade apresenta uma perspectiva, onde as tristezas do tempo serão esquecidas! Mas, Oh! Estar em erro sobre a natureza da religião verdadeira, e construir nossa esperança de imortalidade sobre a areia, em vez da rocha; para ver a lâmpada de nossa profissão enganosa, que nos servira para nos iluminar na vida, e até mesmo para nos guiar em falsa paz através do sombrio vale da sombra da morte, repentinamente extinguida quando cruzarmos o limiar da eternidade e nos deixando sem um fio de esperança, numa noite interminável em vez de silenciosamente expirar em meio à luz do dia eterno! Que horror!
É possível tal ilusão? Já aconteceu em um caso solitário? Será que os anais do mundo invisível registram um desses casos, e a prisão de almas perdidas contém um espírito miserável que pereceu por ilusão? Então, que profunda solicitude deveria a possibilidade de tal evento circular pelos corações de todos; para evitar o erro de uma mente autoenganada. É possível estar enganado em nosso julgamento, em nosso estado eterno? Então, quão profundamente ansiosos devemos todos nos sentir, para não sermos enganados por falsos critérios na formação de nossa decisão. Mas, e se, em vez de um caso, milhões tivessem ocorrido; de almas irremediavelmente perdidas por autoengano? E se a ilusão deveria ser a estrada mais lotada para o poço sem fundo? E se a autoilusão deveria ser a paixão comum, a cegueira epidêmica, que caiu sobre multidões de habitantes da cristandade?
E se essa "insanidade moral" tivesse infectado e destruído muitos que fizeram até uma profissão mais rigorosa da verdadeira religião do que outros? Como explicar, muito mais justificar; essa falta de preocupação com o seu bem-estar eterno; que a destituição do cuidado de examinar a natureza e evidências de verdadeira piedade; essa vontade de ser iludido, em referência à eternidade; que muitos exibem? Jesus Cristo nos diz que "MUITOS, naquele dia, dirão: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome?" A quem ele dirá: "Afastai-vos de mim, eu nunca vos conheci, vós, obreiros da iniquidade!" Ele diz que "muitos são chamados, mas poucos escolhidos". Ele diz que das quatro classes daqueles que ouvem a Palavra, só uma a ouve com vantagem. Ele diz que das dez virgens, a quem ele compara o reino dos céus, apenas cinco eram sábias, enquanto as outros cinco se enganavam com a lâmpada sem óleo de uma profissão enganosa! Ele insinua mais claramente que o autoengano na religião é terrivelmente comum; e comum entre aqueles que fazem uma profissão mais séria do que outros!
É Jesus quem soou o alarme para despertar os professantes adormecidos da religião de sua segurança carnal. Foi ele quem disse: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". "Conheço suas obras, como você tem um nome que você vive; mas está morto." Como devemos ser cuidadosos, não sermos iludidos por falsas evidências de religião e concluir que somos cristãos, enquanto estamos destituídos das coisas que a Palavra de Deus declara serem essenciais à piedade genuína. Portanto, devemos possuir verdadeiro amor cristão; ou tudo o mais é insuficiente.
1. Alguns concluem que, porque eles são regulares em sua prestação de serviços na igreja; que eles são verdadeiros cristãos. Eles vão pontualmente à igreja ou às reuniões; eles recebem a ceia do Senhor; eles frequentam as reuniões de oração; talvez repitam orações em secreto e leiam as Escrituras. Tudo isso está bem; se for feito com visões certas; e em conexão com disposições corretas do coração. Mas, isto é o "todo" de sua religião? É uma mera abstração do exercício devocional? É uma coisa separada do coração, temperamento e conduta? É um "negócio formal" do quarto, e do santuário? É uma espécie de penitência paga ao Todo-Poderoso, para ser liberado de todas as outras exigências da Escritura, e obrigações de piedade? É uma expressão de sua disposição para serem devotos na igreja e no domingo; desde que eles possam ser tão terrenos, tão egoístas, tão maliciosos e tão indelicados quanto quiserem, em todos os outros lugares e em todos os outros tempos ? Esta não é a verdadeira religião!
2. Outros dependem da clareza de seus pontos de vista e de suas realizações no CONHECIMENTO bíblico. Eles têm um zelo singular pela verdade, e são grandes adeptos das doutrinas da graça, das quais eles professam ter um conhecimento profundo! Eles consideram todos, além de alguns de sua própria classe, como meros bebês no conhecimento, ou como indivíduos que, como o homem no evangelho, tem seus olhos apenas abertos e que vê "os homens como árvores andando". São as águias que se elevam ao sol, e se aquecem em seus raios de luz, enquanto o resto da humanidade são as toupeiras que escavam, e os morcegos que oscilam na escuridão. A doutrina é tudo; o seu grande desejo; e no seu zelo por estas coisas, eles supõem que nunca poderão dizer coisas extravagantes o suficiente, nem suficientemente absurdas, nem zangadas, contra as boas obras, contra a religião prática ou o temperamento cristão. Impregnados de orgulho, egoístas, indecentes, irritáveis, censuráveis, maliciosos; manifestam uma total falta daquela humildade e bondade que são as características proeminentes do verdadeiro cristianismo.
Que se saiba, no entanto, que as visões claras da Escritura; mesmo quando não têm nenhuma semelhança com as caricaturas monstruosas e as terríveis deformidades do Antinomianismo moderno; não são, por si mesmas, evidência de religião verdadeira; nem mais do que as noções teóricas corretas da constituição, as provas do patriotismo. E como um homem com estas noções em sua mente, pode ser um traidor em seu coração; assim pode um professante de religião ser um inimigo de Deus em sua alma; com um credo evangélico em sua língua!
Muitos professam ser muito afeiçoados à "lâmpada da verdade"; prendem-na firmemente em suas mãos, admiram sua chama e piedade ou culpam aqueles que estão seguindo os fogos ilusórios e meteóricos do erro. Mas, afinal de contas, eles não fazem outro uso da "lâmpada da verdade", do que para iluminar o caminho que os leva à perdição! Sua religião começa e termina em adotar uma forma de palavras sólidas para seu credo, aprovando um ministério evangélico, admirando os campeões populares da verdade e juntando-se à crítica do erro. Quanto a qualquer espiritualidade da mente, qualquer afeição celestial, qualquer amor cristão; em suma, como qualquer tendência natural, a energia apropriada, a vital e elevadora influência dessas mesmas doutrinas a que eles professam estar ligados; são tão destituídos quanto o maior mundano; e como ele, são talvez tão egoístas, vingativos, implacáveis ​​e indelicados!
Esta é a religião, senão muito comum nos dias atuais, quando os sentimentos evangélicos estão se tornando cada vez mais populares; uma religião muito comum em nossas igrejas; uma religião fria, sem coração e sem influência; uma espécie de luz lunar, que reflete os raios do sol, mas não o seu calor.
3. Por outro lado, alguns estão satisfeitos com a vivacidade e a intensidade de seus SENTIMENTOS. Possuídos de muita excitabilidade e calor de temperamento, eles são, naturalmente, suscetíveis a impressões profundas e poderosas da verdadeira religião. Eles não são sem alegria, pois mesmo os ouvintes de terra pedregosa se alegraram por algum tempo; e não estão sem suas dores religiosas. Suas lágrimas são abundantes, e seus sorrisos em proporção. Nós os vemos na casa de Deus, e ninguém parece se sentir mais sob a pregação da Palavra do que eles. O sermão exerce um poder influente sobre suas afeições, e o pregador parece ter seus corações no comando. Eles falam alto de "quadros felizes", "temporadas preciosas", "oportunidades confortáveis".
Mas, siga-os da casa de Deus para suas próprias casas; e, oh, como mudou a cena! A menor ofensa, talvez involuntária, levanta uma tempestade de paixão, e o homem que parecia um serafim no santuário; parece mais um demônio em casa! Siga-os do domingo aos dias da semana, e você verá o homem que apareceu ser todo celestial no domingo, ser todo para a terra na segunda-feira! Siga-os desde a assembleia dos santos até aos principais locais de negócios, onde eles compram, vendem e ganham; e verão o homem que parecia tão devoto, agora irritado e brigão, egoísta e injusto, grosseiro e insultante, invejoso e malicioso, desconfiado e difamador! Sim! E talvez na noite do mesmo dia, você vai vê-lo em uma reunião de oração, desfrutando, como ele supõe, do momento sagrado. Tal é a ilusão sob a qual muitos estão vivendo. Sua religião é, em grande parte, uma mera susceptibilidade de impressão de assuntos religiosos! É uma voluptuosidade religiosa egoísta!
É certo que a maior importância é muitas vezes atribuída ao "gozo sensível", como é chamado; a quadros vivos e sentimentos; do que pertence a eles. Há uma grande variedade na constituição da mente humana, não só porque respeita ao poder do pensamento, mas também do sentimento; alguns sentem muito mais agudamente do que outros; isso é observável mesmo em coisas naturais.
A graça de Deus, na conversão, opera uma mudança moral, não física. A graça de Deus, na conversão, dá uma nova direção às faculdades, mas deixa as próprias faculdades como eram. Consequentemente, com igual profundidade de convicção e igual força de princípio, haverá vários graus de sentimento em pessoas diferentes. A suscetibilidade da mente às emoções fortes, e sua responsabilidade ao sentimento vívido; existiam antes da conversão; e permanecem depois dela. E muitas vezes a emoção viva produzida pode afetar cenas, ou procedimentos, ou sermões, e isto é em parte uma operação da natureza; e em parte da graça! Um homem pode sentir-se pouco capaz, e, no entanto, se esse pouco o leva a fazer muito; é grande a piedade, não obstante!
Duas pessoas estão ouvindo um relato triste e tocante; um é visto chorando profusamente, e é esmagado pela história. O outro é atento e pensativo, mas nem chora nem soluça. Eles se afastam; o primeiro, talvez, para enxugar as lágrimas e esquecer a miséria que as causou; o último para procurar o sofredor e aliviá-lo. Qual tinha mais "sentimento"? O primeiro! Qual tinha mais "verdadeira benevolência"? O último! A conduta de um era o resultado de uma natureza emocional! A conduta do outro, o efeito do princípio piedoso.
Tome outra ilustração, ainda mais relacionada ao ponto. Imagine dois cristãos de verdade ouvindo um sermão, no qual o pregador está discursando a partir de um texto como este: "Amados, se Deus assim nos amou, devemos também amar uns aos outros", ou este: "Você conhece a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, ainda que rico, ainda por causa de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, sejais ricos". Seu objetivo, como o de cada homem deve ser, que prega de tal texto; é mostrar que um sentido de amor divino deve nos encher de benevolência para com os outros. A fim de trazer o coração a sentir as suas obrigações, ele dá uma descrição vívida do amor de Deus para o homem, E então, enquanto seus ouvintes são afetados pela misericórdia de Deus, ele os chama (imitando o amor de Jeová por eles), para aliviar aqueles que estão na pobreza; para suportar aqueles que são fracos; perdoar aqueles que os feriram; deixar de lado a sua ira, e abundar em todas as expressões de genuína afeição aos seus irmãos cristãos.
Um dos indivíduos está profundamente interessado e afetado pela primeira parte do discurso, derrama muitas lágrimas e é forjado até um alto grau de sentimento; enquanto o pregador pinta em cores brilhantes o amor de Deus. A outra pessoa ouve com atenção fixa, com fé genuína, todo o sermão, mas suas emoções não são poderosas; ele sente, é verdade, mas é um sentimento tranquilo, desacompanhado por sorrisos ou lágrimas. Ambos voltam para casa; o último talvez em silêncio, o anterior, exclamando aos seus amigos, "Oh, que maravilhoso sermão, que aplicação tão preciosa, você já ouviu o amor de Deus tão impressionantemente, tão lindamente descrito?" Com todo o seu sentimento, no entanto, ele não sai para aliviar um filho da pobreza, nem tenta extinguir um sentimento irritado ou implacável em relação a um indivíduo que o ofendeu. Ele é tão zangado e implacável, tão cruel e egoísta, depois do sermão; como era antes de ouvi-lo!
A outra pessoa age mais com calma reflexão, do que com forte emoção. Ouça o seu solilóquio; "O pregador nos deu uma ideia muito surpreendente do amor de Deus para nós, e mais clara e eficazmente deduzo a partir dele nossas obrigações de amar uns aos outros. Eu sou salvo por este grande amor? A graça derramou todos os seus benefícios sobre mim, um rebelde contra Deus; sobre mim, um pecador? E não sentirei este amor me obrigando a aliviar as necessidades, a curar as dores, a perdoar as ofensas dos meus semelhantes? Não mais farei mal, apagarei a faísca de vingança, eu irei em espírito de mansidão e de amor, perdoar o ofensor e me reconciliarei com meu irmão." Por essa graça de que ele dependia, ele é capaz de agir até sua resolução. Ele se torna, por princípio, convicto; mais misericordioso, mais manso, mais afetuoso. Qual tem mais "sentimento"? O primeiro. Qual tem mais "religião verdadeira"? O último!
Qualquer emoção, por mais prazerosa e intensa que não leve à ação, é "mero sentimento natural", não piedade santa. Enquanto essa emoção, por mais débil que possa parecer, que nos leve a fazer a vontade de Deus; é a piedade sincera. Para determinar nosso grau de religião verdadeira, não devemos apenas perguntar como nos sentimos sob os sermões; mas como esse sentimento nos leva a agir depois. A força operativa de nossos princípios; e não a força contemplativa de nossos sentimentos; é a prova da piedade. Toda essa emoção imaginativa, produzida pelo sentido do amor de Deus para conosco, que não leva ao cultivo da virtude considerada neste tratado; é um dos fogos ilusórios; que, em vez de guiar corretamente, engana as almas dos homens.
4. É de se temer que muitos, hoje em dia, se satisfazem em que sejam cristãos, por causa de seu ZELO na causa da religião. Felizmente para a igreja de Deus, felizmente para o mundo em geral; existe agora uma grande e generalizada ânsia pela difusão do conhecimento bíblico. Jogando fora o torpor das idades, os amigos de Cristo estão trabalhando para estender seu reino em todas as direções. Quase todos os possíveis objetos da filantropia cristã são apreendidos; sociedades são organizadas; meios adaptados a qualquer tipo de plano; instrumentos utilizados; toda a massa do mundo religioso é chamada; e a cristandade apresenta uma interessante cena de energia benevolente. Tal estado de coisas, no entanto, tem seus perigos em referência à religião pessoal, e pode tornar-se uma ocasião de ilusão para muitos.
Não requer piedade genuína para que nos associemos a esses movimentos e sociedades religiosas. A partir de uma liberalidade natural de disposição, ou respeito à reputação, ou um desejo de influência, ou pela compulsão do exemplo; podemos dar o nosso dinheiro.
E quanto aos esforços pessoais, quantos incentivos podem levar a isso, sem um amor sincero e ardente a Cristo no coração! Uma paixão inerente pela atividade, um amor de exibição, um espírito de partido, a persuasão de amigos; podem todos operar; e inquestionavelmente operar em muitos casos; produzir efeitos surpreendentes na causa da benevolência religiosa; havendo uma total ausência de piedade genuína!
A mente do homem, propensa ao autoengano, e ansiosa por encontrar algumas razões para satisfazer-se em referência ao seu estado eterno, sem a verdadeira evidência de um coração renovado; é demasiado apta para derivar uma falsa paz da contemplação de seu zelo. Na proporção em que a causa da ilusão se aproxima da natureza da religião verdadeira; ela possui o poder de cegar e enganar o julgamento. Se a mente pode perceber qualquer coisa em si mesma, ou em suas operações; que tem a aparência de piedade; ele vai convertê-lo em um meio de acalmar a consciência, e remover a ansiedade! Para muitas pessoas, o opiáceo fatal; a ilusão destruidora da alma; é sua atividade na causa do zelo cristão! Ninguém é mais diligente em sua devoção aos deveres dos comitês; ninguém é mais constante em sua participação em reuniões públicas; outros novamente cansam-se em suas rondas semanais para coletar as contribuições dos ricos, ou as ofertas dos pobres.
Essas coisas, se não forem conduzidas friamente à razão, para concluir que elas são pertencentes à fé verdadeira, tiram sua atenção da condição real de suas almas; e não os deixam livres para a reflexão; reprimem o temor crescente, ou sufocam a voz da consciência, ou lhes permite afogarem as suas expectativas na eloquência do púlpito, ou nas discussões da sala de comitê. Não duvidamos que alguns professantes de religião indignos na época presente recorram a reuniões públicas pela mesma razão que muitos culpados de prazer recorrem a diversões públicas; para esquecer sua própria condição e desviar o ouvido por um curto período da voz que fala ao seu interior. Há indivíduos que são conhecidos de todos nós, que, em meio ao maior zelo de várias instituições públicas, vivem na malícia e na falta de caridade, na indulgência de um egoísmo predominante e de uma ira descontrolada. Mas, isso não é piedade cristã. Poderíamos arcar com toda a despesa da Sociedade Missionária, dirigir os seus conselhos com a nossa sabedoria e manter viva a sua energia com o nosso ardor e, ao mesmo tempo, sermos destituídos de amor; e pereceríamos eternamente, em meio à generosidade da nossa liberalidade.
E daqueles que têm a graça do amor, e que são verdadeiros crentes, alguns são muito mais deficientes em sua influência e atividade do que deveriam ser; e tentam acalmar uma consciência acusadora com o miserável sofisma, "que, não se pode esperar de um cristão que se sobressaia em tudo, e que o seu forte reside nas virtudes ativas da verdadeira religião, mais do que nas graças passivas, e que, portanto, qualquer pequena deficiência nessa última é compensada pela maior abundância das primeiras. Este raciocínio é tão falso em seu princípio, como é frequente, tememos, em sua adoção. Onde, em toda a Palavra de Deus, esta espécie de composição moral dos deveres é ensinada ou sancionada? Isso é realmente adotar o erro de indulgências em nossas próprias preocupações privadas, e criar um estoque excedente de uma virtude para estar disponível para as deficiências de outra.
Deve-se compreender que, como cada época é marcada com uma tendência peculiar, seja para algum erro ou defeito predominante, a tendência da época atual é exaltar as virtudes ativas da piedade, às custas das passivas; e, enquanto a primeira é forçada a uma crescente exuberância, para permitir que a última murche em sua sombra. Não podemos negar que o nosso amor à atividade e à exibição nos inclinarão, em geral, a preferir o cultivo do espírito público, em vez do temperamento mais privado e abnegado de mansidão, humildade e tolerância; pois é inconcebivelmente mais fácil, e mais agradável, flutuar na maré do sentimento público em direção aos objetos do zelo religioso, do que caminhar contra o fluxo de nossas próprias tendências corruptas e realizar um fim que somente Aquele que vê em segredo irá apreciar devidamente.
5. Não se pode dizer que, em muitos casos, uma PROFISSÃO da religião parece liberar alguns indivíduos de toda obrigação de cultivar as disposições que esta implica necessariamente; que, em vez de derivar desta circunstância um estímulo para buscar o temperamento cristão, encontram nele uma razão de negligência geral?
Eles foram admitidos como membros de uma igreja dissidente, e assim receberam, por assim dizer, um certificado de religião pessoal; e em vez de estar ansioso a partir desse momento para se destacar em todas as virtudes que podem adornar a doutrina de Deus, seu Salvador, eles afundam em descuido e mornidão. Uma profissão de religião, não apoiada pelo amor cristão, só aumentará nossa culpa aqui e nos afundará imensuravelmente no abismo do além. Ai, eterna aflição, estará sobre aquele homem que leva o nome de nosso Senhor Jesus; sem a sua imagem. Ai, aflição eterna, estará sobre os membros de nossas igrejas que se contentam em encontrar o caminho para a comunhão dos fiéis, sem acrescentar ao seu caráter o brilho desta virtude sagrada.
Assim, temos mostrado quantas coisas existem, que, embora boas em si mesmas, quando realizadas por motivos corretos, e em conexão com outras partes da religião verdadeira, não podem, na ausência do amor, ser dependentes como evidências inequívocas de piedade pessoal. Cuidado com o autoengano neste negócio terrivelmente importante; pois será terrível além do poder da imaginação conceber, encontrar-nos no momento seguinte após a morte entre os horrores do poço infernal, em vez das felicidades da cidade celestial!
O amor é exigido por Deus como parte essencial da religião verdadeira; e a total ausência dele necessariamente impede um homem de ser um verdadeiro cristão, assim como a falta de temperança ou pureza. Além disso, o amor é o temperamento do céu. O amor é o estado de espírito invariável na inumerável companhia de anjos, e os espíritos de homens justos aperfeiçoados. O amor é o coração de Jesus, o mediador da nova aliança, e a imagem de Deus, o juiz de todos. Sem amor, não haveria aptidão para a sociedade do paraíso, nenhuma aptidão para uma associação da qual o laço da comunhão é o amor. Sem amor, não pode haver graça aqui; e, portanto, nenhuma glória futura!


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
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