Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tristeza pela Morte de Amigos
John Angell James

Título original: Sorrow for the death of friends

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


Por John Angell James, sobre a morte de sua esposa.

"Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:21)
"Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão." (Deuteronômio 32:39)

Espero não ser pensado por qualquer um, que esteja indelicadamente trazendo minhas dores pessoais à atenção pública. Refiro-me à situação em que sou colocado por uma Providência misteriosa, mas toda sábia. Se me refiro ao acontecimento que agora me aconteceu, não é para mover a sua simpatia, pois isso já fluiu para mim em plena maré, e em toda variedade de atenções calmantes, tanto antes como depois do curso da separação; e para a qual, assim, vos dou publicamente a minha sincera gratidão, mas é para um propósito ainda mais elevado e mais santo, a saber, promover o vosso bem-estar espiritual. Se as aflições comuns da vida devem ser melhoradas por nós para o nosso bem, certamente as dores mais profundas da sepultura devem ser eminentemente propícias ao bem-estar presente e eterno da nossa alma. Quando não é possível para nós tirar qualquer benefício adicional da vida de nossos amigos, devemos ser solícitos com tremor para recebê-lo de sua morte. Quando seu próprio eu vital não está mais diante de nós em toda a bela forma e atividade de um santo exemplo, e nada resta deles, além de seu túmulo e sua memória, devemos tornar esta preciosa memória subserviente à nossa melhoria espiritual. Esta é a melhor, a única compensação para a sua perda.
Quando um objeto sagrado e amado de nossa afeição é removido pela morte, devemos sofrer. A humanidade exige isso, e o cristianismo, na pessoa do Jesus chorando, o permite. O homem sem lágrimas, é um selvagem ou um estoico, mas não um cristão. Deus pretende, quando concede seus dons, que eles devem ser recebidos com sorrisos de gratidão; e quando os recolhe, que eles devem ser entregues com "gotas de dor sagrada".
A tristeza é uma afeição implantada pelo Criador na alma, para fins sábios e benéficos; e não deve ser impiedosamente arrancada pelas raízes, mas dirigida em seu exercício pela razão e piedade. A obra da graça, embora esteja acima da natureza, não é contra ela. O homem que me diz para não chorar na sepultura, insulta-me, zomba de mim e deseja me degradar. Eu choro. Eu devo chorar. Não posso evitar. Deus exige que eu faça isso e abriu uma fonte de lágrimas em minha natureza para esse propósito. E é o testemunho silencioso, puro, não sofisticado de meu coração para a excelência do dom que ele deu em misericórdia.
Sem tristeza, não melhoraríamos com sua mão corretiva; o sofrimento é como o banho suave, caindo primeiro sobre a terra para prepará-la para a semente, e depois sobre a semente para fazê-la germinar. Mas uma tristeza selvagem, clamorosa e apaixonada é como o trovão de inundação, que leva o solo e a semente juntos. Podemos perder a companhia de alguém cuja presença era a luz e o encanto de nossa morada, cuja sociedade era a fonte de nosso mais valioso e valorizado conforto terreno, cujo amor sempre novo e fresco foi apresentado diariamente a nós em cálice cheio por sua própria mão, que nos animou com sua conversa, suportou nossas enfermidades, resolveu nossas dúvidas, revelou-nos em dificuldade o caminho do dever, e vivificou-nos por seu exemplo; é possível, digo eu, perder tal amigo e não ter tristeza?
Mas, então, embora choremos, não devemos murmurar. Podemos sofrer, mas não com a dor apaixonada e descontrolada dos pagãos, que não têm esperança. Nossa tristeza deve fluir, tão profundamente quanto quisermos, mas silenciosa e imóvel nos canais de submissão. Deve ser uma tristeza tão tranquila, de modo que possamos ouvir todas as palavras de consolação que nosso Pai celeste profere entre os movimentos suaves de sua vara. Deve ser uma tristeza tão reverente, que o adore pelo exercício de sua prerrogativa em tirar o que, ou quem ele quiser. Deve ser um sofrimento com tal compostura, que nos prepare para fazer a sua vontade, assim como para suportá-la. Deve ser um sofrimento tão manso e gentil, que justifique o Senhor em suas dispensações. Deve ser uma aflição tão confiante, a ponto de ter certeza de que há tanto amor em tirar a misericórdia, como havia em concedê-la. Deve ser um pesar tão grato, a ponto de ser agradecido pelas misericórdias deixadas, assim como afligido pelas misericórdias perdidas. Deve ser uma tristeza tão confiante, como olhar para o futuro com esperança, bem como de volta para o passado com angústia. Deve ser uma tristeza tão paciente, a ponto de suportar todos os agravos que acompanham ou seguem o luto com aquiescência imperturbável. Deve ser uma tristeza tão santa, como levantar a oração de fé para a graça Divina santificar o golpe. Deve ser um sofrimento tão duradouro, a fim de preservar, durante todos os anos vindouros, o benefício desse evento, que em um momento solene mudou todo o aspecto de nossa existência terrena.
Quando o pesar afeta a saúde ele é "a tristeza do mundo que opera a morte"; quando fecha o ouvido às palavras de consolação, e os olhos para as misericórdias deixadas; quando paralisa as energias, entorpece e deixa a alma estupefata, de modo que os deveres pessoais e familiares, domésticos e sociais, civis e sagrados são negligenciados, e a alma não faz nada senão deitar-se sobre o sepulcro para chorar; quando se recusa a ser consolada, mesmo com toda a consolação do evangelho; então é uma tristeza indigna do nome honroso que o cristão tem.
Mas, não é contra uma tristeza demasiado longa e profunda que alguns precisam ser advertidos, mas contra uma tristeza demasiado curta e superficial. Nada promete mais e, em geral produz maior benefício e melhora, do que a morte de amigos. Pela sua morte a vida perde seu charme; sociedade, ocupação e gostos favoritos perdem sua atração; a mortalha que cobre os restos mortais de seus queridos estende suas franjas escuras sobre todas as outras coisas; e toda esperança está enterrada em sua sepultura.    
As coisas temporais desaparecem e se perdem em meio à glória e grandeza das coisas eternas. As realidades invisíveis deslocam da imaginação, os espetáculos vãos e as sombras do mundo visível! O laço que nos liga à terra é cortado, e nosso espírito parece solto para subir ao céu e à glória. Por algum tempo ouvimos a voz que vem do túmulo. A vida edificante e exemplar; a morte triunfante; os conselhos amáveis ​​e piedosos e a despedida terna ou afetuosa de um companheiro amado, por alguns dias ou semanas empregam nossos pensamentos ou dão argumentos para nossa conversação. Podemos conversar e não pensar em mais nada, enquanto nossa tristeza permanecer.
Mas, gradualmente o mundo que parecia morto, corrompido e repugnante recupera sua vida, sua saúde, suas atrações e seu poder. O tempo diminui a violência do sofrimento. Gradualmente, novas associações são formadas, novos projetos são planejados, novos prazeres são perseguidos, o fluxo de reflexão é desviado para outros e muito diferentes canais, o coração mergulha tão profundamente como sempre, em esperanças e medos terrenos, o afeto pelo que foi ultimamente pronunciado como vaidade e vexação do espírito ressuscitou, e as lágrimas derramadas em favor de amigos que partiram foram derramadas em vão, e os que foram afligidos por Deus, não ouvem mais a voz da vara e não colhem frutos duradouros de correção.
É sabiamente ordenado, eu sei, que a pungência da tristeza deve ser abatida pelo lapso do tempo, e que a mente por seu poder elástico deve subir da primeira pressão de uma calamidade esmagadora, ou então, a morte feriria com paralisia toda a estrutura da sociedade. Ainda assim, deve-se confessar e lamentar que em muitos casos, a dor do pranteador é muito evanescente, seja por um tributo justo à memória da "excelência desaparecida", seja por sua própria melhoria espiritual. Se os espíritos partidos pudessem ser espectadores do que está acontecendo na terra e serem suscetíveis às fraquezas de sua permanência mortal, surpreender-se-iam e lamentariam, em alguns casos, ver quão logo a grama cresce ao redor do seu sepulcro e o pé se aplica a outro caminho! Ele verificaria nossa vaidade e conteria nossas expectativas de honra e afeto póstumo, de pensar em como nossos nomes serão prontamente pronunciados sem lágrimas e nossa história será esquecida entre os novos objetos que se erguem para ocupar nosso lugar!
Mas agora é hora de considerar as LIÇÕES a serem aprendidas pela morte de amigos cristãos.
1. Quão terrível é a natureza do PECADO! O pecado é o pai da morte; e a morte, o primogênito do pecado. Qual deve ser o pai, quando tão horrível e terrível é a prole? Quem pode ter assistido aos arautos da morte; "os gemidos, as dores, as lutas moribundas", e já viu tudo isso no cristão moribundo, sem ser atingido pela natureza temerosa da revolta do homem de Deus? É verdade que "a palidez mortal na face" está associada, quase irradiada, com "uma glória da alma", assim como os raios do sol caindo sobre uma base, e até mesmo um objeto desagradável podem esconder sua deformidade de um observador a uma pequena distância. Mas a morte em si, e por si só, é horrível e revoltante! Ver tudo isto infligido, repito, sobre um cristão, um santo, um filho de Deus, um herdeiro de glória; para ver nenhum caminho até o reino de Deus, para os reinos da imortalidade senão este vale escuro de corrupção, terra e vermes; isso nos dá uma ideia muito impressionante da natureza terrível do pecado!
A graça triunfa, eu admito. A alma sobe acima de sua situação, vê os vislumbres da glória naquela situação baixa e escura, e entre os gemidos da natureza expirante entoa o canto dos redimidos. Sim, mas esta é a vitória da fé sobre a morte; esta é a graça que triunfa sobre o pecado. Retirar o que a graça faz e tudo o que pertence à própria morte, é tão terrível no crente mais eminente, como nos infiéis mais confirmados e blasfemos. A morte, quanto aos seus efeitos físicos, não pode mudar sua natureza, porém na morte do cristão, o pecado e a graça em seus efeitos, são muitas vezes apresentados em conflito maravilhoso e em contraste glorioso. Como tais cenas devem ampliar nossa visão da malignidade do pecado, e amargurar nossos corações contra ele! Ó pecado, o que fizeste!
(Nota do tradutor: Tão terrível é o pecado, que Deus em Sua infinita misericórdia e amor permitiu que este mundo fosse invadido pela enfermidade e pela morte, para que por uma evidência visível, sejamos lembrados que carregamos este inimigo dentro de nós cujo salário é a morte, tanto física, quanto espiritual e eterna, de modo que pela fé em Jesus Cristo sejamos curados para a vida eterna, por meio da fé nEle. Assim, há este alerta e ensino pedagógico da parte de Deus para nós, nas enfermidades e na morte física, para que saibamos que há também morte espiritual e eterna, que não sendo livrados do seu poder, ficamos sujeitos a um sofrimento eterno sem esperança de qualquer cura.)
2. Mas, que visão gloriosa a morte dos cristãos nos dá, da obra de nosso Senhor Jesus ​​Cristo, como o grande pacificador com Deus pelo sangue de sua cruz; como o destruidor da morte; o Príncipe da vida; o restaurador da imortalidade; o Sumo Sacerdote compassivo de seu povo; seu companheiro e ajudante no conflito mortal, e seu condutor à glória celestial! Lá está o seu gabinete mediador; sua obra redentora; seu poder de salvação da alma; sua abundante misericórdia; não em um sermão, nem em um livro, nem mesmo em um verso ou página do Novo Testamento, mas no glorioso resultado e realidade incorporados naquele santo que está morrendo, estabelecidos naquele que está perecendo, mas cuja fé ainda é imperecível.
Ouça as palavras confortáveis ​​que caem dos lábios do cristão que está partindo, como sua voz quase perdida na morte ainda louva a Deus, e envia expressões que parecem mais os primeiros sons do canto do querubim, do que as últimas palavras do homem mortal. Veja a paz que se espalha sobre o rosto, e o brilho que ilumina com alegria o olho que está escurecendo na morte. Como isso acontece? Por que aquela tranquilidade à beira do túmulo; essa confiança na perspectiva próxima de encontrar um Deus santo, aquela entrega voluntária da vida, aquele destemido pisar no escuro vale, aquele mergulho resoluto no vasto abismo da eternidade, esse ato da própria alma afrouxando todos os laços que a ligavam à terra e prendendo-se à mão que a está elevando aos céus?
Por que esse anseio de santidade, como se a atmosfera, não só do mundo, mas da igreja, não fosse pura o suficiente para que ela respirasse, aquele anseio pela presença de um Salvador glorificado, aquele doce espírito de caridade inefável, que lança de volta seus sorrisos sobre o mundo do qual está saindo, e cobiça estar em um mundo de puro amor?
Eu digo; o que é isso? "Ó Redentor do nosso mundo perdido, pecador e miserável; esta é a obra redentora do teu amor, a glória da tua cruz, o fruto das tuas agonias, o trabalho da tua alma!" Sim, esta é a verdadeira religião, é fé, esperança, amor! É uma cena que apresenta tanto a obra da graça, quanto a obra da glória na terra. Não prova a realidade da religião? Não é uma evidência da verdade da Bíblia? Existe algo parecido na religião da impostura? Não é muito santo para a falsidade; muito elevado para ilusão; demasiado sóbrio para o mero entusiasmo? Que visão nos dá da excelência e do poder da religião! Nunca a piedade verdadeira brilha mais do que em uma cena tão sombria como esta! Nunca parece mais forte do que nesta cena de fraqueza! Nunca a piedade parece mais bela, do que quando rodeada de tudo o que é repulsivo na doença e na morte! Ao lado de um espírito de serafim diante de nós nas vestes da luz e da imortalidade, o crente moribundo, triunfando pela fé e esperança sobre o último inimigo é o espécime mais brilhante de nossa santa religião!
Meus queridos amigos, não tenham medo de morrer! Confiem no Vencedor da morte com sua alma, não só para “deveres vivos”, mas para “agonias moribundas”. Procurem cada vez mais aquela piedade pelas suas cenas vivas, que você viu expondo seu poder e belezas entre as cenas moribundas de seus amigos. É um erro perigoso supor que Deus reserva intencionalmente a alegria e a paz de acreditar, para um leito de morte. Ele está disposto a nos dar graça para desfrutar de toda essa paz agora. É nossa culpa que não somos tão abençoados como cristãos, enquanto ocupados nos assuntos da vida. Se a fé, a esperança e o amor podem fazer tudo isso para santos moribundos, também podem fazer as mesmas coisas para os vivos.
Este é um uso que devemos fazer de tais cenas para vivificar nossas graças, para nos envergonhar pela nossa mornidão, para nos curar de nossa mente mundana! Os santos moribundos são padrões, não só para outros santos moribundos, mas para os que vivem. Nossa exclamação ao testemunhar tal coisa, não deve ser apenas "Deixe-me dizer isso", mas "Deixe-me viver assim". "Deixe-me ser tão santo, tão celestial agora, que não necessite esperar até morrer por esta graça; quero agora, vou buscá-la agora!” E você pode.
3. A morte dos amigos cristãos deve nos impressionar, como ela nos mostra - a vaidade do MUNDO. Tudo o que a poesia jamais escreveu, mesmo a mais triste, bela e pensativa de suas tensões; tudo aquilo que a filosofia sempre discutiu, tudo o que a moral sempre ensinou, não transmite tal visão e está calculado para não produzir tais impressões do vazio do mundo, como a câmara desolada, o lugar desocupado, a cadeira deserta, ou a imagem de algum objeto querido do afeto do nosso coração. É no túmulo daquele amado, amigo perdido, que o mundo está despojado de seu falso disfarce, e nos é apresentado como uma sombra! Névoa cobre tudo agora. Cenas que uma vez satisfizeram, agora, não mais. Passeios favoritos são evitados ou retrilhados apenas para nos lembrar do querido companheiro que uma vez compartilhou suas belezas conosco. As estações retornam, mas não para trazer com elas as delícias com as quais a presença de um objeto amado estava associado a elas. Nós andamos na amargura do nosso espírito, clamando: "Vaidade de vaidade, tudo é vaidade e aflição de espírito!" Estamos prontos a suspirar pela morte para nos aliviar do tédio da existência, e do senso de vazio!
Seja assim! É tudo verdade! O mundo está vazio e foi intencionado por Deus que deveria ser! O mundo não contém felicidade satisfatória! É uma cisterna, uma cisterna quebrada, que não pode conter água. Deus nos disse isso, mas nós não aprenderíamos pela Sua palavra; então agora devemos aprender por experiência dolorosa! Se não podemos ser ensinados pela "fé", uma vez que temos de aprender; somos em misericórdia ensinados por sentir que ele está vazio! Oh, vamos à fonte que está cheia, fluindo, aberta! Vamos à fonte das águas vivas! Se há vazio no mundo, há plenitude em Deus. Ele faz os anjos felizes; ele faz os espíritos perfeitos felizes, ele torna a natureza humana de Cristo feliz, ele se faz feliz; e não pode nos fazer felizes? Há suficiente nEle para satisfazer milhões de milhões, e não o suficiente para nos satisfazer? Vamos crucificar o mundo, pois há mais felicidade em um mundo crucificado, do que em um idólatra.
Como, então, devemos morrer para o mundo? Sei que a fé é o meio consagrado para ganhar esta vitória. Sei que é entre a glória da cruz e do céu que todas as luzes cintilantes e artificiais deste mundo, como o brilho estridente de uma vela, expirando à medida que o sol nasce em esplendor sobre a terra, devem desvanecer-se e tornar-se invisível. Eu sei que uma visão clara, impressionante, que satisfaz o coração de um Cristo crucificado e glorificado, faz mais para desmamar nossas afeições das coisas vistas e temporais, do que o aspecto mais sombrio e assustador desta cena da morte. Mas ainda assim, é bom pressionar tudo para o trabalho e serviço da nossa mortificação para as coisas vistas e temporais. É bom sentir, o quanto menos há para amar na terra. É bom sentir quão empobrecido, desfigurado e desinteressante se tornou com a remoção daquilo que constituía o seu mais belo encanto e, portanto, quanto menos digno é de nosso respeito do que era. Se nossos corações não podem morrer para o mundo em qualquer outro lugar, que eles sejam crucificados no túmulo daqueles que amamos.
4. Da morte de nossos amigos, nós aprendemos quão importante é cumprir bem o nosso dever para com aqueles que permanecem. Talvez alguém jamais tenha descido ao túmulo um objeto de seu carinho e afeto, sem qualquer censura por não ter apreciado devidamente o seu valor enquanto a bênção era possuída, ou por não tê-lo tratado com suficiente ternura e atenção. A magnitude de nossas misericórdias parece ser melhor vista pelas sombras que eles lançam atrás deles, quando se afastam de nós! E nossas obrigações de promover a felicidade de nossos amigos nunca são tão bem compreendidas, como quando a oportunidade para descarregá-las desaparece para sempre. A afeição mais sincera, ardente e invariável, quando seu objeto é removido, descobre o quanto mais poderia ter sido feito para sua felicidade, do que foi feito.
Muitos e tristes são os arrependimentos que derramamos no sepulcro de nossos amigos, por provas de respeito não correspondidas, que na época pouco ou nenhuma impressão nos causou; por atos de serviço altruísta e devotado que foram recebidos com demasiada frieza ou ingratidão; por deveres negligenciados, que poderiam ter sido executados; por oportunidades de dar prazer, que foram permitidas passar por alto, não melhoradas; por palavras pronunciadas, ou por sentimentos desagradáveis ​​que se entregavam às pressas. Tais ferimentos, muitas vezes mais imaginários do que reais, embora às vezes verdadeiros, nunca podem ser reparados e é a picada de tristeza que eles não podem evitar, porque o sepulcro fechou sobre o assunto deles. Esse túmulo, no entanto, envia uma voz de advertência; vá cumprir cada dever em amor, em tempo e em medida para os amigos que permanecem!
Faça agora o que você certamente desejaria que tivesse feito, quando o tempo para agir está no fim! Executar todas as funções de benevolência, desempenhar cada dever de afeto, enquanto pode ser realizado! Cuidado com o culpado dessa negligência, ou de fazer isso ferindo a outro, que sua morte pode tornar impossível para você reparar. O que quer que sua mão encontre fazer para o bem de seu amigo, faça-o rapidamente com seu poder! Pois seu amigo pode morrer, e não há trabalho nem ação na sepultura. Suas lágrimas de pesar, sua confissão de maldade, seus desejos de reparação - não o alcançarão lá!
5. Devemos conter o egoísmo da nossa tristeza, regozijando-nos na PRESENTE FELICIDADE dos nossos amigos que partiram e, assim, tornar sua morte um meio de promover a virtude da benevolência altruísta. Eles estão com o Senhor, onde desejavam estar, e são plenamente abençoados no gozo de seu amor! Não temos amor suficiente por eles, para escolher que devem permanecer naquele lugar feliz onde estão agora? Eles olharam para as belezas da Nova Jerusalém! Eles caíram em adoração humilde e alegria extática diante do trono de Deus! Eles viram a glória do Cordeiro! Eles comem o fruto da árvore da vida, e bebem do fluxo de cristal que flui das fontes das águas vivas! Eles estão perfeitos em santidade, felicidade e conhecimento! Poderíamos arrancá-los de tal felicidade e aprisioná-los novamente em nosso mundo e na carne, apenas para nos consolar, para enxugar as lágrimas de nossos olhos e para chorar conosco quando chorarmos?
Vamos disciplinar melhor nossos corações. Subamos na fé e na imaginação para regozijarmos com eles, pois não podem descer para chorar conosco. Isso é cultivar as afeições generosas, altruístas e benevolentes. É alta e difícil virtude; o último triunfo da afeição; e o mais profundo exercício do amor!
6. Aprendamos o dever de enviar nossos corações aos nossos amigos que estão no céu. Se sua remoção tem empobrecido a terra, enriqueceu o céu! E embora a presença de Cristo seja o sol do mundo celestial, e o Cordeiro seja a sua glória, o apóstolo fala com alegria da nossa reunião com Jesus, da nossa vinda aos espíritos dos justos aperfeiçoados e da coroa de alegria que nossos amigos serão para nós no dia de nosso Senhor. Certamente, não será uma pequena alegria encontrar-se com aqueles que estão no céu, que amamos na terra! E embora Cristo seja o grande ímã que atrai todos os corações santos para o paraíso, mesmo assim nossos amigos abençoados e glorificados não estão sem uma certa e legítima influência do mesmo tipo.
7. Devemos imitar suas virtudes. É uma bela propensão da nossa natureza, que nos leva a esquecer as falhas dos amigos que partiram e a manter firmes suas excelências. E aqueles que nós éramos talvez demasiado aptos a censurar enquanto viviam, estamos dispostos a canonizar quando estão mortos. Seu falecimento investiu seu caráter com uma nova beleza; e suas virtudes nos aparecem, assim como elas nos são apresentadas pela memória, para ter captado e refletido alguma luz do céu, para o qual eles ascenderam. Na verdade, isso é em muitos casos o fato, pois vemos tal maturidade de graças espirituais, tal medida das belezas da santidade em seus últimos dias, como claramente mostra que os raios da glória excelente caíram sobre eles antes de emergirem do vale escuro. Oh vamos seguir seus passos!
Quando as primeiras lágrimas de tristeza são apagadas dos nossos olhos, através das quais é difícil ver qualquer coisa claramente, e o estupor ou o tumulto da mente cedeu ao silêncio reflexivo da aquiescência, vamos definir seu padrão perante nós, aprender o que devemos ser, e o que devemos fazer.
Vamos copiar em nosso caráter todas as excelências de seu caráter, enquanto a lembrança deles é fresca, e antes dos matizes de sua imagem ficarem desbotados na memória. Que a nossa lembrança não seja somente um amor entristecido, mas um imitador, assegurando que nenhuma lembrança é tão honorável do seu caráter, ou que os agradaria tão bem, se pudessem conhecê-lo em sua esfera celestial como uma tentativa de se assemelhar a eles, em tudo o que é digno de imitação.   
8. Devemos cumprir seus santos desejos e seus devotos pedidos. Um desejo não só era apreciado no coração, mas expresso com as recomendações moribundas daquela querida santa que recentemente se afastou do meio de nós, e que sua morte poderia ser uma dispensação de amor para nós, como uma maneira de aumentar nossas realizações espirituais. "Dê o meu amor à igreja, aquela igreja que tanto amo; diga-lhes que sejam um padrão e um exemplo de santidade para todas as igrejas ao redor".
Quantas vezes, na privacidade e comunhão de dor e oração em seu leito de dor, eu tenho lutado por isso. No meio de que lágrimas e soluços eu implorei que sua morte se aproximando, possa ser como vida para a igreja. Não será? Deveríamos deixar tanta riqueza espiritual ser tirada de nós, sem nos esforçar para compensar a perda por um aumento da nossa própria piedade? Membros da minha igreja, ovelhas do meu rebanho, almas cometidas pelo Espírito Santo à minha supervisão espiritual, procuremos que a dispensação seja santificada para o nosso bem espiritual. Deixe o sepulcro da esposa de seu pastor unir-se com seu púlpito, para dar ênfase à admoestação, "sejam santos em cada detalhe de suas vidas!" Vocês a amavam, e ainda a honram; gratifiquem seus desejos moribundos. Os últimos desejos de amigos moribundos, você sabe, e especialmente esses desejos, de tal amigo, são sagrados; cumpra seu pedido de despedida, e seja um povo santo. Busquemos um renascimento da verdadeira piedade entre nós. Que cada um de nós pretenda ter a aflição eminentemente abençoada para a nossa própria alma. Olhe regularmente para seu túmulo, do qual ela, ainda que morta, ainda fala "Seja um padrão de santidade para todas as igrejas ao redor." Seja cada coração seu monumento, e este seu epitáfio.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Deveres Mútuos de Maridos e Esposas John Angell James
Artigos O Pendor do Espírito John Angell James
Artigos O Decoro do Amor John Angell James
Artigos Misericórdia Cristã Explicada e Aplicada John Angell James
Artigos A Religião Prática Deve Ser Vista em Tudo John Angell James
Artigos A Preeminência do Amor John Angell James
Artigos A Fé em Relação à Santificação John Angell James
Artigos A Crise John Angell James
Artigos Felicidade John Angell James
Artigos A Necessidade da Influência do Espírito Santo John Angell James

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 39.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55836 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55113 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55059 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54943 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54817 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54807 Visitas

Páginas: Próxima Última