Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Natureza do Amor
John Angell James

Título original: The nature of love

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

Na discussão de cada assunto, é de grande importância averiguar, e fixar com precisão, o significado dos termos pelos quais ele é expressado. Mais especialmente nos casos em que, como no presente caso, a palavra principal adquiriu, pelas mudanças de tempo e pelos usos da sociedade, mais do que um sentido. Nos tempos modernos, a palavra amor, geralmente traduzida por caridade, é muitas vezes empregada para significar esmola - uma circunstância que tem jogado uma obscuridade parcial sobre muitas passagens da Escritura, e levou, na verdade, à mais grosseira perversão da verdade Divina e à circulação dos erros mais perigosos. Neste tratado substituiremos a palavra caridade, pela palavra AMOR, que é uma tradução correta do original.
De que tipo de amor o apóstolo trata? Não de amor a Deus, como é evidente em todo o 13º capítulo de I Coríntios, pois as propriedades aqui enumeradas não têm referência direta a Jeová, mas se referem em cada caso ao homem. É uma disposição, fundada, sem dúvida, no amor a Deus - mas não é a mesma coisa.
Nem é, como alguns têm representado, meramente o amor dos irmãos. Sem qualquer dúvida, estamos sob obrigações especiais de amar aqueles que são filhos de Deus e co-herdeiros conosco em Cristo. "Este é o meu mandamento", diz Cristo, "que vos ameis uns aos outros." "Nisto conhecerão todos os homens que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". Nossos irmãos em Cristo devem ser os primeiros e mais queridos objetos de nossa consideração. O amor a eles é o distintivo do discipulado - a prova, tanto para nós quanto para o mundo, de que passamos da morte para a vida. E embora devamos "fazer o bem a todos os homens", ainda assim devemos considerar especialmente "a família da fé". Mas, ainda assim, o amor dos irmãos como tal, não é a disposição que aqui é especificamente recomendada - embora ele esteja incluído nela.
Um dever muito mais abrangente é estabelecido, que é o AMOR À HUMANIDADE EM GERAL. Esta benevolência não se detém em seres inteligentes, mas sai adiante com toda boa vontade para a criação animal - a todos os seres que são capazes de prazer ou dor. Certamente no amor que é o cumprimento da lei, deve ser compreendida aquela Misericórdia que faz com que o justo considere a vida e o conforto de seus animais, uma vez que esta é uma parte da bondade moral que Deus julgou oportuno aprovar, mas neste capítulo o apóstolo se limita aos objetos de nossa benevolência à humanidade.
Como prova disso, refiro-me à natureza dos seus exercícios. Não se refere tanto aos não convertidos quanto aos convertidos, aos incrédulos quanto aos crentes? Não somos tão obrigados a ser mansos e bondosos, humildes, perdoadores e pacientes para com todas as pessoas, como somos para com nossos irmãos? Ou, podemos ser invejosos, apaixonados, orgulhosos e vingativos para com os incrédulos? Basta considerar as operações e os efeitos do amor aqui descritos e lembrar que são tão necessários na nossa interação com o mundo, como com a igreja, e perceberemos de imediato que é o amor a todas as pessoas, que é o assunto deste capítulo. Nem este é o único lugar onde a "filantropia universal" é recomendada. O apóstolo Pedro, na sua cadeia de graças, fala deste último elo, e distingue-o da "bondade fraterna", à qual, ele acrescenta o "amor". A disposição inculcada neste capítulo é o amor que Pedro nos ordena acrescentar à bondade fraterna, é, de fato, o próprio estado de espírito que é o resumo da segunda tábua da lei moral: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
O temperamento tão bem posto por Paulo é uma exposição muito viva, luminosa e eloquente deste resumo do dever para com o próximo, que nos é dado pelo Senhor.
Seria estranho, na verdade, se o cristianismo, o mais perfeito sistema de dever, assim como de doutrina que Deus jamais deu ao mundo, não contivesse nenhuma injunção para cultivar um espírito de amor geral e de boa vontade. Estranho, de fato, se esse sistema que se eleva sobre a terra com o aspecto sorridente da benevolência universal, não respirasse seu próprio espírito nos corações de seus crentes. É estranho, de fato, que, se Deus amou o mundo e Cristo morreu por ele, que o mundo em nenhum sentido deveria ser objeto de consideração cristã. É estranho, de fato, que as energias, os exercícios e as propensões da verdadeira piedade fossem confinados dentro dos limites estreitos da igreja, e não se permitissem excursões nas regiões amplamente estendidas que se encontram além e não ter simpatia pelos milhões incontáveis ​​pelos quais estas regiões são povoadas. Teria sido considerado como um vazio no cristianismo, como um abismo profundo e amplo, se a filantropia não ganhasse lugar, ou apenas uma pequena parcela, em meio a seus deveres. E essa omissão sempre deveria ter apresentado uma falta de harmonia entre suas doutrinas e seus preceitos, um ponto de dissimilaridade entre a perfeição do caráter divino e a necessária completude do caráter humano.
Aqui está, então, a disposição inculcada - um espírito de amor universal; uma boa vontade para com a humanidade; um prazer na felicidade humana; um cuidado para evitar o que quer que diminua, e fazer o que quer que aumente a quantidade da felicidade da humanidade; um amor que não se limita a nenhum círculo, que não é restringido por parcialidades, nem amizades, nem relações; em torno das quais nem os preconceitos, nem as aversões pessoais são capazes de traçar uma fronteira; que se realiza como objetos próprios, amigos, estranhos e inimigos; que não exige nenhuma qualificação de ninguém, senão que seja um ser humano; e que procura o homem onde quer que ele seja encontrado. É uma afeição que liga seu possuidor a toda a sua raça, e faz dele um bom cidadão do universo.
Devemos possuir afeições domésticas, tornar-nos bons membros de uma família, devemos ter os princípios mais amplos do patriotismo, para nos tornar bons membros do Estado - e, pela mesma razão, devemos possuir a benevolência universal, para nos tornar bons membros de um sistema que compreende toda a raça humana. Esta é a virtude universal - o único princípio simples, do qual tantas e tão belas ramificações de santa benevolência evoluem! Todos os atos de amor, tão bem descritos pelo apóstolo, podem ser traçados até este prazer de felicidade - todos eles consistem em fazer o que vai promover o conforto dos outros, ou em não fazer o que impedirá a sua paz - se eles consistem em propriedades passivas ou ativas, elas têm uma influência direta no bem-estar geral da sociedade.
Mas, embora representemos esse amor como um princípio de benevolência universal, observamos que, em vez de satisfazer-se com "mera especulação sobre a desejabilidade do bem-estar do todo", ou com meros bons votos para a felicidade da humanidade em geral - em vez daquele sentimentalismo indolente, que converteria sua incapacidade em beneficiar o grande corpo em uma desculpa para fazer o bem a nenhum de seus membros, o verdadeiro amor cristão exercerá as suas energias e envolverá as suas atividades para as que estão ao seu alcance. Se pudesse tocar as partes extremas, mas como isso não pode ser feito, exerce uma influência benéfica sobre as que estão próximas, a sua própria distância da sua esfera de ação será sentida como um motivo para maior zelo na promoção do conforto de tudo o que pode ser contíguo, e considerará que a melhor e única maneira de alcançar o último, é por um impulso dado ao que é adjacente.
O verdadeiro amor cristão verá cada indivíduo que tem a ver com ele, como um representante de sua espécie, e considerá-lo-á como oferecendo fortes reivindicações, tanto por sua própria conta, e em razão de sua raça. Para todos, ele manterá um sentimento de boa vontade, uma preparação para a atividade benevolente, e para aqueles que entram na esfera de sua influência, ele vai adiante agindo com bondade.
Como a pupila de um olho, o verdadeiro amor cristão pode dilatar-se para ver, embora de modo obscuro, toda a perspectiva, ou pode restringir sua visão e concentrar sua atenção em cada objeto individual que vem sob sua inspeção. As pessoas com as quais conversamos e agimos diariamente são aquelas em que nossa benevolência deve primeiro e mais constantemente se expressar, porque essas são as partes do todo, que nos dão a oportunidade de exercer nossa filantropia universal. Mas, não deve ser confinada a eles, nem no sentimento, nem na ação, pois, como temos oportunidade, devemos fazer o bem a todos os homens e enviar os nossos benéficos cumprimentos à grande família da humanidade.
Nem devemos confundir esta virtude com uma "mera amabilidade natural de disposição". Muitas vezes é o nosso testemunho de uma espécie de bondade, que, como a pintura ou a escultura, tem uma semelhança muito próxima do original, mas que ainda é apenas uma imagem ou uma estátua, e não tem o princípio misterioso da vida. Daquela mera boa vontade para o homem, que mesmo os povos não convertidos podem possuir - o amor descrito pelo apóstolo difere nos seguintes detalhes:
1. O amor cristão é um dos FRUTOS DA REGENERAÇÃO. "O fruto do Espírito é amor". A menos que um homem nasça do Espírito - ele não pode fazer nada que seja espiritualmente bom. Somos por natureza corrompidos e profanos; destituídos de todo amor a Deus; e até que sejamos renovados pelo Espírito Santo no espírito de nossa mente, não podemos fazer nada bem para agradar a Deus. "Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura", e este amor é uma parte da nova criação. É no sentido mais estrito do termo, uma santa virtude, e um grande ramo da própria santidade, pois o que é santidade, senão amor a Deus e amor ao homem? E sem essa mudança anterior que é denominada de ser "nascido de novo", não podemos amar mais o homem como devemos fazer, do que podemos amar a Deus. A graça divina é essencialmente necessária para a produção e exercício da filantropia cristã, assim como para a piedade, e a primeira não é menos uma parte da religião verdadeira do que a segunda. O amor é a natureza divina, a imagem de Deus; que é comunicada à alma do homem pela renovação da influência do Espírito Santo.
2. O amor cristão é o EFEITO DA FÉ. Por isso, o apóstolo diz: "Em Cristo Jesus, nem a circuncisão nada aproveita, nem a incircuncisão, mas a fé que age por amor". E por outro inspirado escritor é representado como uma parte da superestrutura que é levantada com base na fé, "Adicione à sua fé o amor". É certo que não pode haver relação com o homem, que não resulte da fé em Cristo. É a crença da verdade que faz o amor ser sentido como um dever, e que traz à mente os grandes exemplos, os poderosos motivos, fornecidos pelas Escrituras para promover seu exercício. Nada espiritualmente excelente pode ser realizado sem fé. É somente pela fé que tudo o que fazemos é verdadeira e devidamente piedoso. A fé salvadora é o princípio cristão identificador, separado do qual, qualquer que seja a excelência que os homens possam exibir, é mera moralidade. Pela fé nos submetemos à autoridade da lei de Deus, pela fé estamos unidos a Cristo, e "recebemos da sua plenitude e graça sobre graça". Pela fé contemplamos o amor de Deus em Cristo; pela fé nossa conduta torna-se aceitável a Deus através de Cristo.
3. O amor cristão é exercido em obediência à autoridade da Palavra de Deus. O amor cristão é um princípio, e não apenas um sentimento. O amor cristão é cultivado e exercido como um dever, e não apenas a cessão a um instinto generoso. O amor cristão é uma submissão ao mandamento de Deus, e não apenas uma indulgência de nossas próprias propensões. O amor cristão é o constrangimento da consciência, e não apenas o impulso da ternura constitucional. O amor cristão pode ser, e muitas vezes é encontrado, onde não há suavidade natural, ou amabilidade de temperamento. Onde a suavidade e a amabilidade naturais já existem, o amor cristão crescerá com maior rapidez, e se expandirá para maior magnitude, e florescerá em maior beleza. Mas, o amor cristão pode ainda ser plantado em uma situação menos agradável, e prosperar, em obediência à lei de sua natureza, entre esterilidade e rochas.
Multidões, que não têm nada de sentimentalismo em sua natureza, têm amor ao homem. Elas raramente se derretem em lágrimas ou se inflamam em êxtase, mas podem ter toda energia e atividade para o alívio da miséria e para a promoção da felicidade humana - seu temperamento mental compartilha mais com o frígido do que com o tórrido, As estações de verão da alma são curtas e frias. Mas, ainda, em meio a seu inverno suave, e mesmo encantador, o amor, como a rosa, floresce na fragrância e na beleza. Esta é sua regra - "Deus me ordenou amar meu próximo como a mim mesmo, e em obediência a ele, eu restringirei as minhas tendências pecaminosas naturais, e perdoarei as ofensas, e aliviarei as misérias, e construirei o conforto, e ocultarei as falhas de tudo ao meu redor."
4. O amor cristão é fundado sobre, e cresce do amor a Deus. Devemos amar a Deus por sua própria causa, e os homens por amor a Deus. Nosso Senhor estabeleceu isto como a ordem e o governo de nossas afeições. Nós devemos primeiro amar a Deus com todo o nosso coração, e alma, e mente, e então nosso próximo como a nós mesmos. Agora, não pode haver afeição religiosa apropriada para o próximo, que não brote de suprema consideração para com Jeová, pois nosso amor ao próximo deve respeitá-lo como descendência e obra de Deus - "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é um filho de Deus, e todo aquele que ama o Pai também ama seus filhos". Além disso, como devemos exercer esta disposição em obediência à autoridade de Deus, e como nenhuma obediência à sua autoridade pode ser valiosa em si, ou aceitável para ele, que não seja uma operação de amor, nenhuma bondade para com o próximo pode vir até a natureza do dever aqui ordenado, que não surge de um estado de coração apropriado para com Deus.
Separados de Deus, as coisas que os homens amam são seus ídolos.
Recordemos, pois, que o belo edifício da filantropia que o apóstolo levantou neste capítulo tem por fundamento uma suprema consideração pelo grande e bendito Deus. A maior bondade e simpatia - a compaixão mais terna, unida à mais generosa liberalidade, se não descansar no amor de Deus, não é o temperamento aqui exposto, não é a graça que tem o princípio da imortalidade em sua natureza, e que viverá e florescerá na eternidade, quando cessará a fé e a esperança.
A "excelência humana", por mais nobre que seja, e o bem que possa difundir sobre os outros, ou qualquer glória que possa trazer em torno de si mesma, se não for santificada e sustentada por este santo princípio, é corruptível e mortal e não pode habitar na presença de Deus, nem existe entre as glórias da eternidade, mas é apenas a flor da erva que deve murchar na repreensão do Todo-Poderoso. Por falta deste princípio vital e essencial de toda a verdadeira religião, quanto de compaixão amável e de terna atenção às desgraças da humanidade - o quanto de bondade e benevolência ativa é diariamente gasto, que, embora renda a seu amável, embora incrédulo autor, muita honra e deleite, não tem o peso de uma pena nas escalas de seu destino eterno!
5. Esta disposição de amor cristão é alimentada em nossos corações por um sentimento do amor de Deus em Cristo Jesus para conosco.
Há esta peculiaridade na moralidade do Novo Testamento - ela é imposta pela consideração da Divina Bondade para conosco. Não que qualquer motivo seja absolutamente necessário para fazer com que um mandamento seja vinculado à nossa consciência, além do direito de Deus de emiti-lo, a obrigação do dever é completa, na ausência de qualquer outra consideração além da autoridade legítima do comando. Mas, como o homem é uma criatura capaz de ser movido por apelos à sua gratidão, bem como por motivos dirigidos a seus medos, é tanto sábio e condescendente por parte de Jeová, assim, lidar com ele, e "fazê-lo disposto no dia de seu poder". Ele não só nos conduz pela força de seus terrores, mas nos atrai pelas cordas de seu amor!
O grande incentivo evangélico à mútua afeição entre o homem e o homem, é o amor de Deus em Cristo Jesus para conosco. Deus nos recomendou e manifestou seu amor para nós de uma maneira que encherá a imensidão e a eternidade de espanto - Ele "amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!" Esta exposição estupenda de misericórdia divina é apresentada pelos escritores sagrados, não só como fonte de forte consolo, mas também como um poderoso motivo para a ação. Não devemos apenas contemplá-lo com o propósito de alegria, mas também de imitação. Marque o belo raciocínio do apóstolo João: "Aqui está o amor, não que nós amamos a Deus, mas que ele nos amou, e enviou o seu Filho para ser o sacrifício expiatório pelos nossos pecados.” Semelhante a isto é também a inferência de Paulo: "Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Ef 4: 32-5: 1,2). Quão forçosa, mas quão terna é essa linguagem! Há um encanto em tal motivo que nenhum termo pode descrever.
O amor de Deus, então, em sua existência e invenção desde a eternidade; em sua manifestação no tempo, pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo; em sua altura, sua profundidade insondável, seu comprimento e largura incomensurável, é o grande incentivo para a afeição universal! Não é o amor de Deus por nós, o suficiente para suavizar um coração de pedra, e para derreter um coração de gelo? O amor falado no capítulo em consideração, é esse mesmo impulso para com os nossos semelhantes que nos é dado pela cruz de Cristo. Não é mera benevolência natural, mas é amor pelo amor de Cristo. Não são as meras operações de um temperamento generoso, mas é o sentimento que se moveu no seio do apóstolo, quando ele exclamou: "O amor de Cristo nos constrange!" Não é o sentimentalismo e a amabilidade naturais, mas o amor cristão.
O verdadeiro amor cristão é, por assim dizer, uma planta que cresce no Calvário, e se entrelaça para apoio em torno da cruz. Trata-se de uma disposição que argumenta dessa maneira: Deus realmente me amou assim, para dar seu Filho para minha salvação? E ele é bondoso comigo diariamente por causa de Cristo? Ele perdoou todas as minhas transgressões inúmeras e agravadas? Será que ele ainda, com infinita paciência, suportará todas as minhas fraquezas e provocações? Então, o que há, no caminho da afeição de mais generoso, eu não deveria estar disposto a fazer, ou suportar, ou sacrificar, pelos outros? Eles me ofendem? Deixe-me suportá-los, e perdoá-los, assim como Deus me suportou, e apagou os meus pecados! Eles estão necessitados? Deixe-me ser o primeiro a suprir suas necessidades, pois quão grandemente Deus supriu as minhas! Eis aqui o amor - o sentido profundo do amor de Deus para conosco, que nos mostra a necessidade, a razoabilidade, o dever de ser bondoso com os outros, o sentimento de um coração que, trabalhando sob o peso de suas obrigações para com Deus e encontrando-se demasiado pobre para estender sua bondade a ele, olha ao redor, e dá a expressão de sua gratidão exuberante em atos de bondade para a humanidade.
6. O amor cristão é aquela boa vontade para os homens que, enquanto seu objeto imediato é o bem-estar de nossos semelhantes, é, em última instância, dirigido à glória de Deus.
É a característica sublime de toda virtude verdadeiramente cristã, que quaisquer fins inferiores que ela possa buscar, e através de qualquer meio intermediário que possa passar, é direcionado em última instância ao louvor de Jeová! Pode apresentar suas excelências diante dos olhos admiradores dos mortais, e exercer suas energias para a sua felicidade, mas não para atrair seus aplausos, nem para aumentar sua estima - deve ser seu maior objetivo. A regra de nossa conduta, quanto ao seu fim principal, é assim explícita e abrangentemente estabelecida: "Se, portanto, você come ou bebe, ou o que quer que você faz - faça tudo para a glória de Deus!" Este não é um mero conselho, mas um mandamento - e é um mandamento que se estende a toda a nossa conduta. Glorificar a Deus é agir de modo que sua autoridade seja reconhecida e confirmada por nós no mundo, deve ser vista submetendo-se à sua vontade, e comportando-se de modo que a sua Palavra e os caminhos sejam melhor pensados ​​pela humanidade. Nossas ações devem parecer ter uma referência a Deus, e sem isso, elas não podem participar do caráter da verdadeira religião, por mais excelentes e benéficas que elas possam parecer em si mesmas.
Mas, talvez, essa disposição da mente seja melhor ilustrada mostrando um exemplo dela, e onde encontraremos um adequado para nosso propósito? Todas as mentes, talvez, imediatamente se voltem para AQUELE que era o amor encarnado, e poderíamos, de fato, apontar para cada ação de sua carreira benevolente, como uma exibição da mais pura filantropia. Mas, como o seu exemplo será considerado a seguir, vamos selecionar um de homens de semelhantes paixões com nós mesmos, mas temos de ir para ele para "a câmara onde o homem piedoso encontra o seu destino", e não para os resorts dos saudáveis e ativos, pois parece que as belezas mais brilhantes deste amor foram reservadas, como as do pôr-do-sol, para a véspera de sua partida para outro hemisfério.
Quantas vezes vimos o cristão moribundo, que durante uma longa e mortal doença exibiu, à beira do céu, algo do espírito de um imortal glorificado! As fraquezas naturais de temperamento que o acompanhavam pela vida e que às vezes diminuíam o brilho de sua piedade, perturbavam sua própria paz e diminuíam o prazer de seus amigos - todos haviam partido ou mergulhado na sombra dessas santas graças que então sobressaíam em alívio audacioso e comandando sobre sua alma. Os raios do céu que agora caem sobre o seu espírito se refletiam não só na fé, que é a confiança das coisas não vistas - não só na esperança que entra no véu - mas no amor que é o maior na trindade das virtudes cristãs.
Quão manso de coração ele parecia, quão inteiramente vestido de humildade! Em vez de se ensoberbecer com qualquer coisa própria, ou de proferir uma única expressão jactanciosa, era como uma ferida em seu coração ouvir alguém lembrá-lo de suas boas ações ou disposições. E ele pareceu a seus próprios olhos menos do que nada, enquanto, como seu emblema, o sol poente, ele se expandia cada momento em maior magnitude, à vista de cada espectador. Ao invés de invejar as posses ou as excelências de outros homens, era agradável ao seu espírito que outros fossem assim enobrecidos. Como ele é bom para seus amigos! E quanto aos inimigos, ele não tinha nenhum - toda a animosidade tinha morrido em seu coração. Ele perdoou tudo o que era manifestamente mau, e gentilmente interpretou tudo o que era apenas equivocadamente assim. Nada vivia em sua lembrança, quanto à conduta dos outros - senão seus atos de bondade. Quando a notícia chegou ao seu ouvido da má conduta daqueles que tinham sido seus adversários, ele se afligia em espírito - mesmo quando se alegrava quando era contado de seus inimigos que eles voltaram à estima pública por atos de excelência. Suas próprias opiniões apareceram sob a influência de seu amor, e, assim desejava o bem, acreditava no bem, ou esperava o bem - de muitos dos quais antes pensara mal. Sua mansidão e paciência eram tocantes, sua bondade indescritível - o problema que ele deu, e os favores que recebeu, tirou lágrimas de seus próprios olhos; e foram reconhecidos em expressões que tiraram lágrimas de todos os lados. Havia uma ternura inefável em sua aparência, e suas palavras eram os próprios acentos de bondade. Ele era um padrão de todas as virtudes passivas, e tendo assim jogado fora muito que era da terra, vestiu o amor como uma veste, e se vestiu para o céu, em seu leito de dor, de onde ele partiu para estar com Cristo, e estar para sempre perfeito no amor.
Havia um homem em quem isso foi realizado, e alguns extratos de sua inestimável memória irão provar isso, eu me refiro ao Sr Scott, o autor do famoso Comentário Bíblico.      
"Sua mente", diz seu biógrafo, "habitava muito no amor, parecia cheia de ternura e afeição a todos ao seu redor." Uma evidência, disse ele, tenho de mansidão para o céu, sinto muito amor por toda a humanidade, por todos os homens da terra, aos que mais se me opuseram e me caluniaram." Ele disse ao seu servo: "Eu te agradeço por toda a tua bondade para comigo. Se em algum momento eu fui apressado ou tardio com você, me perdoe - e lance a culpa sobre mim, não sobre a verdadeira religião.”
Em tal estado de sofrimento extremo, sua terna afeição por todos nós foi espantosa, e nos cortou o coração. Ele implorou a seu assistente para perdoá-lo, se ele tivesse sido ocasionalmente áspero e cortante. Eu quis dizer para o seu bem, mas, como tudo o que é meu, foi misturado com o pecado, não o atribua, no entanto, à minha religião, mas à minha falta de religião verdadeira. Ele era tão gentil e amoroso - era tão deleitável atender a ele, que os empregados, preocupados com o que poderia acontecer a ele em sua agonia, concordaram em vigiá-lo por turnos, de modo que cada um poderia ter sua parte devida do prazer e benefício, e ainda ele estava implorando continuamente o nosso perdão por sua falta de paciência e gratidão. Sua bondade e afeição a todos os que se aproximaram dele foram levadas ao mais alto nível e mostraram-se em uma atenção singularmente minuciosa a todos os seus sentimentos individuais, e o que poderia ser para seu conforto, a um grau que era bastante afetador - especialmente quando ele estava sofrendo tanto muitas vezes na mente, bem como o corpo.
Houve uma ausência surpreendente de sentimentos egoístas - mesmo nas piores horas, pensou na saúde de todos nós, observou se nos sentávamos por muito tempo, insistia em nos dar descanso e estava com muito medo de nos machucar ou ferir de qualquer maneira. Alguém disse alguma coisa elogiando o seu Comentário - "Ah!", ele falou, "você não sabe que tenho um coração orgulhoso, e como você ajuda o Diabo." Ele também disse: "Aos que me caluniaram muito, eu não posso sentir qualquer ressentimento, só posso amá-los e compadecer-me deles, e orar pela sua salvação, nunca senti nenhum ressentimento por eles, lamento não ter mais ardentemente desejado e orado pela sua salvação.
Podemos conceber uma exemplificação mais bela da virtude que estou descrevendo? E esse é o temperamento que todos devemos buscar. Este é o amor, misturado com todos os nossos hábitos de vida, difundido através de toda a nossa conduta, formando nosso caráter, respirando nossos desejos, falando em nossas palavras, irradiando em nossos olhos - em suma, uma parte viva de nosso ser. E isso, seja lembrado, que a verdadeira religião é religião prática. " E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” (1 Coríntios 13: 2).


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52804


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Deveres Mútuos de Maridos e Esposas John Angell James
Artigos O Pendor do Espírito John Angell James
Artigos O Decoro do Amor John Angell James
Artigos Misericórdia Cristã Explicada e Aplicada John Angell James
Artigos A Religião Prática Deve Ser Vista em Tudo John Angell James
Artigos A Preeminência do Amor John Angell James
Artigos A Fé em Relação à Santificação John Angell James
Artigos A Crise John Angell James
Artigos Felicidade John Angell James
Artigos A Necessidade da Influência do Espírito Santo John Angell James

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 39.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54928 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54837 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54718 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última