Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Saber ou não saber?
inexistente
jecer de souza brito

Resumo:
penso que é responsabilidade de Todos a construção de uma Sociedade melhor intelectualmente falando....

Saber ou não saber?

As vezes é melhor não saber e talvez por isso muitos optam pela ignorância, mas felizmente ou infelizmente Eu optei por saber, enfim, o conhecimento é dolorido as vezes mas tem seu lado bom, pois evita algumas “ciladas”. Se formos olhar a Bíblia vamos encontrar que sucesso por varias vezes veio do conhecimento e é obvio que isso não é um falso saudosismo mas a constatação daquilo que quero expressar e estou fazendo. Vejamos o trecho bíblico:
Mateus 9:4 Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, questiona: “Por que cogitai o mal em vossos corações?”
Notemos que o fator crucial desse e de tantos outros casos foi o conhecimento antecipado, o conhecimento prévio que permitiu o sucesso de Jesus, enfim, vale a máxima:
“Conhecimento é poder”
Conhecimento, porem, não vem de graça como um “pen drive” que salvamos em no computador e na memória é bem diferente, alias, se tivermos muitas informação e se estas não estiverem organizadas não oferecerão a formação que necessitamos para o bem viver. O conhecimento é vasto e quando falo em conhecimento não se trata de física quântica, robótica, algorítimos, etc. Por que esses são conhecimentos específicos profissionais para uso em atividades laborativas remuneradas e Profissão cada um tem a sua, entretanto, o conhecimento em lidar com o ser Humano é inerente a Profissão e mesmo Quem trabalha em confinamento vez ou outra terá um contato interpessoal, familiar, etc. Mas como entender o Ser Humano para esse bom convívio?
Boa pergunta! Excelente debate!
Na cultura Brasileira isso é um pouco mais complexo, pois o Brasileiro gosta de agradar Todo mundo (em tese), elogia por obrigação (como se fosse obrigado elogiar), se um começa bater palmas Todos batem, se um sorri o os Outros também sorri (mesmo sem ter entendido piada), enfim, mas são traços culturais e temos que tolerar, mais, até quando? Essa cultura não será alterada nunca?
Quantos vezes dizemos não querendo dizer sim e sim querendo dizer não, enfim, fazemos isso por medo, por gentileza, por sei lá o quê.....
Creio que refletir sobre esse tema seja um caminho para futuras assertividades culturais, creio que falar sobre ética, comprometimento, sobre engajamento, sobre vestir a camisa vamos entender que apenas vestir a tal camisa não é suficiente mas temos mesmo é que suar a camisa e, mesmo que machuque alguns num primeiro momento, não obstante, temos que dizer não ou sim mas sermos transparentes em nossas vontades para nos ajudar e depois de estarmos em local seguro e estabilizado podermos ajudar Outros com sinceridade e singeleza de coração.
Quem fala a verdade não merece castigo, óbvio que devemos ter cuidado pra não sermos “mal educados” mas expressar sempre a nossa verdade será uma melhor opção que concordar discordando ou dizer que vai fazer e não fazer, enfim, penso que é responsabilidade de Todos a construção de uma Sociedade melhor intelectualmente falando....
Eis minha pequena contribuição.

Um abraço,

Jecer de Brito


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 61669


Outros títulos do mesmo autor

Corporativo Êxito jecer de souza brito
Ensaios Escrevo jecer de souza brito
Crônicas João ninguém jecer de souza brito
Poesias Distração jecer de souza brito
Corporativo Quem se encontra encontra o que quer encontrar! jecer de souza brito
Artigos Influencia jecer de souza brito
Artigos O futuro virou coisa do passado! jecer de souza brito
Corporativo Viver ou fotografar? Pagina 02 jecer de souza brito
Corporativo Na direção do sucesso! jecer de souza brito
Poesias O transbordar da consciência jecer de souza brito

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 268.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63461 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63457 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63251 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63213 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63209 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63182 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63077 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63035 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62961 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62899 Visitas

Páginas: Próxima Última