Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os pensamentos
Desenvolvimento pessoal
Sinval Lacerda

Resumo:
Segundo a Logosofia os pensamentos são entidades animadas que alcançam vida própria e atuam dependentes ou independentes da vontade do ser humano num espaço dimensional da mente. São os agentes causais do comportamento humano. Geralmente atuamos com os pensamentos que se encontram na nossa mente e para que possamos melhorar as nossas atuações e atitudes frente à vida devemos realizar a seleção desses pensamentos, procurando substituir os de qualidade inferior por outros de maior hierarquia Os pensamentos negativos desviam o ser humano do verdadeiro objetivo da vida e juntamente, com os preconceitos e as crenças, travam o mecanismo mental, impedindo o homem de observar o que ocorre dentro de si mesmo, de reconhecer as suas faltas e de realizar uma verdadeira superação. Em consequência dessas falhas conduzem, inevitavelmente, para um destino comum, ao desenvolvimento da personalidade, que é, exatamente o oposto da individualidade. Muitas vezes os pensamentos levam a pessoa a fazer o que não gostaria, impedindo-a de fazer aquilo que se propõe; isso ocorre porque sem a participação da consciência, atuam independentemente da vontade, sem nenhum controle. No primeiro caso, sobrevêm o arrependimento, a sensação de culpa, a depressão pela falta de controle dos atos da vontade etc. No segundo, sobrevêm o desestímulo e a falta de confiança em si mesmo. O conhecimento dos pensamentos e o das deficiências psicológicas faz parte do conhecimento de si mesmo e para que possamos entrar em contato com nossa realidade interna e superar-nos é necessário conhecê-los, identificá-los, classificá-los e selecioná-los. Essa tarefa exige um esforço inteligente, uma observação interna constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimenta do bem, o que torna difícil a sua identificação. Sinval Lacerda – www.logosofia.org.br

Segundo a Logosofia os pensamentos são entidades animadas que alcançam vida própria e atuam dependentes ou independentes da vontade do ser humano num espaço dimensional da mente. São os agentes causais do comportamento humano.

Geralmente atuamos com os pensamentos que se encontram na nossa mente e para que possamos melhorar as nossas atuações e atitudes frente à vida devemos realizar a seleção desses pensamentos, procurando substituir os de qualidade inferior por outros de maior hierarquia

Os pensamentos negativos desviam o ser humano do verdadeiro objetivo da vida e juntamente, com os preconceitos e as crenças, travam o mecanismo mental, impedindo o homem de observar o que ocorre dentro de si mesmo, de reconhecer as suas faltas e de realizar uma verdadeira superação. Em consequência dessas falhas conduzem, inevitavelmente, para um destino comum, ao desenvolvimento da personalidade, que é, exatamente o oposto da individualidade.

Muitas vezes os pensamentos levam a pessoa a fazer o que não gostaria, impedindo-a de fazer aquilo que se propõe; isso ocorre porque sem a participação da consciência, atuam independentemente da vontade, sem nenhum controle. No primeiro caso, sobrevêm o arrependimento, a sensação de culpa, a depressão pela falta de controle dos atos da vontade etc. No segundo, sobrevêm o desestímulo e a falta de confiança em si mesmo.

O conhecimento dos pensamentos e o das deficiências psicológicas faz parte do conhecimento de si mesmo e para que possamos entrar em contato com nossa realidade interna e superar-nos é necessário conhecê-los, identificá-los, classificá-los e selecioná-los.

Essa tarefa exige um esforço inteligente, uma observação interna constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimenta do bem, o que torna difícil a sua identificação.
Sinval Lacerda – www.logosofia.org.br


Biografia:
Professor aposentado, curo técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 61677


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Conquistas internas obtidas com a Logosofia Sinval Lacerda
Artigos Logosofia Sinval Lacerda
Artigos Superação com a ajuda da Logosofia Sinval Lacerda
Artigos Aimportância da renovação dos conceitos Sinval Lacerda
Artigos Avaliação da minha vida Sinval Lacerda
Artigos Benefícios conquistados com a Logosofia Sinval Lacerda
Artigos Condução da minha vida com a participação da Logosofia Sinval Lacerda
Artigos Conquistas obtidas com a Logosofia Sinval Lacerda
Poesias Superação com a ajuda da Logosofia Sinval Lacerda
Artigos A importância da liberdade de pensar Sinval Lacerda

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 58.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62775 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62749 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62702 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62688 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62665 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62606 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62595 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62591 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62583 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62558 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última