Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
“Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel...”
Calvino

“Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel...” (Is 40.27)

Por João Calvino

“Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?” (Isaías 40.27)

“Por que, pois dizes?”. O Profeta agora protesta com os judeus, porque foram quase vencidos pelo desespero, e não olharam para as promessas de Deus, nas quais eles deveriam ter apoiado a sua mente; ou ele faz provisão para a posteridade, para que não afunde sob quaisquer angústias por mais tempo contínuo. Os verbos estão no tempo futuro, são também explanados pelo modo subjuntivo “Por que tu queres dizer?”. Porque Isaías infere justamente da declaração anterior, que o povo escolhido, aconteça o que acontecer, deve esperar pacientemente por Deus, até que ele dê assistência em tempo útil. Ele argumenta do menor para o maior: "Uma vez que Deus mantém todas as partes do mundo sob a sua autoridade, é impossível que ele deva abandonar a sua Igreja." No entanto, é provável que naquela época era ouvido entre as queixas do povo, por que murmuravam contra Deus, como se ele não se importasse com a sua salvação, ou fosse lento na prestação de assistência, ou mesmo fechasse os olhos e não visse as suas angústias. A falha que agora é corrigida é que eles achavam que Deus não se preocupava com eles; como geralmente acontece em aflições, em que pensamos que Deus nos abandonou, e que nos expôs para sermos uma presa, e que ele não tem nenhuma preocupação com as coisas do mundo.
“Ó Jacó... ó Israel!”. Por esses nomes ele chama à lembrança a aliança do Senhor, que havia sido ratificada por tantas e diversas promessas; como se ele tivesse dito: "Tu não achas que és o povo que Deus escolheu peculiarmente para si? Por que tu imaginas que Aquele que não pode enganar não atende à tua causa?".
“O meu caminho está escondido de Jeová”. Ele emprega a palavra caminho para "condição" e "causa", e escondido, para "desconsiderado" ou "desconhecido", pois se Deus adiar sua ajuda por um curto período de tempo, pensamos que o seu cuidado se afastou de nós. Alguns explicam isso de forma diferente, ou seja, que as pessoas são aqui repreendidas por pensarem que não seriam punidos por pecar, e eles pensam que este sentimento se assemelha, como "O homem perverso diz em seu coração: não há Deus." (Salmo 14.1). Mas para o Profeta significa, sem dúvida: "Ou pensas tu, ó Israel, que o Senhor não teve qualquer preocupação com os teus cuidados?". Porque ele exclama contra a desconfiança do povo, e o repreende severamente, para que ele possa depois consolá-los, e lhes mostrar que o Senhor irá ajudar continuamente o seu povo a quem ele se comprometeu a defender.
“E o meu direito passa despercebido ao meu Deus”. A palavra direito ou julgamento confirma nossa interpretação da cláusula anterior; porque o "julgamento" é implorado em aflição, quando somos injustamente oprimidos, ou quando alguém nos faz mal; e de Deus é dito para favorecer e realizar o "julgamento", ou "nosso direito", quando, depois de ter conhecido a nossa causa, ele nos defende e dele se diz que passa por isso quando nos vê, e permite que sejamos devorados por nossos inimigos. É como se ele tivesse dito, que os judeus agiram injustamente em reclamar que Deus não tinha em conta a sua causa e lhes havia abandonado; e por aquela repreensão ele os prepara para receberem a consolação, porque não poderiam recebê-la enquanto suas mentes estivessem ocupadas com maus ou tolos pensamentos. Era, portanto, necessário primeiro remover as obstruções, e abrir o caminho para a consolação.

Traduzido e adaptado por Silvio Dutra.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Comentário dos livros do Velho Testamento:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Comentário do Novo Testamento:
http://livrono.blogspot.com.br/

Mensagens:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/

Escatologia (tempo do fim):
http://aguardandovj.blogspot.com.br/


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52834


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Amor Fraternal Calvino
Artigos A Bíblia é a Palavra de Deus Calvino
Artigos Chamados para a Santificação Calvino
Artigos Crescendo no Amor Mútuo Calvino
Artigos Orando Muito Dia e Noite Calvino
Artigos O Sentido da Vida Calvino
Artigos Testemunho da Fé e do Amor Calvino
Artigos Ordenados para Vencer as Tribulações Calvino
Artigos O Cuidado Pastoral de Paulo Calvino
Artigos A Preocupação de Paulo com as Igrejas Calvino

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 215.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56749 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55823 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55077 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55023 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54877 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54785 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54749 Visitas

Páginas: Próxima Última