Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Zeco, o órfão - cap. III
Ivan de Oliveira Melo

Resumo:
A vida é cheia de surpresas!

ZECO, O ÓRFÃO
Capítulo III
Revelações
Alguns meses se passaram. Zeco dava sequência à sua vida de estudante e de dono de casa. Continuava sozinho, não pensava em companhia. À sua casa apenas frequentava a faxineira que trabalhava há anos e, mesmo com a morte do pai, Zeco a manteve. Doralice ia três vezes por semana. Em duas delas fazia a faxina completa da mansão, sempre acompanhada de duas filhas: Rita e Carmem. Na terceira vez ia para lavar e engomar. De quinze em quinze dias Zeco abastecia a geladeira e seguia almoçando e jantando fora. As pessoas se perguntavam como ele conseguia manter-se, Zeco dizia que Alfredo Flores deixara em sua poupança o suficiente para que vivesse bem durante alguns anos, tempo exato para que crescesse e passasse a ganhar o próprio sustento. Como ele não demonstrasse preocupação em relação a isso, as pessoas se convenciam e não atiravam mais perguntas. Foi num dia de sábado à tarde que Zeco teve uma surpresa, grande surpresa, aliás. Neste dia ele quebrou seu próprio jejum de estar só e convidara Rodrigo a passar consigo o final de semana. Os dois se tornaram grandes amigos: jogavam bola, assistiam a filmes, nadavam na piscina e conversavam à vontade, sem ninguém para incomodá-los. Eram 4 horas da tarde, ambos estavam na sala a jogar dominó. O telefone tocou várias vezes, até que Zeco atendeu.
- É da residência de Oscar Flores?
- Sim, é o próprio Oscar quem fala. Quem é? O que quer?
- Oscar, meu nome é Zélia. Preciso muito falar com você. Quando poderíamos nos encontrar?
- Desculpe-me, Srta. Zéila, mas não a conheço e nada tenho para conversar com sua pessoa.
- Tem sim. É do seu interesse, Oscar. Sei que seu pai morreu e que vive sozinho...
- Isso só é da minha conta, Srta. Zélia, da conta de mais ninguém.
- Engano seu, Oscar. Tenho revelações que podem mudar sua vida. É importante.
- Revelações sobre a vida de meu pai não me interessam. Desculpe-me, passe bem...
- Espere! Não é apenas sobre seu pai, é sobre você também...
- Não quero saber, Srta. Zélia. Deixe-me em paz, por favor...
- Você não gostaria de conhecer sua mãe, Oscar?
Zeco ficou sem fôlego... Depois respondeu.
- Minha mãe morreu durante o meu parto, Srta. Zélia. Por favor, encerre esta conversa...
- Não posso. Seu pai sempre o enganou em relação à sua mãe. Sei quem é ela e onde ela mora...
- Mentira! – gritava Zeco. – Está querendo tirar dinheiro de mim!
- Juro que não! Deixe-me falar com você pessoalmente, contar-lhe-ei toda a verdade.
Zeco, de repente, ficou curioso com aquela história.
- Está bem. Sabe onde moro? – Indagou.
- Sei. – Respondeu Zélia.
- Então venha à minha casa agora. Estou à sua espera.
E desligou. Suava frio. Rodrigo espantou-se.
- Está acontecendo alguma coisa, Zeco?
- Parece que sim. Vai chegar aí uma mulher chamada Zélia. Ela vem me revelar coisas sobre meu pai e sobre mim. Não vou pedir para você retirar-se, por isso você tudo vai escutar, mas me prometa guardar segredo sobre o que ouvir...
- Eu prometo. Você é meu melhor amigo. Saberei guardar suas conveniências.
- Obrigado! Sei que posso confiar em sua discrição.
- Poderá sempre, Zeco.
Ansiosamente aguardavam a chegada de Zélia. Esta chegou e tocou a campainha do portão.
- Atende, Rodrigo, por favor. Faça-a entrar e a traga até aqui.
- Claro, amigo, é pra já!
Rodrigo abriu o portão e trouxe Zélia até a sala. Zeco , apesar de desconfiado, recebeu bem sua visita.
- Olá, sou Oscar, pode chamar-me Zeco, é como todos me conhecem e desculpe por estarmos assim bem à vontade, só de cuecas...
- Oi, boa tarde. Está bem, Zeco, não tem importância, você está em sua casa. Tenho sede, consiga-me com copo com água.
Rodrigo foi à cozinha e trouxe água bastante gelada. Zélia agradeceu.
- Obrigada! Agora ganho forças para revelar a você sua verdadeira origem.
- Quê origem? – Questionou Zeco. – Já lhe disse que minha mãe morreu em consequência do meu parto.
- Isso foi o que Alfredo Flores contou-lhe. Mas a verdade é que...
E tudo contou a Zeco que bebia as palavras e os olhos desabaram em lágrimas.
- Desculpe-me, Zeco, sofro muito em minha consciência com esse meu pecado. Arrependo-me do que fiz, mas minha situação era desesperadora por causa de meu pai como lhe disse. Agora quero consertar meu erro.
Zeco abraçou-se a Rodrigo e chorou copiosamente no ombro do amigo. Rodrigo também ficara deveras emocionado.
Zélia esperou que Zeco se acalmasse um pouco, depois seguiu...
- Não gostaria de conhecer Mercedes, sua mãe? Não gostaria de conhecer Maurício, seu pai biológico? Não gostaria de conhecer seus irmãos?
- Chega! – Gritou Zeco, exasperado. – Você não tem o direito de importunar minha vida. Eu só tive um pai: Alfredo Flores, nunca tive mãe, nem irmãos... Não quero saber de ninguém! Não
quero conhecer ninguém! Por favor, vá embora!
- Está bem, Zeco. É um direito seu desejar conhecê-los ou não. Mas caso decida querer conhecê-los, basta ligar para este número, é do meu celular. Eu o atenderei e o levarei até eles.
E deixou um cartão sobre a mesa da sala. Saiu e foi embora. Rodrigo a acompanhou até o portão.
- É tudo verdade o que a senhora disse? Indagou Rodrigo.
- É. Convença ele a conhecer a família, é um favor que me faz. – Respondeu Zélia.
- Não sei se devo me meter nisto... Por que a senhora não traz todo este povo aqui?- Propôs Rodrigo.
- Seria pior. Quero que as coisas se resolvam da melhor maneira para ambos os lados.
- Esta bem. Até logo, Dona Zélia.
- Até, menino. Até...
Rodrigo logo estava na sala novamente. Zeco outra vez o abraçou chorando. Soluçava e Rodrigo sentou-se no tapete e permitiu que Zeco colocasse a cabeça sobre sua coxa. Rodrigo igualmente continuou a chorar, porém precisava ser forte e apoiar o melhor amigo nesta situação tão complicada. Zeco cessou as lágrimas e adormeceu profundamente. Rodrigo afagava-lhe os cabelos carinhosamente e, com a cabeça recostada ao sofá, também caiu num profundo sono. Quando despertaram, já era noite. Zeco levantou-se, acordou o amigo e o convidou para nadarem na piscina. Apesar de sorrirem e brincarem, o clima estava pesado e Rodrigo não quis tocar no assunto. Foi Zeco quem quebrou o gelo.
- Fico a matutar, Rodrigo, por que meu pai fez isso comigo... Tenho certeza de que a tal Zélia não mentiu...
- Sua vida de repente virou uma rebelião... Também acho que essa Zélia falou a verdade...
- Rodrigo, o que você faria se estivesse em meu lugar?
- Não sei, amigo... É tão difícil e complicado opinar... Não gosto de palpitar a vida dos outros.
Respondeu Rodrigo.
- Eu estou pedindo! Palpite! É importante para mim sua opinião. Por favor!
- Eu deixaria a poeira baixar... Depois eu iria conhecer minha família que a vida me extraviou.
- Sério? Faria isso mesmo?
- Com certeza, Zeco. Lembre-se de que você está só, vive só, não tem ninguém...
- Isto é verdade. Mas como será que eles são? Serão mesmo pobres como afirmou Zélia?
-Zélia não disse que eles eram pobres, somente frisou que pertenciam a uma classe média, que vivem razoavelmente bem, mas que não são ricos...
- Não sei, Rodrigo, estou confuso... Necessito de pensar bastante sobre esse assunto. Vamos subir, trocar de roupa e sair para comermos alguma coisa diferente. Depois penso melhor, com mais calma. Deixaram a piscina e foram para o quarto de Zeco. Tomaram banho e se vestiram para sair. Foram a uma pizzaria. Ambos adoravam pizza e as que comeram estavam deliciosas...
FIM DO CAPÍTULO III


Biografia:
Nascido em Recife, em 09/10/1953. Professor de língua portuguesa e literatura. Poeta desde adolescente. Livros publicados: SINFONIA DE AMOR; POESIA, AMOR E VIDA; REFLEXOS; SEARA DE RITMOS; SO...NETANDO.Temas mais comuns em seus versos: o amor, a natureza, o homem, o socia, o cosmos, o metafísico, religiosidade...
Número de vezes que este texto foi lido: 52863


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MISSIVA POÉTICA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ESCASSEZ... Ivan de Oliveira Melo
Poesias SAPIÊNCIA Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias MOLDURAS Ivan de Oliveira Melo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1076.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55110 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54938 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54887 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54813 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54804 Visitas

Páginas: Próxima Última