Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O TRABALHO DE ENFERMAGEM
ENFERMAGEM
ismael monteiro

Resumo:
Faz um relato da importância da enfermagem.


     Desde o início da humanidade, o homem sempre se preocupou com a vida, morte, saúde e doença. Quando se feria ou adoecia, o homem sentia a necessidade de ser tratado por outra pessoa, familiares ou amigos. Esse trabalho era realizado por mulheres. Essa atividade atualmente chama-se enfermagem.
     A enfermagem foi sendo vivenciada por cristãos altruístas que se devotavam a esse trabalho, muitas vezes considerado "mágica" das feiticeiras que trabalhavam com ervas e fabricavam poções para a cura. Esse trabalho era realizado em locais que se transformaram em futuros hospitais.
     Desta forma, a arte de curar era de competência dos homens e os cuidados aos pacientes era privilégio das mulheres.
     A importância do trabalho de enfermagem decorre de sua competência e de seu afeto, simpatia, preocupação, solidariedade e responsabilidade que oferece ao cliente e à comunidade.
     O trabalho da enfermagem, tão nobre e altruísta, sofre muito com a quantidade de dificuldades e riscos.
     Entre os riscos, podem ser enumerados: os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e psicológicos.
     Os hospitais das redes públicas, são os que oferecem os maiores problemas à atividade de enfermagem, como a insalubridade, falta de recursos humanos e materiais de assistência precária aos doentes.      Aliado a isto, a enfermagem executa trabalho ininterrupto, em turnos alternados, com condições angustiantes decorrentes de suas atividades, com baixos e incompatíveis salários, problemas de natureza anti-ética, de relacionamento interpessoal, humilhação, coerção, etc.
     No Brasil, a enfermagem encontra-se cerceada, sem soberania, submissa ao seu empregador, suportando ordens agressivas e descaso de outros profissionais, e sua atividade acaba sendo comparada à de lixeiros, carteiros, guardas de trânsito e outras profissões de menor valor.
     Outrossim, devido ao seu trabalho 24 horas, estes profissionais expõe-se aos riscos existentes nos locais de trabalho, como doenças, contágios, bactérias, micróbios e outros.

CONCLUSÃO

     O trabalho de enfermagem deveria ser mais valorizado, porque trata especificamente com o ser humano. Ora, é inegável que suas condições laborais precisam ser melhoradas.
     É necessário que exista conscientização por parte dos empregadores e clientela em geral, para a nobreza da atividade de enfermagem, que precisa ser valorizada e ter condições dignas de remuneração, trabalho e saúde.
     A saturação e abandono a que estão submetidos os profissionais da enfermagem, conduz a um futuro sombrio e sem perspectivas. A alteração deste cenário pode trazer ótimos resultados: o profissional vai sentir-se motivado e assim trabalhar com mais entusiasmo e dedicação.





Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.

Este texto é administrado por: Ismael Monteiro
Número de vezes que este texto foi lido: 52920


Outros títulos do mesmo autor

Roteiros REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL Ismael Monteiro
Roteiros O QUE É A JUSTIÇA Ismael Monteiro
Resenhas Genética do ser humano Ismael Monteiro
Artigos DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE Ismael Monteiro
Contos O CARNAVAL NA FLORESTA Ismael Monteiro
Contos A GIRAFA QUE QUERIA SER MISS Ismael Monteiro
Discursos A Cultura da Paz Ismael Monteiro
Resenhas Robert Ader e o Sofisticado Sistema Imunológico Ismael Monteiro
Contos A MACACA SORAIA Ismael Monteiro
Contos OS LOBOS E AS OVELHAS Ismael Monteiro

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 161 até 170 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oração do amanhecer - Ivone Boechat 10 Visitas
87 anos da morte de Noel Rosa - Vander Roberto 10 Visitas
RH ruins e etaristas - Vander Roberto 9 Visitas
O desatre no RS em Maio/2024 - Vander Roberto 5 Visitas
🔴 Os esquerdistas invadem a América - Rafael da Silva Claro 3 Visitas

Páginas: Primeira Anterior