Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
HIGIENE FÍSICA E MENTAL
MENTAL
Ismael Monteiro

Resumo:
É uma resenha da obra "Cura do Psiquismo" do Padre Edvino A. Friederichs.

     Todo esoterista deve ter em mente que após um dia bem aproveitado, convém deitardes o mais cedo possível e levantar-se pela manhã a horas regulares. Conforme o trabalho que executais, o vosso temperamento e o grau de vossa saúde, será a duração de vosso sono, que deve ser de aproximadamente oito horas. Vossas refeições devem ser feitas a horas regulares e sempre as mesmas. Deveis comer devagar, mastigando bem os alimentos. Não deveis discutir na hora das refeições, mas falar sobre coisas alegres e agradáveis. O abuso da carne é sempre prejudicial. É necessário que vos guieis pela experiência e observação do vosso próprio organismo, porque as condições orgânicas são diversas e o alimento que faz bem a um, pode fazer mal a outro.
     Para se ter uma higiene mental saudável, os melhores conselhos são o de ter uma dieta bem orientada, respiração profunda, ginástica perseverante, o cultivo de pensamentos positivos e o estar em paz com Deus e com sua consciência.
     No que se refere à dieta, são recomendados a ingestão de frutas, hortaliças e legumes, dispensando-se alguns alimentos mais pesados. Da alimentação inteligente depende o funcionamento normal dos intestinos, um dos pontos básicos para uma saúde perfeita. Após as refeições, é recomendável um passeio tranqüilo de meia hora. Como esoteristas empenhemo-nos na saúde do nosso corpo, a fim de que ele possa tornar-se um instrumento cada vez mais apto dos dons do espírito.
     Quanto à respiração, todos os especialistas recomendam a respiração profunda, suave e tranqüila, sendo recomendado o método iogue de respiração que consta no nosso livro de instruções (os quatro exercícios de respiração iogue).
     Em relação à ginástica, existem variados tipos, dentre eles a ginástica natural e artificial. A ginástica natural é aquela feita ao ar livre, como a natação, tênis, vôlei e muitas outras. Também existem ginásticas de nível mais alto, mais intelectual, como o cultivo de orquídeas, cactos, rosas, musgos, líquenes e outras análogas. O importante é esse entretenimento proporcionar um sadio movimento ao ar livre. Os exercícios iogues são recomendados, pois abrangem a totalidade do homem, como um todo inseparável e indivisível. Os exercícios iogues engendram uma intuição clara e prática dos problemas de natureza mais complexa e trazem resultados compensadores.
     O cultivo de pensamentos positivos é outra meta para uma saúde satisfatória, pois ajuda a ter mais saúde, mais alegria, mais capacidade de trabalho e em linhas gerais, mais felicidade.
     Por último, o estar em paz com Deus e com sua própria consciência é o fundamento mais sólido para a alegria do espírito. Consoante a ela, devo aceitar plenamente a mim mesmo, com todas as minhas limitações, falhas, deficiências e até mesmo, pecados. Estar contente com minha saúde, meus talentos, capacidade de trabalho, minha possibilidade de me aperfeiçoar cada vez mais e assim em tudo. A norma é essa: fazer o possível para alcançar o máximo, e contentar-se com o razoavelmente possível.
     Por outro lado, quando as coisas não vão bem, tenha em mente um modo geral de procedimentos:
a)     primeiro, procure aparentar alegria e calma, o quanto puder. Clarear uma situação negra com um pouco de bom humor, pois talvez a coisa não seja tão má como esta parecendo;
b)     evite pensar e repensar em sua desgraça, como um disco a repetir-se. Não permita ser dominado pela irritação e evite ficar perturbado ou fora de si. E acima, de tudo, não comece a ter pena de si mesmo;
c)     procure fazer planos pelos quais cada fracasso possa transformar-se numa espécie de vitória, lembrando-se de que não há triunfo maior que o de conservar-se corajoso, sereno e amável;
d)     deixe impressas em sua mente as seguintes bandeiras:
Serenidade (VAMOS FICAR CALMOS)
Resignação (ACEITEMOS ESSE TRANSTORNO CORDIALMENTE)
Coragem (SOU CAPAZ DE AGUENTAR ISTO E ATÉ MAIS)
Determinação (HEI DE TRANSFORMAR O FRACASSO EM VITÓRIA)
Alegria (CURVADO, MAS NÃO DESPEDAÇADO)
Amabilidade (SEMPRE COM BOA VONTADE PARA COM OS OUTROS)
     Para finalizar, e como agradecimento a tudo o que Deus nos dá, podemos repetir o que diz o papa João XXIII, em seu Diário Íntimo, e peço que os irmãos acompanhem mentalmente:
     Infinitas graças vos dou, meu Deus, por tudo o que me concedestes de bom até hoje. E são tantas as dádivas preciosas, sejam naturais, sejam sobrenaturais, que não sei como agradecer devidamene. Sim, toda a minha vida é uma corrente ininterrupta de benefícios vossos; fazei com que cada momento restante seja um único ato de agradecimento, um hino, um preito de gratidão. Se me concedêsseis a liberdade de escolher qualquer destino humano, eu quereria ser eu mesmo, porque Vòs, meu Pai amantíssimo, assim o determinastes!...







Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52842


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55026 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54908 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54802 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54705 Visitas

Páginas: Próxima Última