Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Compra e venda de empresas:
quais os pontos importantes nesta operação?
Nagel & Ryzeweski Advogados

Resumo:
"Tal prática vem aquecendo o mercado por atender às expectativas de quem quer vender, por múltiplos motivos, e a quem quer comprar e imediatamente sair atuando e faturando"

Atualmente, a compra e venda de empresas no Brasil torna-se uma operação cada vez mais freqüente. Considerando as etapas mais complexas de constituição e inserção no mercado para posicionar a marca e conquistar uma carteira de clientes, comprar um negócio que já possui marca, produtos, fornecedores e clientes está sendo bem mais atraente para quem deseja iniciar um negócio, independente da situação momentânea da empresa. Por mais que existam passivos fiscais, bancários, trabalhistas e comerciais, o novo adquirente - conseguindo comprá-la por um valor justo e aplicando uma gestão bem planejada, com o auxílio de assessoramento jurídico e de consultores empresariais, é possível obter sucesso mais rápido do que quando se inicia uma empresa nova.
Nesse contexto, tal prática vem aquecendo o mercado por atender às expectativas de quem quer vender, por múltiplos motivos, e a quem quer comprar e imediatamente sair atuando e faturando.
A forma destas transações é variada. Seja por fusão ou aquisição, a ideia é sempre complementar às operações da empresa adquirida acrescentando pontos fortes e eliminando as fraquezas. Contudo, se torna indispensável, tanto ao comprador quanto ao vendedor, se atentar a diversos elementos nesta operação, desde a avaliação completa de documentos e relatórios jurídicos e contábeis da empresa e sócios em questão, até estimativa de mercado dos produtos e ou serviços comercializados.
Ambos, comprador e vendedor, com a ajuda de profissionais especializados, podem, por meio de criterioso trabalho e diligência nos passivos envolvidos, concluir quanto vale esta empresa, nos aspectos tangíveis e intangíveis, avaliar riscos, definir garantias e, acima de tudo, elaborar um contrato ideal aos interessados envolvidos.
Em relação a parte contratual, cláusulas importantes para os promitentes vendedores ao saírem da sociedade, se comprometerem a não constituir outra sociedade e nem fornecer informações de cunho profissional e técnico dos procedimentos de fabricação, nem mesmo prestar assessoria para concorrentes que possuam ou possam a vir a concorrer no mercado, são fundamentais, além, é claro, de analisar aspectos comerciais e pesquisar fatores sazonais que possuem interferência no empreendimento
É imprescindível fazer, ainda, um inventário do negócio, como bens móveis e imóveis, relação das dividas e créditos e de todos os contratos da empresa, alvarás, licenças, balanços, e últimas declarações de IR.
Finalizando, consideramos importante dispor em contrato que a empresa vendedora fique disponível por um prazo estipulado a partir do fechamento do negócio visando ao auxílio na condução inicial das atividades da nova gestão.

Daniel Moreira
daniel@nageladvocacia.com.br
www.nageladvocacia.com.br


Biografia:

Este texto é administrado por: Moreski Advocacia
Número de vezes que este texto foi lido: 61656


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Débitos fiscais: Nagel & Ryzeweski Advogados
Artigos Pedidos de falência devem possuir valor significativo Nagel & Ryzeweski Advogados
Artigos Inconstitucional: Nagel & Ryzeweski Advogados
Poesias Medidas restritivas a devedores de ICMS no RS Nagel & Ryzeweski Advogados
Artigos Fisco estadual: Nagel & Ryzeweski Advogados
Artigos Redução e restituição de contribuições previdenciárias Nagel & Ryzeweski Advogados
Artigos Abusividade das decisões trabalhistas Nagel & Ryzeweski Advogados
Artigos Mercadoria oferecida em bonificação não incide ICMS Nagel & Ryzeweski Advogados
Jurídicos Valores de materiais de obra podem ser abatidos no ISS Nagel & Ryzeweski Advogados
Jurídicos Créditos tributários falsos: Nagel & Ryzeweski Advogados

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 49.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62539 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62525 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62501 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62500 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62499 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62486 Visitas
Faça alguém feliz - 62485 Visitas
O Velho - Luiz Paulo Santana 62484 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62473 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 62464 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última