Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cristo, o Repositório da Verdade
John Owen

A divina verdade sobrenatural é chamada pelo apóstolo: "A verdade que é segundo a piedade:" Tito 1.1. Considerando, portanto, que a pessoa de Cristo é o grande mistério da piedade, devemos, inquirir a seguir - Qual é a relação da verdade espiritual sobrenatural com Cristo?
Toda a verdade divina pode ser englobada em duas divisões. A primeiro é o próprio Deus, a segunda, é o conselho da sua vontade.
O próprio Deus é a primeira e única Verdade essencial, cujo ser e natureza é a fonte na qual repousa toda a verdade. Isso é representado em Cristo – por ser em si mesmo, a essencial imagem do Pai, e tendo encarnado se fez a imagem representativa do Pai para nós.
Em segundo lugar, os conselhos de Deus são a próxima fonte e causa - como também o objeto ou substância - de toda a verdade.
A verdade divina é "a declaração do conselho de Deus:" Atos 20.27. Dos quais a pessoa de Cristo é o repositório sagrado. Toda a sua eficácia e utilização dependem de sua relação com ele. Ele é o centro de todas as linhas da verdade - isto é, o que é divino, espiritual e sobrenatural.
Assim, ele testifica de si mesmo: "Eu sou a verdade:" Jo 14.6. Ele é em essência um com o Pai, o Deus da verdade: Deut 32.4; Jo 1.18.
Nele habita “a plenitude da divindade" Col 2.9.
Os conselhos de Deus são chamados de "insondáveis riquezas:" Ef 3.8. Os preciosos tesouros insondáveis da sabedoria e do conhecimento de Deus - isto é, todas as verdades divinas sobrenaturais – estão escondidas, ou depositadas de forma segura, em Cristo - e de quem somente eles podem ser aprendidos e recebidos.
Assim, se diz de se aprender a verdade como ela está em Jesus: Ef 4.21. E o conhecimento de toda a verdade sagrada evangélica está na Escritura, mais frequentemente expressada pelo conhecimento dEle: João 8.19; 17.3; 2 Coríntios 2.14; 4. 5,6; Ef 1.17; Fp 3.8,10; 1 João 1.1,2; 2.4; 2.13,14; 2 Pe 2.20.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens” (João 1.4). Ele é "a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem." (v.9).
Portanto, assim como a verdade é o único meio de iluminação, por isso não pode ser comunicada por qualquer luz à mente, senão somente a que nos vem de Cristo, a única fonte de toda luz espiritual.
A eficácia ou poder é a segunda propriedade da verdade divina. E o fim desta eficácia é o de nos fazer semelhantes a Deus: Ef 4.20-24 .
A mortificação do pecado, a renovação de nossas naturezas, a santificação de nossas mentes, corações e afetos, o consolo de nossas almas, com a sua edificação em todas as partes da vida de Deus, e assim por diante, são as coisas que Deus tem projetado para efetuar por sua verdade ( João 17.17), porque a palavra da verdade é poderosa para nos “edificar e dar herança entre todos os que são santificados:" Atos 20.32. Assim, é por meio da nossa relação com a pessoa de Cristo que recebemos algo desse poder e eficácia.
É a partir da plenitude de Cristo que toda a graça é recebida. Nenhuma verdade pode ser separada dele. Ele é a vida e a alma de todas essas verdades - sem o qual, como se encontram nas Escrituras, são apenas uma letra morta, e são de tal natureza que seriam ilegíveis para nós, quanto a alguma verdadeira descoberta da graça e do amor de Deus.
Não há, portanto, qualquer texto da Escritura que encoraje o nosso dever diante de Deus, que possamos então entender como realizá-lo de uma forma aceitável, sem uma relação real com Cristo, somente de quem recebemos capacidade para o seu desempenho.

Tradução e adaptação de breves citações do tratado de John Owen sobre Cristologia, realizadas pelo Pr Silvio Dutra.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52851


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P4 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 3 - Versos 1 e 2 – P1 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 2 John Owen
Artigos Santificação, um Trabalho Progressivo – Parte 1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P3 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P2 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 5 a 9 – P1 John Owen
Artigos Hebreus 2 - Versos 2 a 4 – P4 John Owen

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 105.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69066 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57967 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57619 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55891 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55199 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55166 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55049 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54940 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54920 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54902 Visitas

Páginas: Próxima Última