Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O STF PERDEU A AURA
DIRCEU DETROZ

Temos uma nova pizza à disposição. Criada num dos três poderes da nação, e por enquanto, disponível apenas em Brasília. Esse novo sabor tem o nome de “embargos infringentes”. Não vem com data de validade, mas de salvação. Existem alguns condenados do “Mensalão”, ávidos para provar o gosto.

E como diz um apresentador de televisão, saírem pela porta da frente, rindo da sociedade brasileira. Indignada, mas com cara de boba. Não são meros ladrões de galinhas. De onde se conclui o que todos sabemos. No Brasil, nem a justiça é igual para todos.

Em agosto de 2012, quando o julgamento começou, escrevi uma coluna com o título de “Julgamento, Pizza, ou Circo”. Depois, à medida que o STF condenava os réus e aplicava as penas, fiquei feliz de ter errado. Desde o começo, ficou evidente que havia dois juízes politicamente em lados opostos. Mesmo assim, muitos brasileiros acreditaram que desta vez seria diferente. Inclusive eu.

Até que alguém descobriu os “embargos infringentes”. Então a maionese desandou literalmente. O que foi batizado de “julgamento do século” transformou-se num novo corporativismo. Com mídia, holofotes e distinta plateia. Aquelas de circo. Ou nesse batismo, estavam prevendo que é o julgamento que poderá durar um século?

Num determinado momento, quase que a sociedade brasileira foi seduzida pelo ministro do supremo Joaquim Barbosa. Nas redes sociais a campanha “Joaquim para presidente”, ganhou força. Muitos viam em nele, uma espécie de salvador da Pátria. Sem se darem conta do quanto isso é perigoso. Barbosa é apenas mais um no jogo do corporativismo. Está longe de ser o que precisamos.

O STF resolveu jogar no lixo, toda a credibilidade adquirida nos últimos meses. Perdeu a aura quando abriu aos condenados do “Mensalão”, novas possibilidades de se safarem dos crimes que cometeram. Dessas que os brasileiros comuns nem chegariam perto. Se você apelasse para os embargos infringentes, seria premiado com sorrisos irônicos. Desses que Joaquim Barbosa é especialista.

Nossos três poderes, não têm medido esforços para que a frase atribuída a Charles de Gaulle, de que “O Brasil não é um país sério”, seja cada vez mais verdadeira. Enquanto nosso legislativo convive com um deputado condenado e preso, o judiciário faz de tudo para salvar alguns de uma temporada na cadeia. E de devolverem o dinheiro roubado.

Durante o “Rock in Rio”, com nariz de palhaço Dinho, o vocalista do Capital Inicial, fez um convite bem sugestivo as oitenta mil pessoas que estavam lá. Ele cantou o refrão: “Vamos saquear Brasília”. Música do álbum Saturno. Seria a solução final, antes que a classe política saqueie o que ainda resta do Brasil. E fique impune como sempre.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61621


Outros títulos do mesmo autor

Artigos BOAS NOTÍCIAS AQUI PERTINHO DIRCEU DETROZ
Poesias VIVER DIRCEU DETROZ
Poesias ENCONTRO MARCADO DIRCEU DETROZ
Artigos FRACASSOS E NENHUMA PERSPECTIVA DIRCEU DETROZ
Poesias DESENHOS DIRCEU DETROZ
Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 1011 até 1020 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
ADICCIÓN - Ivan de Oliveira Melo 61659 Visitas
VIVER - orivaldo grandizoli 61659 Visitas
O SHOW MUNDIAL DE LULA - DIRCEU DETROZ 61659 Visitas
RECEITA - DIRCEU DETROZ 61659 Visitas
PAIXÃO D'AMOR - Ivan de Oliveira Melo 61659 Visitas
Sociedade prisioneira - Dudu Khalifa 61659 Visitas
SAGA - orivaldo grandizoli 61659 Visitas
AO TEU LADO - Denise I. Villani 61659 Visitas
ENSINAÇÕES DO PADECER - Eliana da Silva 61659 Visitas
O SOSSEGO DO AMOR - Alexsandre Soares de Lima 61659 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última