Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Acronon
Uma obra de Koellreutter
Aldo Moraes

Resumo:
Artigo escrito sobre a peça musical Acronon, do compositor, maestro e pensador Hans Joachin Koellreutter.

O impacto inicial ao Acronon, de Koellereutter (1915-2005), é de uma relativa temporalidade que se anuncia, com clusthers em fortíssimo no piano.

Ao emaramhado de sons jogados no ar como uma explosão, seguem-se notas soltas e que sofrem intervenção de acordes atonais e seriais na orquestra. Acronon é uma partitura para piano e orquestra, sendo que a parte do pianista é uma esfera de acrílico permanente, onde o músico improvisa sob 18 estruturas sonoras em forma geométrica dispostas dinamicamente sob sua superfície, a qual dialoga com a orquestra. Acronon alude a algo que se realiza fora do tempo medido, além do tempo superficial, algo eterno.

Koellreutter merece ser cada vez mais revisitado e divulgado, por sua pedagogia inovadora e sua filosofia cultural (que inclui sua música: inquieta, impessoal e tão próxima de nosso tempo).

Sua coragem para o debate e a indagação estão presentes em sua produção musical.

Autor de uma obra que nos leva a perguntas, in-soluções e a tempos não cronológicos de que o mestre falava e que há muito a civilização ocidental se emancipou.

Obra cuja marca de silêncios, atemporalidades, discursos ousados e ampla reflexão sobre nossa contemporaneidade vai fundo também na existência do ser enquanto pensamento, influência e recusa.

Num período em que se faz arte deslocada de movimentos ou de continuidade e no qual se questionam ideais, Hans Jaochim Koellreutter é ao mesmo tempo mestre e aprendiz de um tempo no qual se dispôs ao diálogo e reflexão. Mas sobretudo, o compositor Koellreutter traz a essência da verdadeira inquietação somada ao interesse real pela pesquisa e pela história humana sobre o planeta. Estes são alguns fatores que tornam sua obra musical aberta a discussão mas não a especulação: ela é verdadeira e nasce da inquietação de um verdadeiro artista!


Biografia:
Aldo Moraes nasceu em Londrina/PR. Músico e poeta, publicou em coletâneas nacionais, inclusive a Nau Literária(da Ed.Komedi) e venceu concursos de poesias em vários Estados Brasileiros. Publicou 7 livros pelo Clube de Autores. Como compositor erudito, é premiado na Suiça, Aústria e Brasil e tem peças no repertório da The New York Perfoming Arts. Coordena o Instituto Cultural Arte Brasil e o projeto musical Batuque na caixa. Foi Secretário Municipal de Cultura de Londrina.
Número de vezes que este texto foi lido: 53061


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Minha Independência Aldo Moraes
Poesias Poema de invenção Aldo Moraes
Poesias Réquiem para o Japão Aldo Moraes
Poesias Consciência negra Aldo Moraes
Poesias O Segredo do amor Aldo Moraes
Poesias Pelé 70 anos Aldo Moraes
Poesias Michael Jackson Aldo Moraes
Poesias Ronaldo, Um poema Aldo Moraes
Poesias A Saudade do Amor Aldo Moraes
Poesias Asa da Filosofia Aldo Moraes

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 68.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54683 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54601 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54566 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54393 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54344 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54322 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54291 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54215 Visitas
Amores! - 54129 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54129 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última