Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ALCÂNTARA DO MARANHÃO
- uma viagem perigosa
Helio Teixeira Leite

Resumo:
Experiência vivida durante uma viagem a cidade de Alcântara do Maranhão.

Cheguei, ontem, de Alcântara. Passei quinta-feira, sexta-feira e sábado na terra do Divino.

A volta para São Luís foi um terror.

No sábado ninguém sabia se haveria viagem da lancha Diamantina para São Luís. O barco já havia confirmado que não faria viagem no domingo da Páscoa. Conseguimos, depois de muito custo, saber que uma catamarã faria a viagem as 12h. Desta forma, fiquei em Alcântara para participar da Missão do Fogo.

Domingo, às 9h, uma pessoa passou na porta de minha casa e disse que a lancha iria fazer uma viagem as 11h. Eu e meu pai saímos correndo para aproveitar a oportunidade de voltarmos a São Luís na Lancha.

Ao chegar no local de vendas das passagens, uma atendente grosseira falou que já não tinha mais bilhetes, mesmo assim, vendeu algumas passagens a certas pessoas.

Avistamos a catamarã que faria a viagem das 12h. Compramos as passagens (9h40min) e ficamos na embarcação esperando a hora da viagem.

13h40min a catamarã encostou na Ponta da Areia. A embarcação ficou a uns 20 metros da terra firme, TIVEMOS QUE CAIR NA ÁGUA, SEM NENHUMA ASSISTÊNCIA DA TRIBULAÇÃO.

Meus amigos, fiquei com água até abaixo do peito, afundei na lama até a altura dos quadris, não conseguia levantar as pernas, cada esforço que fazia parecia que mais afundava na lama. Mulheres e crianças gritavam por ajuda, um tentando se apoiar no outro, sem sucesso.

O meu pai pediu que o mestre da embarcação (Catamarã Turismar) ajudasse as mulheres com criança e o mesmo respondeu: - NÃO SOU ESTIVADOR.

Uma senhora que estava atolada junto a mim, me pediu socorro e eu disse: - Senhora eu estou também precisando de ajuda.

Meu Pai desceu da embarcação e me ajudou a sair da lama. Um rapaz, a pedido de meu pai, levou-me até próximo a terra firme.

E as bagagem? Meu pai as colocou na cabeça e fez várias viagem entre a embarcação e a terra firme, ajudando - também - outras pessoas. Valeu a experiência de pescador.

Em um local próximo a umas pedras tirei as roupas, fiquei completamente nu, porque não podia entrar no carro suja de lama e troquei de roupa.   

Passei por vários constrangimentos. Um descaso, falta de respeito, de humanidade. Tenho a certeza que os turistas que vinham na embarcação nunca mais retorno aquela cidade histórico.

Amo Alcântara, entretanto, não recomendo a ida de ninguém a cidade, devido a falta de estrutura, dos cuidados necessários.


Biografia:
Artista Plástico, Engenheiro Agronomo, Bacharel em Direito,poeta, Especialista em Administração Pública, Especialista em Gestão Estratégica de Serviços.
Número de vezes que este texto foi lido: 52834


Outros títulos do mesmo autor

Frases PERDAS Helio Teixeira Leite
Artigos FESTA DO DIVINO EM ALCÂNTARA - 2012 Helio Teixeira Leite
Cartas Amizades são laços eternos Helio Teixeira Leite
Crônicas COISAS DA INFÂNCIA Helio Teixeira Leite
Artigos LEITURA DO PELOURO Helio Teixeira Leite
Cartas ETERNAS SAUDADES Helio Teixeira Leite
Discursos ANIVERSÁRIO DA UNIDADE DO VIVA CIDADÃO DO JOÃO PAULO Helio Teixeira Leite
Poesias HELENA DO MARANHÃO Helio Teixeira Leite
Ensaios LUCRECIA AMITA Helio Teixeira Leite

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 19 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54788 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54786 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54640 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54541 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54498 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54488 Visitas
Amores! - 54485 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54447 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54380 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54366 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última