Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A pele que habito
resenha do filme de Pedro Almodóvar
Gilson Borges Corrêa

Resumo:
Pedro Almodóvar passeia da tragédia ao humor, do drama ao suspense, neste filme que tenta revelar a capacidade de subversão à éstica, à ciência para planejar uma vingança. É o que acontece com o protagonista que tenta criar uma nova pele em laboratório e usá-la numa cobaia.

     A pele em que habito de Pedro Almodóvar é um filme que a principio parece uma pagina em branco. Não há nada a dizer. Mas por pouco tempo. Aos poucos, nos damos conta da grandiosidade da obra, quando percebemos a realidade perversa das contingências que levam o protagonista a agir de maneira alucinada, ou talvez, excessivamente planejada.
     Mas voltemos ao diretor, Almodóvar, que pensamos por vezes nos depararmos com filmes semelhantes, imbuídos mesma temática urbana, nos relacionamentos loucos do cotidiano, na efervescência das relações conturbadas do século XXI, embora percebemos a reinvenção do fazer cinema, na ousadia de cada trabalho. Entretanto A pele que habito parte novas narrativas, talvez desconhecidas ao grande público, embora muito bem enfronhadas nos cenários e tramas que por vezes pareçam comédia, regadas a certo melodrama. A Pele que habito é cercada de elementos de intensidade extrema, de tal ordem que contabilizam uma narrativa muito mais densa e assustadora. Percebe-se que o diretor passeia entre o drama e o humor, cujos elementos de tensão e emoção absoluta fazem uma margem estreita entre o sublime, o maravilhoso, o surpreendente e o ridículo, assombroso, lamentável, triste. Revela, sem pudores, a imaginação , na narrativa , construindo cada passo ao leu dos desvarios das paixões limiares.
     O roteiro é baseado no romance Mygale (1995), que mais tarde foi publicado sobre o título de Tarántula (2005), de autoria do escritor francês Thierry Jonquet. Para realizar a obra cinematográfica, a partir deste romance, almodovar se mostra mais maduro, distanciado do sistema estabelecido de gêneros de filmes, com a única preocupação de mercado, ao contrário cria uma obra completamente distanciada dos aspectos populares, trazendo um frescor novo ao cinema atual, misturando drama, triller e ficção científica. Tudo inicia com a intenção obsessiva de um cirurgião plastico, Robert Legard (Antonio Bandeiras) de criar uma pele nova, pois após a morte de sua mulher num acidente de carro, no qual sofrera potentes queimaduras, ele acredita que pela criação de uma pele ela teria sido salva. Doze anos mais tarde, ele consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da ciência, entretanto atravessando campos proibidos , como a transgênise com seres humanos.
     A partir dessa trama inicial, o filme, com o seu suspense, vai atraindo a atenção do espectador a cada passo. Almodóvar, assim, toma a ideia do romance de Tierry Jonquet e a transforma a seu gosto, investindo por cenários de sexo, humor, romantismo, obsessão e vingança. Nesta seara se unem os diversos sentimentos e procuras de cada personagem, culminando com a descoberta do médico e do espectador, que custa a descobrir qual é o rumo que o protagonista realmente persegue. O filme que mostrar, que a partir da pressão interna e do desejo de vingança, o homem, independente de sua classe social, pode cometer as maiores atrocidades, subverter as regras e aproveitar as capacidades intelectuais e de poder sobre o outro. Através da morte de sua filha, enferma e presumivelmente estuprada, o médico executa a sua vingança, exercendo o experimento com o estuprador. Talvez a paixão pudesse ser a grande redentora, ou a morte, ou o encontro da cobaia com a mãe. Tudo está nas entrelinhas deste filme maravilhoso, um misto de terror, drama e o sempre presente humor de Almodovar. Trata-se de um filme para se refletir, até que ponto, podemos interferir na complexidade da natureza humana, sob todos os aspectos, tanto sociais, psicológicos ou mesmo relacionados à própria integridade física, para exercer uma vingança ou encontrar uma saída para nossas vidas solitárias.

Elenco
Antonio Banderas ... Robert Ledgard
Elena Anaya ... Vera/Vicente
Marisa Paredes ... Marilia
Jan Cornet ... Vicente
Roberto Álamo ... Zeca
Blanca Suárez ... Norma
Eduard Fernández ... Fulgencio
José Luis Gómez ... Presidente do Instituto de Biotecnologia
Susi Sánchez ... Mãe de Vicente
Bárbara Lennie ... Cristina
Diretor: PEDRO ALMODÓVAR


Biografia:
Bibliotecário e escritor. Literatura é respirar com sofreguidão a vida, nutrindo-a de sentido.
Número de vezes que este texto foi lido: 52835


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A FAINA DA BRASA Gilson Borges Corrêa
Artigos O mundo evoluiu? Gilson Borges Corrêa
Crônicas BALADA DO REACIONÁRIO Gilson Borges Corrêa
Crônicas Um passeio no Gordini, com meu pai Gilson Borges Corrêa
Resenhas O IDIOTA de FIÓDOR DOSTOIÉVSKI Gilson Borges Corrêa
Crônicas Seria a Nação de Chuteiras, a Geni? Gilson Borges Corrêa
Crônicas Contratempos num passeio de bicicleta na praia Gilson Borges Corrêa
Contos DOCE OBEDIÊNCIA Gilson Borges Corrêa
Poesias CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME “O MENINO DO PIJAMA LISTRADO" Gilson Borges Corrêa
Artigos EXTENSÃO POPULAR Gilson Borges Corrêa

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 57.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69071 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57972 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57622 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55897 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55214 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55182 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55063 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54951 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54932 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54912 Visitas

Páginas: Próxima Última