Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PRÓXIMA PARADA... NATAL
DIRCEU DETROZ

O povo falou pelas urnas. Precisamos respeitar a sua vontade. É disso que a Democracia se alimenta. Os vencedores terão pouquíssimo tempo para comemorar. Logo as cobranças começarão aparecer aqui e ali. Para os perdedores, além de limpar as gavetas, restará o consolo de que quatro anos passarão rápido demais.

A política brasileira é apoiada em três pilares principais. São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Então quando se olha para 2014, estamos num autêntico 0x0. Para os analistas políticos, o ex-presidente Lula, foi o grande vencedor. Percebe-se claramente que o seu dom maior não é fabricar ”postes iluminados”. Lula sabe como ninguém manipular a política.

Quem saiu grandemente ferido desse embate foi o PSDB. Os tucanos demoraram a perceber a fadiga de material e de ideias. Nada como uma derrota bastante dolorida para acordar. E derrotado pelo PT, desta vez, dentro do seu ninho, José Serra foi o grande perdedor dessas eleições.

O PMDB ainda é o maior partido. Estranha é a sua falta de vontade pelo protagonismo. Prefere viver gravitando na sombra de quem está no poder. O novo dessas eleições se chama PSB. Ainda não sabemos muito da ideologia do seu DNA, porque nessas eleições, dependendo do lugar, foi apoiado pelo PT ou PSDB.

Vislumbrando a sucessão de Dilma Rousseff, o PSB pode ser o fiel da balança. Mas, não me espantaria se o partido resolver praticar seu primeiro voo solo. Se em 2010, uma parte considerável dos eleitores, (19%) preferiu a novidade chamada Marina Silva, daqui dois anos o PSB poderá preencher este lugar.

Mais uma eleição terminou. O tilintar das urnas eletrônicas silenciaram. De agora até dezembro ouviremos um novo tilintar. O dos caixas dos comércios. Aos poucos a festa da fé e da cristandade, está sendo engolida pelo capitalismo. O que seria do Natal sem os presentes. Sem as vendas. Sem lucros.

Para desespero de alguns, as estrebarias e presépios agora são high tech. Sem perceber, o mundo cristão vai se desconectando da sua essência. Mesmo que um dia o Natal já tenha sido uma festa pagã, hoje ele é o grande pilar das escrituras bíblicas. O carro-chefe da Igreja Católica.

No ocidente, o Natal é o maior negócio do ano. Com neve ou com calor, os outdoors extravasam a hipnose comercial e material da época. Esse hipnotismo começa ainda quando somos crianças. À medida que crescemos, a hipnose vai piorando. Uma linha tênue separa a fé da perplexidade de não saber o que ela significa.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52928


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54783 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54768 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54636 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54527 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54473 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54473 Visitas
Amores! - 54462 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54429 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54359 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54359 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última