Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Desastre pedagógico
Ivone Boechat

Resumo:
A escola, devagar e na contramão, bateu de frente com a realidade universal. Muitos pularam antes do choque, mas não conseguiram evitar o pior.

A escola, devagar e na contramão, bateu de frente com a realidade universal. Muitos pularam antes do choque, mas não conseguiram evitar o pior. Os professores de Língua Portuguesa e de Matemática, privilegiados com assento no banco da frente, estão muito machucados. O professor de Português enrolou a Língua e faz análise e orações para não morrer.
O titular de Matemática, por frações, escapou. Agora, mastiga raiz quadrada e equações. Menos de 50% das visitas (alunos) conseguem entender o que se fala e, desse jeito, pelos sintomas, não vai escapar das quatro operações.
Numa curva mais fechada, perderam-se os professores de História, de Geografia e de Ciências. Na queda, sofreram amnésia. Os estudantes aflitos gritam, pedindo informações atuais e eles só resmungam coisas do século passado, não enxergam as mudanças que se processam, velozmente.
O acidentado professor de Inglês, ainda muito assustado, olha de um lado para outro, procurando o "to be" e o "to have", amigos inseparáveis. Meio tonto, jura que viu o datashow, o laptop, vídeo e televisor, recursos próprios para as aulas. Acordou, era febre alta, estava apenas variando, coitado.
Os professores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) não conseguem ainda ficar de pé. Diretores, coordenadores, especialistas da educação, visitam os colegas, com sorriso amarelo, sem graça, porque não têm recursos para o tratamento que o mal exige.Os computadores estão lá, sim.Só isto.
A escola precisa de grande reforma mecânica. Os faróis dirigentes devem ser trocados por outros mais possantes. A visão está péssima. Os pneus da coordenação, gastos de rodar pra lá e pra cá, procurando coerência, precisam ser substituídos para continuar a procura.
Os professores, após um período tão grande de imobilização, expõem gravíssimo raquitismo. O desastre atingiu a toda esta geração e alta mesmo os doentes não terão, a curto prazo. Todavia, a escola, enfermo principal, indicou ao povo tratamento na rede particular, até que todos sintam a importância da restauração do direito constitucional de se implantar a educação de ótima qualidade e o "ensino gratuito e obrigatório".



Biografia:
Natural do Estado do Rio; Membro da Academis Munsial de Cultura e Literatura: Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes de Duque de Caxias-RJ; Autora de 16 livros, Consultora em Educação.
Número de vezes que este texto foi lido: 61657


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Delícias da festa junina Ivone Boechat
Poesias Dores da paixão Ivone Boechat
Poesias AME VOCÊ Ivone Boechat
Poesias Oração do poeta Ivone Boechat
Poesias Mais um Ivone Boechat
Poesias Oração do amanhecer Ivone Boechat
Poesias Oração da avó Ivone Boechat
Poesias Prece do trabalhador Ivone Boechat
Biografias Ivone Boechat Educadora e Escritora Mageense Ivone Boechat
Poesias Terapia Ivone Boechat

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 301.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63677 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63594 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63417 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63374 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63343 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63336 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63222 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63083 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 63076 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62964 Visitas

Páginas: Próxima Última