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O vento será Tua Herança
Análise Crítica do Filme
Carlos Henrique B. REIS

Resumo:
Pretende-se com esse ensaio analisar o filme e a discussão principal. Informações sobre o Filme: Direção: Stanley Kramer • Roteiro: Jerome Lawrence (peça), Robert E. Lee (peça), Nedrick Young (roteiro adaptado), Harold Jacob Smith (roteiro adaptado) • Gênero: Drama/Histórico • Origem: Estados Unidos • Duração: 128 minutos • Tipo: Longa-metragem

Por C.H.Reis*
No filme “O Vento será tua Herança”, do diretor Stanley Kramer (1960), nota-se uma questão crucial: como discutir a origem do homem segundo os postulados científicos, em uma sociedade fortemente ligada a tradição judaico-cristã?
Em uma das cenas, o professor de Biologia, foi preso é levado a júri por violar uma lei estadual (antidarwinista) que proibia que ensinasse as crianças à teoria de Darwin. Veja que em outras épocas o mesmo aconteceu com aqueles que não concordaram com a explicação dos defensores do criacionismo.
Neste sentido, será preciso uma análise crítica dos argumentos apresentados no filme, sendo estes: criacionismo (ênfase na explicação cristã) e o Darwinismo (postulado de Darwin). O argumento dos criacionistas esta embasada na tradição judaico-cristã, que adota como fonte de explicação o texto bíblico (Gêneses: 2;7) constituindo assim uma explicação dogmática sobre a origem.
Em oposição, o argumento que defende a ideia de evolucionismo esta embasada em pesquisas científicas, que adota como explicação-chave a teoria de Darwin, cuja qual, defende que o homem e os demais seres vivos se originaram de organismos mais simples, que sofreram transformações ao longo do tempo.
Retornando a questão crucial, nosso papel enquanto Historiadores, cientistas enfim, é de discutir ambos os postulados, interpretá-los é refutar ideias preconceituosas, preconcebidas quando preciso, para chegarmos a um nível racional, para que a partir desse nível, novas e novas pesquisas sejam feitas. Fazendo assim possivelmente novas teorias irão surgir é o processo continua. Pois se apenas apresentarmos ambas as explicações aos alunos, sem instigá-los a formular novas hipóteses, novas explicações, estamos sem duvida errando, o erro está em obstruir a capacidade, dos alunos de formular novas teorias.













__________________
* Licenciando em História pela Universidade Estadual de Goiás – UEG.


Biografia:
Bacharelando em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Bacharel (livre) em Ciências da Religião pelo IMAZON.
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Ensaios O vento será Tua Herança Carlos Henrique B. REIS


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