Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DIFERENÇAS CULTURAIS
Tânia Du Bois


“Cultura é aquilo que permanece no homem
quando ele se esqueceu de todo o resto.”    (E. Henriot)

     Um fator que marca a vida é a busca por desafios. Riscos são importantes para o aprendizado e a convivência em diferentes culturas.     

“Onde se aponte / ou se escreve pampa / leia-se: liberdade / em todo o horizonte”.
(Luiz de Miranda)

     A diferença cultural está no idioma. Um universo novo de costumes e visões. É processo de comunicação, observação e interação, para que se possam compreender outras formas culturais, que possam ser entendidas por nossa cultura.

     Antonio Olinto escreveu que “Há regiões do mundo onde a cultura é poesia. Vinculadas a um idioma às vezes marginal, mantêm-se firmes e livres em seu isolamento poético, mesmo participando de outras unidades nacionais e presas a contextos civilizados geograficamente mais amplos.” Incluo a cultura gauchesca, ou gaúcha, do Rio Grande do Sul, nessa classificação, como nos apresenta Luiz de Miranda, “... O Rio Grande é meu país / A língua é meretriz / na sua doma até a raiz - / O poema fere de morte / o que em nós / a língua escuta. / E salta da página para o coração.”

     Neste caso, a poesia tem lastro cultural e pode ser pura oralidade, ou escrita, que mostra o contexto de vida na força da palavra, como vínculo e significado, onde a história é versada com fluência pontilhada na tradição gaúcha.

“O general Bento Gonçalves da Silva / fez a separatória república de 35 /
com bandeira / verde amarela encarnada / Escudo complicado /
Ajutório de Garibaldi dei due mondi / E o rubro barrete frígio /
Da mulher deusa Razão parisiense...” (Tyrteu Rocha Vianna)

     Ao falar de diferenças culturais é necessário explicar como agir e tentar entender por que os outros fazem as coisas, da maneira como fazem. É questão de base cultural. Consideremos o que Hannah Arendt escreveu: “... o que proponho é uma reconsideração da condição humana à luz de nossas mais novas experiências... estão ao alcance de todo ser humano... a mais alta e talvez a mais pura atividade de que os homens são capazes – a atividade de pensar”.
“Adeus mi’as brancas coxilhas, / Brancas de “barba de bode” /
bordadas de pinheirais! / Vejo-as cobertas de trilhas / Onde o Minuano sacode /
As espigas dos trigais.” (Ziza de Araújo Trein)
                    
     Assim, num mesmo país, como o Brasil, por exemplo, onde se fala a mesma língua, ainda há diferenças culturais, como a gaúcha, a baiana, a paulista etc. São processos de mudanças diferentes que requerem ambições, aspirações e sonhos para desenvolver a cultura em sua totalidade. É preciso encontrar a maneira de fazer as coisas certas, como em Breves Gestos, de Pedro Du Bois, “Misturamos culturas / de lugares distantes não cruzados nos caminhos, / aprendemos com os outros, apreendidos, / não nos distinguimos como únicos, / receptivos nos doamos ao desconhecido //... / Misturamos sementes...”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61668


Outros títulos do mesmo autor

Artigos “CADERNOS DA NOITE” Tânia Du Bois
Artigos SENHOR DAS ÁGUAS: Yamandu Costa Tânia Du Bois
Resenhas O IMPORTANTE É SER PERGUNTÁVEL: NEBULOSO LOSANGO Tânia Du Bois
Artigos Saramago: Todos os Nomes Tânia Du Bois
Resenhas UM OLHAR sobre a QUERÊNCIA Tânia Du Bois
Artigos ARTE em MOVIMENTO Tânia Du Bois
Resenhas ARENA em VERSOS: Poetrix Tânia Du Bois
Artigos DOBRAS DO TEMPO Tânia Du Bois
Artigos PONTO DE PARTIDA Tânia Du Bois
Artigos TANTAS MÁSCARAS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 301 até 310 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Águas de Paixão - José Ernesto Kappel 62049 Visitas
Linha Sem Visgo - José Ernesto Kappel 62049 Visitas
(DES) APONTAMENTOS - Tércio Sthal 62048 Visitas
Resumo - crimes contra a administração pública - Isadora Welzel 62047 Visitas
Escrevo - Terê Silva 62047 Visitas
Memória e mentira - Flora Fernweh 62047 Visitas
A invisibilidade dos motoboys - Alexandre Triches 62046 Visitas
Homem de Dor - José Ernesto Kappel 62046 Visitas
Sonho e realidade - Cláudio Thomás Bornstein 62044 Visitas
O Castelo - José Ernesto Kappel 62044 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última